Torre de controle logístico: como contribui para eficiência das entregas

Acompanhar a entrega em tempo real deveria ser a base de toda operação logística. Isso porque os imprevistos nas estradas são mais comuns do que se imagina. É aí que a torre de controle logístico mostra a sua importância dentro do processo.

Não é de hoje que as cadeias de suprimento apresentam inúmeros desafios para manter a operação alinhada de ponta a ponta. As dificuldades ainda ocorrem com maior intensidade quando não é possível monitorar o que acontece com a carga depois que ela sai do armazém.

Porém não basta acompanhar a frota sem um plano de ação bem elaborado. Por isso, é necessário unir o monitoramento com estratégias orientadas ao resultado. 

Se o objetivo é que as mercadorias cheguem em segurança sem fugir do prazo, por exemplo, é fundamental que o contingencial esteja alinhado e pronto para ser colocado em prática.

Entenda, neste artigo, qual é o papel da torre de controle para otimizar os processos, elevar a eficiência das entregas e evitar que os pedidos cheguem com atraso em seu destino final. 

Como funciona uma torre de controle logístico

Assim como o nome sugere, a torre de controle logístico é um importante instrumento para acompanhar a frota durante todo o trajeto até o endereço de entrega. 

A partir das principais tecnologias de monitoramento, ela garante não somente o acompanhamento da rota, como também o controle de cada ação a ser tomada durante possíveis imprevistos.

Esse recurso é caracterizado por atuar como um centro de integração de dados, capaz de agrupar todas as informações relevantes para que a operação tenha uma alta performance. 

Com isso, o setor logístico ganha mais um reforço que garante que a etapa final do processo seja realizada com efetividade.

Esse controle possibilita que a carga seja monitorada constantemente de forma ampla e em tempo real. Assim, a necessidade de otimizar algumas atividades pode ser rapidamente atendida, como é o caso da organização de horários, locais e quantidade de coletas e também da solução rápida de possíveis gargalos, como a mudança de rota emergencial durante o percurso.  

Torre de controle x Central de monitoramento

Talvez você esteja se perguntando se uma torre de controle e uma central de monitoramento são a mesma coisa. Na verdade, elas são recursos complementares e, juntas, possibilitam que o acompanhamento da rota seja feito com maior precisão.

Basicamente, a torre gerencia os dados recebidos pela central de monitoramento, até porque é a partir da central que se realiza o monitoramento de informações e o contato com os motoristas em curso.

Durante o percurso de uma entrega, diversas centrais de monitoramento são acionadas e acompanhadas por operadores. Eles reportam todas as informações relevantes ao transporte em questão para uma base específica, pronta para reunir dados e determinar estratégias. Essa base é conhecida como torre de controle logístico.

Benefícios da torre de controle para a logística

A possibilidade de monitorar em tempo real uma frota completa é uma vantagem inquestionável. Porém, além de acompanhar o deslocamento das mercadorias, a torre de controle proporciona outros benefícios que tornam a operação logística muito mais eficaz.

Veja a seguir o que esperar de uma transportadora que oferece um monitoramento em tempo real a partir dos dados colhidos por uma torre de controle própria:

  • Controlar individualmente cada demanda da operação
  • Prevenir sinistros
  • Agilidade em determinar ações de contingência em imprevistos
  • Auxiliar na elaboração de processos e diretrizes 
  • Auxiliar entregadores em casos de ausência ou problemas técnicos
  • Redefinir roteirização com mais agilidade em casos de emergência
  • Redução de custos operacionais a partir da otimização de processos
  • Agilidade nas tomadas de decisão

Diálogo Logística: alta performance nas entregas

A Diálogo Logística tem como objetivo buscar as melhores tecnologias para inovar nos serviços, potencializar a performance e garantir maior segurança e produtividade em toda a operação. 

Além disso, está focada em ter mais agilidade nas tomadas de decisão, tornar as entregas mais eficientes, melhorar a experiência e aumentar a satisfação do consumidor final.

Sempre preocupada em oferecer o melhor serviço aos seus clientes, a empresa de logística implementou a torre de controle nas suas operações . 

Alinhada às tendências na logística, a Diálogo também desenvolveu uma plataforma de gestão, monitorada pelo time de back office em tempo real nas mais de 2 mil cidades em que atua. 

As informações são enviadas via aplicativo, acompanhadas e administradas por uma Torre de Comando. A partir desse monitoramento, é possível auxiliar os entregadores em casos de ausências e problemas técnicos. 

Assim, se ocorrer um acidente ou o veículo apresentar um defeito, por exemplo, a empresa pode agilizar a alocação de outro entregador. Isso evita o atraso na entrega. 

Para saber mais como a Diálogo pode ajudar a tornar sua operação muito mais ágil, produtiva e eficiente, baixe o e-book:

ebook Diálogo Logística Inteligente

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Torre de controle logístico: como contribui para eficiência das entregas

Acompanhar a entrega em tempo real deveria ser a base de toda operação logística. Isso...

Black Friday 2021: já pensou como preparar seu e-commerce?

Uma das datas mais aguardadas pelos consumidores neste ano, a Black Friday 2021 é uma...