6 tendências na logística para sua empresa acompanhar

Todo ano, novas tendências na logística ganham destaque, movimentando o mercado e proporcionando novas experiências para profissionais e consumidores. Com o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, o comportamento no varejo online mudou completamente. Isso acelerou o crescimento de grandes e pequenos players do segmento e abriu espaço para as novidades. 

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o mercado de vendas online cresceu 56,8% no período de janeiro a agosto de 2020, comparado ao mesmo intervalo em 2019. Além disso, o levantamento aponta que, mesmo com a redução do ticket médio, foi possível observar um aumento de 65,7% nas transações efetuadas em e-commerces de nichos variados.

Esse crescimento no varejo online impactou diretamente as operações logísticas, que precisaram acompanhar de perto toda essa movimentação e apostar em soluções ágeis e funcionais para não perder qualidade em nenhuma etapa do processo. 

Neste artigo vamos falar sobre 6 tendências na logística que a sua empresa deve acompanhar para se manter alinhada com o novo comportamento do mercado e das expectativas do consumidor. Confira!

A importância de acompanhar as tendências na logística

Inovar é preciso, e a renovação das tendências nos mostra como é importante entender o comportamento do consumidor e suas necessidades para entregar um serviço dentro das expectativas –  ou acima delas, se possível.

Se antes da pandemia a busca por entregas cada vez mais rápidas já era uma realidade, com o isolamento social e com o comércio físico atuando praticamente de portas fechadas, a necessidade de ter os itens em mãos o quanto antes se tornou quase que uma exigência do consumidor. 

Com isso, as tendências na logística ganharam espaço para levar mais inovação ao setor, como foi o caso das gigantes Amazon, Mercado Livre e B2W, que investiram em diferentes soluções para atender a demanda nesse novo cenário. 

Independentemente da velocidade das mudanças no mercado, estar atento às tendências na logística contribui também para o amadurecimento das operações, tornando as etapas do processo logístico mais direcionadas para as necessidades de seus stakeholders. 

Veja, a seguir, 6 tendências na logística para acompanhar de perto e implementar no seu negócio. 

6  tendências na logística para aplicar na sua empresa

 

1 – Omnichannel

Foco no cliente não deve ser visto com uma tendência e sim como uma exigência de negócio. Sendo assim, apostar em uma estratégia omnichannel facilita que haja uma integração entre todos os canais, diminuindo as chances de ruídos e elevando a experiência de compra do consumidor.

A logística omnichannel tem ganhado destaque, pois permite que todos os pontos de contato da marca estejam conectados, inclusive nas diferentes possibilidades de entrega: via locker, compra online e retirada em loja física, entrega domiciliar, entre outras.

2 – Shipment From Store

Outra tendência na logística é o shipment from store. Esse conceito consiste em transformar cada loja física em um pequeno centro de distribuição. Na prática, esse tipo de estratégia identifica qual é a loja mais próxima que possui o item desejado para que a entrega seja feita dali, e não a partir do centro de distribuição. 

O shipment from store é uma maneira de reduzir o tempo de espera entre a compra e o recebimento dos produtos, entregando mais agilidade no processo e proporcionando uma melhor  experiência de compra para o consumidor.

3 – Same Day Delivery

Assim como o nome sugere, essa tendência na logística oferece uma entrega no mesmo dia em que foi realizada a compra. Isso é possível quando a operação conta com transportadoras locais que possibilitam que a entrega seja feita dentro do prazo. 

Embora esse tipo de entrega seja mais comum em grandes centros urbanos, o same day delivery tem se mostrado um grande diferencial competitivo para e-commerces em todo o país, elevando a proposta de valor para o público final e levando mais produtividade para o setor logístico. 

4 – Logística Reversa

Ativa desde 1990, a logística reversa ainda faz parte das tendências atuais. Isso porque, se bem trabalhada, a estratégia pode ser um grande diferencial competitivo.

Com o avanço do consumo online e dos desafios na logística, ao possibilitar o retorno dos produtos aos fabricantes e, principalmente, contribuindo para o destino certo dos resíduos, essa tendência eleva a empresa a uma perspectiva positiva para o cliente, que também  associa a marca com ações pró meio ambiente e com alto valor agregado em suas ações.

5 – Veículos elétricos

Uma outra tendência que vem sendo muito discutida no mercado de logística é a adoção de veículos elétricos. Essa tecnologia contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes, tornando o negócio mais sustentável – o que é um fator cada vez mais importante para os consumidores e pode impactar na decisão de compra. 

Além disso, os carros elétricos também têm a vantagem da economia, pois o carregamento das baterias é mais barato do que abastecer com combustível. Embora o Brasil ainda precise evoluir em infraestrutura para possibilitar a adoção dos carros elétricos em larga escala, essa é uma  perspectiva para o futuro que logo deve impactar no setor logístico. 

6 – Sistema online de acompanhamento do pedido

Transparência é a palavra de ordem para a evolução de uma operação logística. Com a chegada dos sistemas de acompanhamento de pedidos em tempo real, o processo de entrega passou a ser mais claro e seguro. Tanto as empresas quanto o consumidor podem acompanhar todas as etapas de entrega do pedido e obter informações mais precisas sobre prazos de recebimento, reagendamento e, também, ter acesso a informações relevantes sobre os responsáveis pela entrega. 

A Diálogo Logística, braço de e-commerce da BBM Logística, atua como uma rede inteligente de logística para entregas de pequenas encomendas (courier – até 10kg) e um sistema online de acompanhamento do pedido. Com destaque nos segmentos de e-commerce, varejo, vendas por catálogo e produtos fármacos, a empresa soma mais de 20 anos de experiência, sempre alinhada com as principais tendências na logística para alcançar resultados acima da média. 

Saiba como a Diálogo pode te ajudar e  solicite um orçamento

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Benefícios de uma transportadora encontrados na Diálogo

Você sabe quais são os benefícios de uma transportadora? Quem tem uma loja virtual está...

Por que a Diálogo Logística é a solução ideal para e-commerce

Oferecer uma entrega personalizada, rápida e segura aos seus clientes é o objetivo da Diálogo...