Como embalar corretamente o produto do seu e-commerce e encantar o cliente

O comércio eletrônico tem conquistado clientes ano a ano. Após a quebra de alguns paradigmas e da resistência de muitos consumidores em relação às compras on-line, muitos já perceberam as vantagens de adquirir produtos pela internet. Para se destacar entre a infinidade de e-commerces existentes no mercado, sua loja deve buscar diferenciação no contato com o consumidor, de ponta a ponta.
Além do bom atendimento, procedimentos seguros e preços mais competitivos, as lojas virtuais podem ter na embalagem uma ótima aliada para encantar o cliente. Um “detalhe” que pode fazer diferença e deixar uma ótima impressão junto ao consumidor. Assim, selecionamos algumas dicas que podem ajudar o seu e-commerce a preparar as embalagens dos produtos enviados. Confira!

Proporcione uma experiência ao consumidor

A primeira interação que o cliente terá com a sua marca consiste em “desempacotar” a encomenda recebida. Por isso, avalie qual embalagem é mais adequada e fácil de ser aberta. O cuidado e o capricho ao embalar a encomenda do consumidor também serão facilmente percebidos por ele. Portanto, considere essa uma etapa fundamental no processo de venda de seu e-commerce.

Considere a característica de cada produto

Dimensões e peso são algumas das características que devem ser levadas em conta no momento de embalar os produtos e enviá-los ao consumidor. Verifique também o tamanho e peso do produto e disponibilize embalagens adequadas. Considere a fragilidade dos produtos que serão enviados, armazene-os em embalagens resistentes e envolva as peças em plástico bolha ou outros materiais que evitem a sua quebra. Se possível, também sinalize as caixas frágeis para que, no momento do manuseio, nada seja danificado.

Trabalhe a marca

Não esqueça que a embalagem é mais uma oportunidade de divulgação da sua marca. Por isso, não deixe de representar sua empresa nela. Pode ser uma caixa, uma tag com informações sobre o produto ou um cartão. Analise qual a melhor opção para o produto embalado e utilize o recurso mais apropriado para reforçar sua marca e encantar o cliente.

Fuja do comum

Fitas, caixas coloridas, embalagens que são fáceis de serem abertas pelo consumidor – mas que são seguras para o transporte – e até bilhetes personalizados. Surpreenda o seu cliente saindo do comum e potencialize a experiência.

Outras dicas importantes

Lembre-se que a embalagem é fundamental para encantar o cliente. Afinal, é ela quem protege o produto e garante que ele chegará em perfeito estado ao destino final. Uma das opções dos e-commerces consiste em escolher tamanhos fixos de embalagens que, quando compradas em grande quantidade, se tornam mais baratas.
É fundamental também considerar todo o trajeto que será feito pela encomenda. Caminhões, aviões de carga, esteiras, balanças… A embalagem está preparada para enfrentar todo o percurso previsto sem ser danificada ou sem que o produto seja danificado?
Considere que o investimento em embalagem pode evitar prejuízos tanto ao consumidor quanto ao próprio e-commerce, já que repor uma mercadoria nova pode custar caro à loja virtual. Isso porque, além do custo atrelado à reposição, a empresa terá que lidar com a frustração do cliente.
Não se esqueça de que cada uma das etapas de compra ajuda a compor a experiência final do consumidor. Por isso, invista em todas elas – principalmente naquela que garante a chegada do produto em perfeitas condições.

Com informações de: E-commerce Brasil e Shopify

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Vendas on-line impulsionam os negócios em época de crise

Entenda como os recursos digitais conseguiram salvar as vendas Em tempos de crise, os consumidores...

Três dicas para evitar roubo de cargas

Saiba como minimizar riscos de assaltos a centros de distribuição e durante trajeto das entregas...