O que levar em consideração na hora da negociação com fornecedores de transporte

Fornecedores de transporte estão entre os principais de qualquer mercado. Isso porque, cada vez mais, a logística integra a área estratégica das empresas, recebendo toda a atenção do planejamento, gestão de fornecedores, tomadas de decisão e, principalmente, da negociação de entregas.

Com tantas opções e tecnologias, é fundamental saber o que levar em consideração na hora de negociar para encontrar a melhor solução.

Neste post, reunimos algumas considerações gerais para que você possa entender sobre a negociação com fornecedores de transporte. Confira!

Tabela de fretes

A primeira e mais importante das informações para levar em consideração é a Tabela de Fretes, é ela quem determina os valores mínimos de cargas e as operações de movimentação de mercadorias e o padrão de negociação que deve ser seguido. Entendê-la é garantir benefícios para o negócio, adequando-se ao valor de frete em relação ao valor das mercadorias, inclusive quanto à redução de custos.

Flexibilidade

Fique atento ao trabalho do fornecedor e observe se ele se esforça para oferecer as melhores condições possíveis. Seus interesses devem ser defendidos com clareza, mas sempre com disposição para ouvir e dialogar. Normalmente, prestadores de serviços se sentem muito mais confortáveis em flexibilizar ou abrir exceções para quem está disposto a entender o outro lado da negociação.

Valores

É muito importante que você valorize seu trabalho e não aceite qualquer proposta. Por outro lado, “valor” também significa os princípios do fornecedor, pois, quando a oferta é muito barata, é importante desconfiar. Investigue o fornecedor, leia os depoimentos e classificação no site do Reclame Aqui e entenda se ele passa alguma credibilidade sobre os seus serviços.

Firme parcerias

Essa é uma das dicas mais importantes para levar em consideração:

Para evitar ruídos de comunicação, sempre peça a participação do líder nas reuniões de negociação. Dessa forma, você pode gerar mais confiança e estreitar os laços da parceria com um bom contato.

Localização

Considerar a localização dos fornecedores também é interessante para o negócio. Isso ajuda a diminuir as possibilidades de atrasos e imprevistos, além de facilitar a solução de qualquer problema que possa aparecer no caminho. Escolha trabalhar com um fornecedor que tenha localização estratégica, pronta para atender você e suas demandas sempre que necessário.

Resolução de problemas

Para que as suas cargas estejam seguras e protegidas durante todo o trajeto, algumas transportadoras utilizam rastreadores para garantir que você tenha um acompanhamento em tempo real desde a coleta até a entrega da carga. Isso é bastante importante para empresas que trabalham com e-commerce, pois pode-se saber exatamente onde o pedido do cliente está e solucionar qualquer problema rapidamente.

Implementação do cliente nas operações

Também por meio do rastreamento, os clientes de e-commerce podem receber um código de rastreio para acompanhar o frete da sua mercadoria em tempo real, deixando-o muito mais tranquilo e diminuindo a quantidade de chamados na central de atendimento. Aliás, o atendimento é parte importante a ser considerada em negociações e renegociações com fornecedores, ele é a linha de frente e precisa transmitir segurança sobre o contrato que você está prestes a firmar.

Ao levar esses tópicos em consideração na hora da negociação com fornecedores de transporte, sua empresa terá um excelente parceiro de fretes, facilitando as entregas, encantando o seu cliente e colhendo os frutos com o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A logística como fator competitivo no e-commerce

Segundo pesquisa da Lett, “96% dos e-commerces no Brasil não oferecem uma boa experiência de...

Como reduzir custos logísticos em sua operação online

Quando se fala em redução de custos logísticos no e-commerce, precisamos interpretar como: benefícios para...