Como a satisfação e experiência do cliente são influenciados pela logística

A experiência de cliente é, hoje, um dos fatores essenciais para fidelizar clientes e consolidar a boa imagem do seu negócio.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ovum (organização inglesa de consultoria e pesquisa), encomendada pela LogMeIn (EUA), constatou que 82% dos entrevistados deixam de comprar de uma marca quando têm uma única experiência ruim.

A satisfação do cliente é influenciada por uma série de fatores, desde a qualidade do produto, a apresentação no site ou ponto de venda, a entrega, o prazo, entre outros.

A combinação de todos eles será crucial para uma boa experiência de compra, enquanto a falha em apenas um item pode resultar em uma experiência ruim e fazer com que o cliente nunca mais volte a comprar na loja.

 

Qual a relação entre satisfação e experiência do cliente?

A relação entre satisfação e experiência do cliente é intrínseca. Uma boa experiência resulta em satisfação completa. Afinal, um bom produto com bom preço é oferecido por diversas marcas, inclusive a sua.

Por isso, a experiência do cliente pode ser o seu diferencial em relação à concorrência. A jornada de compra dos clientes mudou e hoje o phygital exige que as marcas forneçam todas as informações e suporte necessário para a compra do cliente, esteja ele na loja física ou virtual.

Para lojas virtuais, um dos pontos mais críticos é a logística, pois os atrasos e extravios nos pacotes causam uma péssima experiência de compra ao cliente. Em contrapartida, um serviço de logística prestado com excelência pode encantar o seu cliente.

 

Como encantar o cliente com a logística

Quando o cliente compra um produto no seu e-commerce, ele finaliza o pedido e espera que o produto chegue em perfeitas condições dentro do prazo informado. Porém, é possível ir muito além para encantar seu cliente.

Agilizar o picking para iniciar o transporte do produto e finalizar a entrega antes do prazo é o sonho de qualquer cliente. Outra possibilidade é embalar os itens de forma personalizada ou funcional, certamente você irá surpreender o seu cliente.

Prestar um bom atendimento quando o cliente precisa entrar em contato também vai fazer com que sua marca seja reconhecida. Organizar sua logística para não decepcionar os clientes é fundamental, mas surpreendê-lo é ainda melhor.

Quando sua empresa antecipa ocorrências e tem o mapeamento geral dos processos de logística, você consegue encantar o cliente com a proatividade, mesmo que algo não aconteça como o planejado.

 

Como melhorar sua comunicação com o cliente

Com a massificação dos meios de comunicação e a necessidade de suprir as demandas imediatamente, sua marca precisa oferecer canais de comunicação em todas as etapas da jornada de compra. Assim, o cliente não vai desistir da compra porque não tem uma informação.

Uma solução cada vez mais utilizada pelas empresas é a inteligência artificial. Os chatbots ajudam a dar respostas imediatas aos clientes em qualquer horário do dia. Mas não esqueça dos canais mais tradicionais, como as perguntas frequentes no seu site e um e-mail para contato.

A proatividade também precisa ser aplicada na comunicação. Entregar informações ao seu cliente antes mesmo de ele ficar ansioso pelo recebimento do seu pacote vai melhorar ainda mais a experiência de compra do cliente.

Se a sua empresa atende pessoas físicas e jurídicas, a comunicação com esses dois públicos deve ser diferenciada. Cada um tem diferentes necessidades e por isso merece ser atendido de acordo com as suas demandas específicas.

 

Serviços diferenciados podem chamar a atenção

Na hora de escolher onde comprar, o cliente vai comparar o que cada loja oferece. Alguns serviços encantam os clientes e podem ser o fator decisivo de compra.

Qual o cliente não gostaria de comprar em um e-commerce e receber o seu produto no mesmo dia? Essa facilidade já existe, é o same day delivery, serviço oferecido pela Diálogo*. Conheça aqui a experiência da Paquetá com o same day delivery da Diálogo.

A logística reversa, apesar de garantida por lei ao cliente, pode se tornar uma dor de cabeça e um rombo no orçamento dos e-commerces. Porém, quem conta com um parceiro logístico de excelência, que oferece serviço de entrega porta a porta, logística reversa, rastreio online de produtos, atendimento personalizado e outros diferenciais não tem com o que se preocupar.

*consulte condições.

 

Como reter clientes utilizando a logística

Com todas essas dicas acima, sua logística pode mudar a relação com os clientes, mas a experiência não termina com a entrega do produto. O atendimento pós-venda e o suporte pós-entrega são pontos cruciais que podem fazer com que o cliente ame ou odeie sua marca.

Com o produto em mãos, podem surgir dúvidas ou ser necessário prestar algum tipo de suporte. Esteja sempre à disposição do seu cliente e encante-o com a logística do seu e-commerce.

Satisfazer o seu cliente e proporcionar um experiência de compra positiva é um processo que permeia todo a jornada de compra. Em todas as etapas é preciso estar atento e prestar informações com proatividade para o cliente a fim de não decepcioná-lo.

E para ir além e surpreender na compra, conte com um parceiro logístico completo que realiza rotas diárias de entregas em 98% do PIB na região Sul do País. Conheça os serviços da Diálogo Logística e confirme a escolha da melhor transportadora para o seu e-commerce.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Vendas on-line impulsionam os negócios em época de crise

Entenda como os recursos digitais conseguiram salvar as vendas Em tempos de crise, os consumidores...

Três dicas para evitar roubo de cargas

Saiba como minimizar riscos de assaltos a centros de distribuição e durante trajeto das entregas...