Tecnologias na logística: vantagens de investir em inovação

Você já deve ter ouvido que as tecnologias na logística estão movimentando o setor e transformando as experiência do consumidor. Mas você sabe quais são as melhores estratégias e ferramentas para investir nesse tipo de inovação?

Com o crescimento do setor logístico no país, é natural que os desafios também ganhem maiores dimensões, e a tecnologia é a solução para grande parte deles. Porém, é fundamental entender que tipo de recurso pode levar mais vantagens para cada caso.

Neste post você vai encontrar as principais tendências tecnológicas para a logística, os benefícios de apostar em inovação e conhecer alguns exemplos práticos de como usá-la a seu favor. 

Continue a leitura e entenda como a evolução do mercado pode ajudar no crescimento da sua empresa.

Tecnologias na Logística: por que investir em inovação?

A logística  tem impacto direto a todos os outros setores de uma empresa. Em um país com a extensão territorial do Brasil, ter uma operação logística que atua de forma estratégica é crucial para o desenvolvimento dos negócios.

Sabendo disso, contar com uma logística eficiente faz parte das vantagens competitivas de qualquer empresa. 

Até porque, com a baixa qualidade das estradas e problemas no trânsito das grandes cidades, um bom operador logístico com acesso aos recursos necessários pode assumir um importante papel para a empresa como um todo. 

Nesse sentido, a tecnologia ganha protagonismo por facilitar a circulação de informação em tempo real de forma conectada e altamente eficaz. Além disso, com a transformação digital do setor, cada etapa da operação ganha mais inteligência, otimização e eficiência. 

O ponto chave disso tudo é que o consumidor está cada vez mais exigente e continuar com processos lentos e manuais não acompanha essa nova demanda. 

Ou seja, a tecnologia pode facilitar os processos internos e otimizar toda operação logística, oferecendo maior produtividade e satisfação de ponta a ponta, além de ampliar a competitividade da empresa.

Tendências tecnológicas do setor logístico

Não basta investir em tecnologia, é preciso estar atento às soluções que atendem as necessidades da sua empresa. Mas para identificar o melhor caminho, é fundamental conhecer quais tendências estão movimentando o mercado.

Veja, a seguir, quais tecnologias na logística que estão mudando o ritmo das operações e prometem levar ainda mais dinamismo para o setor nos próximos anos:

Rastreio

O rastreamento de entregas é fundamental para que as mercadorias sejam acompanhadas desde o momento que deixam o Centro de Distribuição até o destino final. 

Esse tipo de tecnologia é importante não somente para otimizar o controle interno e agilizar tomadas de decisão em situações de urgência, como também para o acompanhamento do cliente final. Isso já é um pré-requisito das operações logísticas. 

Aplicativos

Diferentes desafios podem ser solucionados com os aplicativos para a logística. Roteirização, comunicação com a operação em tempo real e baixa de entrega por comando de voz são algumas funcionalidades dos apps de logística

Os aplicativos também auxiliam o motorista durante as entregas, permitindo a visualização sobre as próximas entregas, entregas realizadas e pendentes. 

Sistemas de CRM, ERP, WMS e TMS

Os sistemas de gerenciamento são grandes aliados para o controle logístico, por isso, automatizar o acompanhamento das tarefas é fundamental para a otimização dos processos e, consequentemente, para a redução de custos. 

Contar com um bom sistema de CRM, ERP, WMS e TMS te dará uma visão mais ampla da operação e te auxiliará nas tomadas de decisão de maneira mais estratégica.

Lockers

Os armários vieram para facilitar o processo de entrega e reduzir custos logísticos, principalmente nas grandes cidades. Geralmente, são estrategicamente localizados pela cidade para que o consumidor possa retirar seu pedido diretamente no local escolhido. 

Para isso, basta se deslocar até o locker indicado no momento da compra e retirar seus produtos sem a necessidade de contato com o entregador. 

RFID

A identificação por radiofrequência já é bastante difundida na logística. Porém, com o avanço da tecnologia, a alternativa tem se apresentando ainda mais benéfica para o setor. 

Com os recursos de implantação de etiquetas, aprimoramento dos sistemas e sensores próprios, o nível de automação foi elevado, contribuindo ainda mais para o aumento da agilidade, controle de estoque e despacho de pedidos.

Caminhões inteligentes

Com acesso a tecnologias importantes como IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas), os caminhões ganharam novos recursos que os tornaram parte estratégica da operação logística. 

Dessa forma, a partir de sensores e dispositivos conectados em tempo integral, o veículo recebe e envia dados pela rede, permanecendo conectado com o restante da frota e com o sistema de gestão e controle da operação.

Quais as vantagens de apostar na tecnologia?

As tecnologias na logística vieram para ficar e não implementá-las pode tornar seus serviços obsoletos e pouco competitivos. Porém, esse investimento vai além da estratégia comercial, podendo agregar ainda mais benefícios para a rotina e desenvolvimento da área.

