Como reduzir custos logísticos em sua operação online

Quando se fala em redução de custos logísticos no e-commerce, precisamos interpretar como: benefícios para a loja online, aumento das vendas e melhor experiência de compra para o cliente. Isso é possível porque os consumidores passam a ter acesso a mais opções, enquanto o lojista amplia seu potencial de conversão. No entanto, é necessário encontrar um ponto de equilíbrio entre valores competitivos e prazos toleráveis que garantam lucro para o negócio.

Pensando nisso, separamos as principais formas de reduzir custos logísticos em sua operação online. Confira!

Saiba onde você investe o seu dinheiro com operações logísticas

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), os gastos com frete representam 65,90% dos custos logísticos de e-commerce, seguidos por despesas com armazenagem (23%) e estoque (14,8%). Portanto, o primeiro passo é reconhecer onde você investe o seu dinheiro com as operações logísticas.

Geralmente, os custos logísticos de uma loja online são referentes à armazenagem, estoque e transporte dos produtos. Em cada uma dessas etapas, o montante destinado pode ser reduzido, mas é fundamental alinhar as necessidades da loja com a do cliente.

Mais eficiência na gestão do estoque

Um estoque mal gerido provoca falhas na operação, como a falta de itens e mercadorias paradas. Isso impacta diretamente nos custos, como a compra de produtos e manutenção do estoque. Portanto, é fundamental manter os dados dos seus produtos sempre atualizados, acompanhar sua rotatividade, criar o planejamento de reposições, compras, distribuição por praças, etc.

Tudo isso permitirá um maior capital de giro para o negócio.

Atenção às entregas

Busque diferentes opções no mercado e mantenha um ótimo relacionamento com seus parceiros para obter serviços com o melhor custo-benefício. Sempre considere as necessidades e comportamentos do consumidor do seu negócio, pois o frete é decisivo para a compra. O ideal é oferecer uma variedade de prazos e taxas para que o cliente escolha a opção mais adequada.

Investir em entrega é fundamental para fidelizar consumidores e diminuir ocorrências de SAC no pós-venda. Afinal, qualidade não custa mais caro para a empresa porque é ela que tornará o seu negócio sustentável em longo prazo.

Utilize plataformas de gestão

Existem várias tecnologias no mercado que reúnem todos os acessos e dados sobre a sua operação logística. Contar com uma dessas ferramentas é essencial para garantir a eficiência e a rentabilidade do seu negócio.

Conheça algumas ferramentas que podem fazer a diferença:

  • WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém): uma ferramenta de automação que garante o controle de custos e de estoque;
  • ERP (Sistema de Gestão da Operação): permite a integração das informações e operações, resultando em redução de custos, mais rapidez e qualidade;
  • TMS (Sistema de Gestão de Transporte): a tecnologia em benefício da logística! Uma plataforma que permite a gestão do planejamento, execução e otimização de movimentação de cargas.

Tenha uma boa relação com seus fornecedores

Quase ninguém fala sobre essa estratégia, mas ela é a mais antiga de todas e jamais deve ser esquecida. Negociar com os seus fornecedores é uma ótima jogada para diminuir os custos com logística, para isso, é fundamental manter um bom relacionamento e estar sempre por dentro da execução do trabalho dos seus parceiros.

Como já vimos em outro tópico, é importante contar com mais de um fornecedor para evitar falhas. Mas além disso, é importante acompanhar o mercado realizando constantes pesquisas para encontrar opções mais vantajosas.

Aprimore a sua operação e avalie os resultados

A partir de todas as estratégias citadas, é possível implementar diversas ações na operação logística para reduzir seus custos sempre com base em dados. Contudo, lembre-se de que esse processo deve ser contínuo para reduzir custos sem prejudicar a eficiência da operação. Pois, mesmo gastando menos, você pode continuar oferecendo um serviço de qualidade que não comprometa a satisfação do cliente.

Clique aqui e faça seu orçamento com a Diálogo Logística agora mesmo!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A logística como fator competitivo no e-commerce

Segundo pesquisa da Lett, “96% dos e-commerces no Brasil não oferecem uma boa experiência de...

Como reduzir custos logísticos em sua operação online

Quando se fala em redução de custos logísticos no e-commerce, precisamos interpretar como: benefícios para...