6 tendências na logística para sua empresa acompanhar

Todo ano, novas tendências na logística ganham destaque, movimentando o mercado e proporcionando novas experiências para profissionais e consumidores. Com o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, o comportamento no varejo online mudou completamente. Isso acelerou o crescimento de grandes e pequenos players do segmento e abriu espaço para as novidades. 

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o mercado de vendas online cresceu 56,8% no período de janeiro a agosto de 2020, comparado ao mesmo intervalo em 2019. Além disso, o levantamento aponta que, mesmo com a redução do ticket médio, foi possível observar um aumento de 65,7% nas transações efetuadas em e-commerces de nichos variados.

Esse crescimento no varejo online impactou diretamente as operações logísticas, que precisaram acompanhar de perto toda essa movimentação e apostar em soluções ágeis e funcionais para não perder qualidade em nenhuma etapa do processo. 

Neste artigo vamos falar sobre 6 tendências na logística que a sua empresa deve acompanhar para se manter alinhada com o novo comportamento do mercado e das expectativas do consumidor. Confira!

A importância de acompanhar as tendências na logística

Inovar é preciso, e a renovação das tendências nos mostra como é importante entender o comportamento do consumidor e suas necessidades para entregar um serviço dentro das expectativas –  ou acima delas, se possível.

Se antes da pandemia a busca por entregas cada vez mais rápidas já era uma realidade, com o isolamento social e com o comércio físico atuando praticamente de portas fechadas, a necessidade de ter os itens em mãos o quanto antes se tornou quase que uma exigência do consumidor. 

Com isso, as tendências na logística ganharam espaço para levar mais inovação ao setor, como foi o caso das gigantes Amazon, Mercado Livre e B2W, que investiram em diferentes soluções para atender a demanda nesse novo cenário. 

Independentemente da velocidade das mudanças no mercado, estar atento às tendências na logística contribui também para o amadurecimento das operações, tornando as etapas do processo logístico mais direcionadas para as necessidades de seus stakeholders. 

Veja, a seguir, 6 tendências na logística para acompanhar de perto e implementar no seu negócio. 

6  tendências na logística para aplicar na sua empresa

 

1 – Omnichannel

Foco no cliente não deve ser visto com uma tendência e sim como uma exigência de negócio. Sendo assim, apostar em uma estratégia omnichannel facilita que haja uma integração entre todos os canais, diminuindo as chances de ruídos e elevando a experiência de compra do consumidor.

A logística omnichannel tem ganhado destaque, pois permite que todos os pontos de contato da marca estejam conectados, inclusive nas diferentes possibilidades de entrega: via locker, compra online e retirada em loja física, entrega domiciliar, entre outras.

2 – Shipment From Store

Outra tendência na logística é o shipment from store. Esse conceito consiste em transformar cada loja física em um pequeno centro de distribuição. Na prática, esse tipo de estratégia identifica qual é a loja mais próxima que possui o item desejado para que a entrega seja feita dali, e não a partir do centro de distribuição. 

O shipment from store é uma maneira de reduzir o tempo de espera entre a compra e o recebimento dos produtos, entregando mais agilidade no processo e proporcionando uma melhor  experiência de compra para o consumidor.

3 – Same Day Delivery

Assim como o nome sugere, essa tendência na logística oferece uma entrega no mesmo dia em que foi realizada a compra. Isso é possível quando a operação conta com transportadoras locais que possibilitam que a entrega seja feita dentro do prazo. 

Embora esse tipo de entrega seja mais comum em grandes centros urbanos, o same day delivery tem se mostrado um grande diferencial competitivo para e-commerces em todo o país, elevando a proposta de valor para o público final e levando mais produtividade para o setor logístico. 

4 – Logística Reversa

Ativa desde 1990, a logística reversa ainda faz parte das tendências atuais. Isso porque, se bem trabalhada, a estratégia pode ser um grande diferencial competitivo.

Com o avanço do consumo online e dos desafios na logística, ao possibilitar o retorno dos produtos aos fabricantes e, principalmente, contribuindo para o destino certo dos resíduos, essa tendência eleva a empresa a uma perspectiva positiva para o cliente, que também  associa a marca com ações pró meio ambiente e com alto valor agregado em suas ações.

5 – Veículos elétricos

Uma outra tendência que vem sendo muito discutida no mercado de logística é a adoção de veículos elétricos. Essa tecnologia contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes, tornando o negócio mais sustentável – o que é um fator cada vez mais importante para os consumidores e pode impactar na decisão de compra. 

Além disso, os carros elétricos também têm a vantagem da economia, pois o carregamento das baterias é mais barato do que abastecer com combustível. Embora o Brasil ainda precise evoluir em infraestrutura para possibilitar a adoção dos carros elétricos em larga escala, essa é uma  perspectiva para o futuro que logo deve impactar no setor logístico. 

6 – Sistema online de acompanhamento do pedido

Transparência é a palavra de ordem para a evolução de uma operação logística. Com a chegada dos sistemas de acompanhamento de pedidos em tempo real, o processo de entrega passou a ser mais claro e seguro. Tanto as empresas quanto o consumidor podem acompanhar todas as etapas de entrega do pedido e obter informações mais precisas sobre prazos de recebimento, reagendamento e, também, ter acesso a informações relevantes sobre os responsáveis pela entrega. 

A Diálogo Logística, braço de e-commerce da BBM Logística, atua como uma rede inteligente de logística para entregas de pequenas encomendas (courier – até 10kg) e um sistema online de acompanhamento do pedido. Com destaque nos segmentos de e-commerce, varejo, vendas por catálogo e produtos fármacos, a empresa soma mais de 20 anos de experiência, sempre alinhada com as principais tendências na logística para alcançar resultados acima da média. 

Saiba como a Diálogo pode te ajudar e  solicite um orçamento

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
WMS: o que é e qual a importância para o seu negócio

A sua operação logística conta com um WMS ou as etapas da cadeia ainda são...

Entrega Expressa: como a Diálogo pode ajudar o seu negócio a decolar

Estar atento às necessidades do cliente é fundamental para aumentar a satisfação e fidelizar o...