Confira as vantagens que o investimento em tecnologia pode proporcionar:

Agilidade e eficiência

Boa parte das tarefas operacionais pode ser feita de forma automatizada. Dessa forma, o que era feito manualmente e levava um tempo maior, pode ser substituído pela automação, como é o caso do controle de estoque, roteirização e elaboração de relatórios, levando maior agilidade e eficiência para o dia a dia.

Redução de custos

A digitalização dos processos faz com que o uso de recursos físicos seja dispensado, como é o caso de papéis, documentos e até mesmo o encontro presencial de membros da equipe para a realização do trabalho. Assim é possível reduzir consideravelmente os custos do setor.  

Redução de falhas

A falha humana acontece e pode ser mais comum do que se imagina. Com o suporte da tecnologia e a substituição das tarefas manuais, as falhas são drasticamente reduzidas, evitando que problemas em cadeia ocorram e interfiram no andamento da operação.

Segurança

A tecnologia também contribui para a segurança, uma vez que possibilita um maior controle dos volumes e dos processos. Com o apoio de softwares e aplicativos, cada etapa é registrada e acompanhada de perto. Esse monitoramento ajuda a evitar perdas de mercadorias e sinistros. 

Satisfação e fidelização do cliente

Processos ágeis, eficazes e organizados refletem no contato do consumidor com a marca. Ou seja, todas as mudanças feitas internamente são percebidas no serviço final, impactando a experiência do cliente e aumentando as chances de fidelização.

Diálogo Logística: inovação e tecnologia para entregas eficientes

Diante desse cenário positivo, a Diálogo Logística se aprofundou nas necessidades de seus clientes e parceiros para tornar a inovação um importante fator de crescimento para a empresa.

Preocupada em solucionar as demandas mais urgentes como as objeções causadas pelo distanciamento social e o desafio de integrar todas as etapas da operação logística em um só lugar, a empresa de logística investiu na tecnologia para proporcionar entregas ainda mais eficientes.

Conheça as soluções desenvolvidas pela Diálogo para implementar as tecnologias na logística de seus parceiros e clientes:

Aplicativo e Baixa por voz

A partir de um estudo realizado com os entregadores parceiros, a Diálogo desenvolveu uma solução funcional para melhorar o processo de trabalho, ter mais agilidade de entrega e visibilidade.

O aplicativo desenvolvido pela empresa mostra as melhores rotas, otimiza o trajeto e comunica em tempo real as informações referentes às entregas, inclusive as que não foram finalizadas devido a ausência do destinatário.

Outra tecnologia presente no app é o recurso de Baixa por Voz. A proposta principal foi desenvolvida para intensificar a segurança dos trabalhadores e clientes finais em tempos de pandemia e distanciamento social. 

A funcionalidade permite que a caneta, o papel e o contato direto sejam substituídos pelo sistema de gravação do aplicativo. Assim que acionado pelo entregador a uma distância segura, o recebedor pode informar seus dados e confirmar a entrega por voz, dando baixa no sistema.

 A empresa foi a primeira transportadora brasileira a desenvolver o serviço de baixa de entrega por comando de voz durante a pandemia. 

Torre de controle

Outra inovação da Diálogo Logística é a Torre de Controle usada para realizar um monitoramento mais preciso e seguro. 

Com ela é possível monitorar os trajetos dos entregadores em toda área de atendimento, fornecendo suporte imediato aos entregadores sempre que necessário.

Na prática, quando ocorre algum problema com o veículo de entrega, a equipe Diálogo é acionada pela Torre de Controle para alocar outro profissional de forma ágil e evitar que haja atraso ou que a encomenda não chegue ao seu destino final dentro do prazo. 

Desafio da Inovação na Diálogo

Com o objetivo de incentivar a cultura de inovação e abrir espaço para as ideias e contribuições de todos envolvidos com a empresa, a Diálogo Logística realizou o primeiro  Desafio de Inovação interno.

Orientados pelas três categorias: Qualidade Operacional, Satisfação do Cliente, e Produtividade e Engajamento do Colaborador, os participantes foram desafiados a resolver problemas relacionados às categorias com soluções possíveis de serem colocadas em prática.

Foram mais de 55 colaboradores participantes de todas as áreas da empresa, totalizando 12 apresentações finais. As propostas foram realmente inovadoras e capazes de  impactar diretamente o ambiente de trabalho e o relacionamento com empresas parceiras.

As ideias ganhadoras de cada categoria já começaram a ser implementadas para melhorar ainda mais os processos da empresa. A Diálogo nasceu com o espírito inovador e continua buscando unir tecnologia, pessoas e logística todos os dias. 

Quer saber mais como a Diálogo Logística está utilizando a tecnologia em seus processos e fazendo parte da inovação no setor? Acesse o conteúdo abaixo e descubra como estamos inovando e crescendo no mercado!

ebook Diálogo Logística Inteligente

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Natal para e-commerce: 5 estratégias para impulsionar suas vendas

A data mais promissora do ano para o comércio está chegando. O Natal para e-commerce...

Política de frete: como planejar entregas, retornos e trocas

Bons relacionamentos geram confiança e, no mercado, confiança gera venda e recorrência. Uma boa política...