Blog
Diálogo
Logística Inteligente

processo de entrega

Conheça todas as etapas do processo de entrega da Diálogo Logística

em por

O processo de entrega de uma transportadora envolve não só o trabalho de muitas pessoas, mas diversas etapas de serviços. Eles se interligam e dependem uma da outra para o sucesso, desde a origem do pacote até seu destino final. Embora algumas pessoas simplifiquem a logística a apenas a coleta dos pacotes até a entrega dos mesmos, a verdade é que uma transportadora faz muito mais.

O trabalho envolve a coleta de encomendas de todos os clientes, o transporte seguro e ágil dos pacotes e a entrega dentro do prazo e sem avarias. Além disso, empresas de logística precisam trabalhar com roteirização estratégica, distribuição inteligente e um sistema funcional e informativo para todas as partes.

É um processo longo e exaustivo, que depende do trabalho de muitas pessoas para funcionar e que é o principal fator para a satisfação dos clientes. Pensando que o processo de entrega da Diálogo ainda é dúvida de muitos dos nossos clientes, identificamos as principais etapas da entrega abaixo:

processo de entrega na dialogo logística 

1 Coleta

A primeira de todas as etapas de entrega de uma transportadora é a coleta. Nesta primeira etapa, a transportadora coleta os pacotes destinados aos clientes nas empresas com quem tem parceria.

Isso quer dizer que, se você comprou um par de sapatos em um e-commerce em São Paulo, mas mora em Porto Alegre, uma transportadora vai até a base do e-commerce e coleta o seu pacote para trazê-lo para Porto Alegre.

A Diálogo, por exemplo, realiza serviços de coleta em todo o país e entregas na região sul. Trabalhamos com volumes de até 30kg e temos diversas opções de coletas para nossos parceiros. Desde coletas diárias e períodos pré-estabelecidos (como uma ou duas vezes na semana) até coletas sob demanda do cliente (a depender do volume de produtos e localização da empresa).

Em dezembro de 2016, inauguramos uma opção diferenciada de coleta. Um centro de despacho de volumes em Porto Alegre. Neste centro, empresas que queiram utilizar nossos serviços podem despachar mercadorias ou conversar conosco.

 

2 Roteirização

A roteirização é a etapa que permeia todas as outras etapas. Ela define, basicamente, a rota que o caminhão fará entre a coleta da encomenda até o endereço de entrega final. Com ela, conseguimos definir para onde cada pacote está indo e como faremos para que ele chegue mais rápido ao destino.

É nesta fase que o seu pacote é etiquetado e recebe um código de rastreamento. Mais tarde, você poderá consultar a localização do seu pacote por meio deste código.

A Diálogo trabalha com rotas diárias para a região sul do país (RS, SC e PR). Isso significa que utilizamos uma roteirização estratégica pensada de forma inteligente. Para isso, contamos com profissionais capacitados e experientes na área de logística. Assim como sistemas de navegação para garantir um serviço mais rápido.

 

3 Transporte

A etapa de transporte acontece logo após a definição do roteiro de entrega. Ela envolve todo o processo de deslocamento do seu pacote, desde a origem até o centro de distribuição responsável pela entrega do seu pacote.

Da coleta à entrega, os pedidos transportados pela Diálogo são rastreados por um sistema online. Este sistema compreende todas as etapas do processo e, também, acompanha quando os pacotes estão na estrada.

Nosso sistema é utilizado por toda a rede de fornecedores e, também, disponibilizado para os clientes. Assim, você sabe em que fase da entrega está a sua encomenda. Com uso deste sistema, realizamos o acompanhamento diário das entregas e prevenimos de maneira proativa qualquer insucesso.

 

4 Distribuição

processo de entrega transporte ecommerceComo forma de otimizar as entregas em cada região, nossa quarta etapa no processo de entrega é a distribuição dos pacotes para os Centros de Distribuição. Atualmente, a Diálogo conta com mais de 40 centros de distribuição na região sul.

Assim, em vez de um único caminhão fazer a coleta de pacotes nas empresas parceiras e realizar todas aquelas entregas, o que deixaria o processo muito mais demorado, as encomendas são levadas ao centro de distribuição mais próximo ao endereço de destino. Isso tudo, claro, por meio da roteirização inteligente que abordamos no item 2.

Quando os pacotes chegam ao centro de distribuição, a entrega se encaminha para sua etapa final. As encomendas são separadas por cidades, bairros e CEPs e os CDs realizam rotas de entrega de segunda à sexta em horário comercial.

 

5 Confirmação de entrega

A última etapa do processo é a efetiva entrega do seu pacote no endereço definido como destino final. Nesta etapa, nossos entregadores saem do centro de distribuição com vários pacotes a serem entregues na sua região. O seu estará entre eles.

O prazo de entrega varia de acordo com a demanda de volumes que o entregador possui para finalizar na região. Sendo que o prazo máximo de previsão de entrega é aquele que consta no rastreamento do seu pedido.

Agora, a Diálogo está utilizando um app em algumas rotas.

Com ele, o entregador consegue lançar a informação do status de entrega em tempo real. Ou seja, no momento que a entrega for realizada, ele informa se o volume foi entregue, ou não, e quem o recebeu. E caso o entregador não localize o endereço ou não haja ninguém no local, esta informação também é lançada no sistema.

Investir em um bom sistema para a entrega final é fundamental para fidelizar consumidores. Assim como para diminuir ocorrências no pós-venda, por isso a Diálogo está sempre atenta a qualquer situação.

Quer fazer um orçamento? Entre com contato.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *