Acompanhar a entrega em tempo real deveria ser a base de toda operação logística. Isso porque os imprevistos nas estradas são mais comuns do que se imagina. É aí que a torre de controle logístico mostra a sua importância dentro do processo.
Não é de hoje que as cadeias de suprimento apresentam inúmeros desafios para manter a operação alinhada de ponta a ponta. As dificuldades ainda ocorrem com maior intensidade quando não é possível monitorar o que acontece com a carga depois que ela sai do armazém.
Porém não basta acompanhar a frota sem um plano de ação bem elaborado. Por isso, é necessário unir o monitoramento com estratégias orientadas ao resultado.
Se o objetivo é que as mercadorias cheguem em segurança sem fugir do prazo, por exemplo, é fundamental que o contingencial esteja alinhado e pronto para ser colocado em prática.
Entenda, neste artigo, qual é o papel da torre de controle para otimizar os processos, elevar a eficiência das entregas e evitar que os pedidos cheguem com atraso em seu destino final.
Como funciona uma torre de controle logístico
Assim como o nome sugere, a torre de controle logístico é um importante instrumento para acompanhar a frota durante todo o trajeto até o endereço de entrega.
A partir das principais tecnologias de monitoramento, ela garante não somente o acompanhamento da rota, como também o controle de cada ação a ser tomada durante possíveis imprevistos.
Esse recurso é caracterizado por atuar como um centro de integração de dados, capaz de agrupar todas as informações relevantes para que a operação tenha uma alta performance.
Com isso, o setor logístico ganha mais um reforço que garante que a etapa final do processo seja realizada com efetividade.
Esse controle possibilita que a carga seja monitorada constantemente de forma ampla e em tempo real. Assim, a necessidade de otimizar algumas atividades pode ser rapidamente atendida, como é o caso da organização de horários, locais e quantidade de coletas e também da solução rápida de possíveis gargalos, como a mudança de rota emergencial durante o percurso.
Torre de controle x Central de monitoramento
Talvez você esteja se perguntando se uma torre de controle e uma central de monitoramento são a mesma coisa. Na verdade, elas são recursos complementares e, juntas, possibilitam que o acompanhamento da rota seja feito com maior precisão.
Basicamente, a torre gerencia os dados recebidos pela central de monitoramento, até porque é a partir da central que se realiza o monitoramento de informações e o contato com os motoristas em curso.
Durante o percurso de uma entrega, diversas centrais de monitoramento são acionadas e acompanhadas por operadores. Eles reportam todas as informações relevantes ao transporte em questão para uma base específica, pronta para reunir dados e determinar estratégias. Essa base é conhecida como torre de controle logístico.
Benefícios da torre de controle para a logística
A possibilidade de monitorar em tempo real uma frota completa é uma vantagem inquestionável. Porém, além de acompanhar o deslocamento das mercadorias, a torre de controle proporciona outros benefícios que tornam a operação logística muito mais eficaz.
Veja a seguir o que esperar de uma transportadora que oferece um monitoramento em tempo real a partir dos dados colhidos por uma torre de controle própria:
- Controlar individualmente cada demanda da operação
- Prevenir sinistros
- Agilidade em determinar ações de contingência em imprevistos
- Auxiliar na elaboração de processos e diretrizes
- Auxiliar entregadores em casos de ausência ou problemas técnicos
- Redefinir roteirização com mais agilidade em casos de emergência
- Redução de custos operacionais a partir da otimização de processos
- Agilidade nas tomadas de decisão
Diálogo Logística: alta performance nas entregas
A Diálogo Logística tem como objetivo buscar as melhores tecnologias para inovar nos serviços, potencializar a performance e garantir maior segurança e produtividade em toda a operação.
Além disso, está focada em ter mais agilidade nas tomadas de decisão, tornar as entregas mais eficientes, melhorar a experiência e aumentar a satisfação do consumidor final.
Sempre preocupada em oferecer o melhor serviço aos seus clientes, a empresa de logística implementou a torre de controle nas suas operações .
Alinhada às tendências na logística, a Diálogo também desenvolveu uma plataforma de gestão, monitorada pelo time de back office em tempo real nas mais de 2 mil cidades em que atua.
As informações são enviadas via aplicativo, acompanhadas e administradas por uma Torre de Comando. A partir desse monitoramento, é possível auxiliar os entregadores em casos de ausências e problemas técnicos.
Assim, se ocorrer um acidente ou o veículo apresentar um defeito, por exemplo, a empresa pode agilizar a alocação de outro entregador. Isso evita o atraso na entrega.
Para saber mais como a Diálogo pode ajudar a tornar sua operação muito mais ágil, produtiva e eficiente, baixe o e-book: