Quando o assunto é frete, a primeira coisa que muita gente busca é informações sobre transportadora para e-commerce. Conhecer opções mais compatíveis com o seu negócio é um passo importante, porém existem outros fatores que devem ser considerados.
A contratação de uma transportadora deve ser feita com muita atenção. Isso porque a entrega faz parte da experiência do consumidor. Por isso, escolher um parceiro que esteja alinhado com as expectativas do negócio é fundamental para garantir uma avaliação positiva do início ao fim.
Neste artigo você vai entender melhor quando é necessário contratar os serviços de uma transportadora e o que é importante observar antes de assinar o contrato. Confira!
Como fazer as entregas da sua loja virtual
Existem diversas formas de entregar os pedidos de uma loja virtual. A escolha da modalidade vai depender de alguns fatores, como a região, o volume da mercadoria, o custo e o prazo para despachar os itens.
Quando a área de atuação se limita a uma pequena cidade ou região, entregas via motoboy ou a opção para retirar no local são soluções viáveis. Porém, se o e-commerce atende a um nível mais expandido, é necessário pensar em outras alternativas, como a transportadora ou os Correios.
Transportadora ou Correios: qual o melhor?
Considerando que o seu e-commerce atende em uma área maior ou irá expandir as operações em breve, é importante entender qual é a melhor opção entre as duas modalidades.
O serviço postal pode ser uma boa opção para quem busca um único fornecedor que entregue em todas as regiões do Brasil e não tem tanta preocupação com o atendimento e o prazo de entrega.
As transportadoras já são uma alternativa mais interessante para os e-commerces que entregam um grande volume de itens mensalmente. Elas são uma boa opção para quem deseja ter mais agilidade e oferecer uma melhor experiência ao cliente.
Como funcionam as empresas de frete para e-commerce
Cada transportadora possui processos internos e alinhados com o e-commerce para realizar as entregas conforme o esperado. No geral, o fluxo de trabalho é ágil e exige um controle apurado para atender os prazos.
Normalmente, quando uma transportadora é contratada por um e-commerce, as etapas seguintes são definidas em conjunto. Assim, os processos da loja e do frete devem seguir um fluxo que facilitará o andamento do trabalho.
Ao receber o pedido, o e-commerce fica encarregado de separar a mercadoria e fazer a embalagem. Feito isso, é necessário tirar a medida e o peso do pacote. Em seguida, a nota fiscal do produto e a Declaração de Transporte devem ser anexadas ao produto e, então, a transportadora poderá fazer a cotação da entrega.
Com essas etapas concluídas, a transportadora irá coletar as mercadorias, roteirizar cada uma delas para garantir um monitoramento eficaz e seguir para entrega.
Os benefícios de ter uma parceria de transporte vão desde agilidade nos processos ao aumento da satisfação dos clientes, que podem ter a segurança de receber seus produtos em perfeito estado e dentro do prazo.
Leia também: Benefícios de uma transportadora: 6 motivos para contratar a Diálogo
Como escolher a melhor transportadora para e-commerce
Agora que você já sabe em que situações vale mais a pena contratar uma transportadora para e-commerce, é importante entender o que avaliar na hora de escolher qual irá atender a sua loja. Veja a seguir alguns fatores que devem ser observados antes da contratação.
Entenda as necessidades da loja
Antes de entrar em contato com as transportadoras, faça um levantamento de dados sobre as necessidades que a sua loja tem. O número de volumes, tamanho/peso médio, tipos de produtos e eventuais cuidados são informações importantes para a transportadora elaborar o orçamento e identificar se é possível atender a essas necessidades.
Verifique a cobertura de atendimento da transportadora
Nem toda transportadora atende a nível nacional. Por isso, antes de fechar contrato é importante checar se a empresa faz entregas para as regiões que registram a maioria dos pedidos da sua loja.
Confira as modalidades de entrega e prazos oferecidos
Disponibilizar diferentes tipos de entrega é uma vantagem competitiva de negócio e um importante atrativo para os clientes. Transportadoras que atendem modalidades como entregas expressas, same day delivery e logística reversa, por exemplo, podem agregar ainda mais valor para uma experiência positiva de compra na sua loja.
Leia também: Como a Diálogo Logística pode ajudar seu e-commerce?
Busque referência de clientes da transportadora
A partir das referências de outros clientes você conhecerá como a empresa trabalha e se há problemas ou condutas que não são compatíveis com o que você espera. Pesquisar a empresa no site Reclame Aqui também é um bom ponto de partida para entender como é a relação da transportadora com seus clientes e até mesmo com o cliente final.
Informe-se sobre o sistema de rastreamento do pedido
O rastreamento é fundamental para o controle da operação logística. Quanto maior a transparência e as possibilidades de rastreio, mais visibilidade sobre os processos você terá na etapa de last mile. Por isso, busque conhecer quais são as possibilidades de rastreio e qual sistema é utilizado pela transportadora antes de tomar uma decisão.
Certifique-se de que a transportadora investe em tecnologia
Uma transportadora que acompanha as tendências do mercado e investe em inovação se torna um grande diferencial para qualquer e-commerce.
Isso porque a tecnologia irá facilitar a comunicação entre a equipe de entrega, a gestão logística e a administração da sua loja. Com as áreas integradas com o auxílio da tecnologia a operação se torna muito mais segura e eficaz.
Leia também: Empresa de logística: como contratar a Diálogo em 5 passos
Conheça a Diálogo Logística
Encontrar uma boa transportadora para e-commerce que atende às suas necessidades exige dedicação. Até porque você não vai querer colocar tudo a perder justamente no momento em que o seu cliente concretizará de fato o contato com a sua loja.
Para não correr esse risco, é fundamental encontrar uma transportadora parceira que atue com confiança e esteja atualizada com os movimentos do mercado.
A Diálogo Logística tem mais de 20 anos de experiência e, recentemente, se tornou um dos braços de e-commerce da BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Mercosul, somando 65 filiais, mais de um milhão de volumes/mês, com prazo médio de entrega de 2 dias e somando 2 mil municípios atendidos.
O crescimento da Diálogo está sendo pautado pela inovação e pelos investimentos em tecnologia, como a torre de controle própria e o desenvolvimento do primeiro aplicativo do mercado de baixa por voz.
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