Rastreamento de entregas: acompanhe o produto de ponta a ponta

Planejamento e acompanhamento. Essas palavras são primordiais para o sucesso de uma gestão logística eficiente. Não é novidade que para uma operação funcionar como o esperado, todas as etapas da cadeia devem estar interligadas. Para que isso aconteça, o rastreamento de entregas é fundamental.

O rastreio tem como principal finalidade dar mais controle ao gestor e ao cliente sobre a localização do item dentro da cadeia logística. Além de dar visibilidade, ele se tornou um importante diferencial para o controle da qualidade durante a operação, já que possibilita que as etapas do processo sejam ainda mais transparentes, informando sempre a origem do produto, destino e localização em tempo real.

Veja neste artigo qual é a importância do rastreamento de entregas para a logística e quais são as principais vantagens de contar com essa tecnologia. Confira!

Rastreamento de entrega: qual a importância para a logística?

O cliente online está cada vez mais exigente – e não é para menos. Com tantas opções disponíveis no mercado, comprar pela internet tem sido uma busca pela melhor experiência em todas as etapas, desde a navegabilidade até a entrega. 

Oferecer o rastreamento de entregas é estratégico para suprir a demanda dos consumidores, ainda mais em um mercado super competitivo. O sistema de acompanhamento oferece transparência sobre cada etapa da entrega. Isso impacta diretamente na satisfação do cliente, que espera que a entrega de sua compra seja concluída sem intercorrências e, de preferência, dentro do prazo. 

Uma operação monitorada de ponta a ponta pela gestão, somada ao acompanhamento em tempo real pelo cliente, é capaz de minimizar os contatos via SAC, fortalecendo a percepção de um trabalho confiável e de qualidade, elevando ainda mais a fidelização do público. 

Quando olhamos para o rastreamento de entregas na ótica do gestor de logística, o recurso ganha ainda outro grau de importância. Com ele, é possível integrar o transporte de cargas com os processos automatizados a nível gerencial. Isso contribui para a coleta de dados relevantes que poderão auxiliar em tomadas de decisão com maior precisão e segurança.

Sistema de rastreamento: como o rastreio impacta na entrega da transportadora?

As transportadoras também podem ser impactadas pelo rastreamento de entregas. Os pedidos são rastreados por um sistema online que compreende todas as etapas do processo de logística, da coleta à entrega. Ele é utilizado por toda a rede de fornecedores e também é disponibilizado para os clientes. 

Ao fornecer as informações de status do pedido, o sistema ajuda a direcionar melhor as entregas, aprimorar a logística e aumentar a produtividade. 

Uma das maiores vantagens para as transportadoras é a velocidade com que a informação é disponibilizada no sistema. Dessa forma, é possível ter visibilidade e clareza da operação logística em tempo real, identificar ocorrências e buscar soluções mais ágeis e assertivas.

Isso garante que a entrega seja realizada com sucesso e que, se houver algum problema, ele será resolvido com eficiência. Por exemplo: se um entregador tem um problema mecânico no carro, é possível informar a ocorrência e encaminhar um outro entregador que esteja na mesma rota para fazer a entrega e evitar atrasos. Ou seja: a transportadora consegue oferecer um serviço excelente e tem o potencial de encantar os clientes. 

Por fim, o rastreamento de entrega é fundamental para dar mais segurança quando a carga tem alto valor agregado, servindo para registrar ocorrências com agilidade e dando respaldo ao entregador e à transportadora. 

13 vantagens de contar com rastreamento online de entrega

O rastreamento de entregas veio para ficar. Definitivamente, não há razões para ignorar os benefícios que esse recurso pode agregar a todas as etapas de uma operação logística. Veja a seguir um resumo das principais vantagens que o rastreio eficiente pode oferecer:

  1. Redução de chamados de SAC
  2. Acompanhamento do status
  3. Eficiência e agilidade na operação
  4. Redução de custos
  5. Análises de desempenho da logística
  6. Auxílio nas tomadas de decisão
  7. Fornecimento de dados relevantes para a antecipação de problemas
  8. Reduz e evita atrasos
  9. Minimiza re-entregas e devoluções
  10. Auxilia no planejamento logístico
  11. Maior segurança para as cargas
  12. Maior produtividade
  13. Fidelização de clientes

Não há como negar que a tecnologia tem se tornado fundamental para a evolução da logística no país e é uma grande aliada para gestores, transportadores e clientes. 

A Diálogo Logística Inteligente acompanha essa evolução na prática, proporcionando agilidade na entrega, rastreamento online e soluções focadas no cliente. Para saber mais como ter todos esses benefícios na sua operação, fale conosco

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Torre de controle logístico: como contribui para eficiência das entregas

Acompanhar a entrega em tempo real deveria ser a base de toda operação logística. Isso...

Black Friday 2021: já pensou como preparar seu e-commerce?

Uma das datas mais aguardadas pelos consumidores neste ano, a Black Friday 2021 é uma...