Conheça as principais estratégias para uma gestão de fretes mais eficiente

Olhando para o mercado de fretes atualmente, é possível afirmar que ele é o elemento primordial para o desenvolvimento de uma empresa. Isso porque a sua eficiência, ou ineficiência, pode ser determinante para o consumidor ou para um parceiro de negócio, favorecendo ou prejudicando a credibilidade do empreendimento.

Portanto, a gestão de frete, apesar de complexa, é de extrema relevância para o desenvolvimento e crescimento empresarial. Para contornar este desafio, vamos mostrar como administrá-lo de forma mais eficiente.

Saiba como otimizar a gestão de frete

Antes de mais nada, é importante destacar que entregar os pedidos dentro do prazo informado ao cliente, em perfeito estado e atender a todas as normas de segurança e qualidade é o básico de uma operação de transporte. Essas ações são tão importantes para o seu negócio quanto o processo de vendas. Então, fazer uma gestão de frete mais eficiente significa pensar na satisfação do cliente final por meio de uma entrega eficaz.

Isso só é possível com as estratégias abaixo:

Adote um Sistema de Gestão de Frete

A automatização da gestão de frete com o uso de uma plataforma de gerenciamento do transporte já pode ser apontada como um requisito para se manter competitivo no mercado. Afinal, controlar e gerenciar todos os dados manualmente é praticamente impossível dependendo do seu volume de vendas.

Também conhecido como TMS, a plataforma virtual de gestão de frete auxilia o gerente logístico a manter todo o processo sob controle com inúmeras funcionalidades:

  • Centralização de informações;
  • Aumento do controle sobre os processos;
  • Manutenção da eficiência das entregas;
  • Redução de custos;
  • Integração com o sistema da transportadora;
  • Acompanhamento das entregas em tempo real;
  • Geração de relatórios sobre as entregas efetuadas;
  • Estatísticas sobre a qualidade do transporte;
  • Planejamento de rotas.

Monte uma estratégia de entrega

Ter uma estratégia de entrega é fundamental para o alcance de bons resultados. Ou seja, é necessário compreender as necessidades do negócio e planejar um processo de transporte adequado para eles. Por exemplo, uma empresa do agronegócio deve contratar uma transportadora com experiência e tecnologia suficiente para garantir que as cargas cheguem intactas para consumo humano.

Então, planeje muito bem como será executado o transporte de seus produtos, lembrando sempre das embalagens, prazos e operações adequadas para cada item.

Use a terceirização a seu favor

Terceirizar o serviço de frete das mercadorias é mais interessante do que adquirir e gerenciar uma frota própria na maioria das vezes. Além disso, a terceirização dá acesso a um transporte especializado e de qualidade, além de permitir que você consiga entregar em uma abrangência muito maior, proporcionando mais profissionalismo ao processo, tecnologia, treinamentos e otimização de recursos.

Em geral, seu negócio transfere à transportadora contratada grandes responsabilidades, como:

  • Aquisição dos veículos;
  • Manutenções;
  • Gastos com combustível;
  • Multas de trânsito;
  • Impostos e seguro obrigatório dos caminhões;
  • Treinamento de motoristas.

Enfim, para uma gestão de fretes mais eficiente, o processo é, de fato, complexo e repleto de detalhes. No entanto, adotando as estratégias apresentadas, essa tarefa é possível e pode render bons resultados. Por isso, comece a colocar tudo em prática o quanto antes e conte com o apoio da Diálogo Logística.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A logística como fator competitivo no e-commerce

Segundo pesquisa da Lett, “96% dos e-commerces no Brasil não oferecem uma boa experiência de...

Como reduzir custos logísticos em sua operação online

Quando se fala em redução de custos logísticos no e-commerce, precisamos interpretar como: benefícios para...