Previsto pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), artigo 49, o comprador pode se arrepender da compra realizada e devolver o produto até 7 dias após a entrega, independente do motivo. Nesse sentido, a logística tem sido um dos maiores desafios para os e-commerce, pois não basta entregar um produto, também é preciso recolher e levá-lo ao vendedor em casos de desistência. Essa é a chamada logística reversa, o que pode causar uma enorme dor de cabeça sem planejamento estratégico, ou conquistar o seu cliente, melhorando o índice SLA de entrega. Saiba mais!
Como funciona a Logística Reversa
A logística reversa é uma metodologia que contribui para a experiência positiva do usuário.
Como comentado acima, é obrigação do e-commerce estabelecer um bom contato com o cliente para que ele receba o suporte necessário em casos de devolução ou troca de produto. Caso contrário, essa necessidade pode ser prejudicial na relação do e-commerce com o cliente final.
Além disso, com um atendimento transparente e personalizado, a empresa mantém o controle sobre os pacotes e o consumidor sabe em que etapa está o seu produto.
Logística reversa e SLA de entrega
SLA é a sigla para Service Level Agreement, que em português significa Acordo de Nível de Serviço. Trata-se de um contrato firmado entre duas partes, que podem ser uma empresa e uma transportadora, por exemplo. Esse acordo é realizado por meio de um contrato que garante os direitos e obrigações de ambas as partes envolvidas.
No meio das entregas, um SLA pode ser estabelecido em qualquer parte relacionada a negócios. Alguns dos critérios que podem ser determinados em um SLA de entrega são:
- Volume de entregas;
- Prazo de entrega;
- Custo do serviço;
- Quantidade de produtos;
- Qualidade da entrega;
- Dentre outros.
Qual a importância do SLA de entrega para o e-commerce?
Ele proporciona muito mais segurança para as partes envolvidas na logística reversa. Os critérios definidos neste acordo funcionam como garantias de que a operação será executada conforme o previsto. Ou seja, se uma das partes descumprir o contrato, arcará com multas contratuais.
Aplique a logística reversa no seu e-commerce
A principal dica para aplicar a logística reversa em um e-commerce é criar um canal de comunicação ágil e transparente com os clientes, como um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), são eles os protagonistas dessa estratégia e parte deles a necessidade de buscar um produto e devolvê-lo à loja.
Também é importante criar uma página, cartilha, aba no site ou outra forma de exibir e fixar a política de devolução de produtos. Essa página deve conter dados pautados na legislação, com informações claras sobre as condições para troca e devolução de mercadorias.
Por último, mas igualmente importante, mapeie todo o ciclo de troca, organizando o processo de coleta da mercadoria e a entrega de uma substituta para manter a logística reversa do seu e-commerce eficiente.
Ou seja, implantar a logística reversa pode parecer complicado no início, mas garante bons resultados para o e-commerce e para o consumidor. Essa etapa do planejamento logístico é fundamental para conquistar o cliente, atrair novas vendas ou somente aumentar o ticket médio de uma compra com a troca por produtos de valores maiores.
Ficou alguma dúvida sobre logística reversa? Entre em contato conosco, será um prazer ajudar você.