Você sabe como o prazo de entrega pode impactar na satisfação do cliente? A operação logística tem influência direta na percepção do consumidor sobre a loja em que realizou seus pedidos. No entanto, é preciso pensar de ponta a ponta.
Isso porque ter a melhor estrutura de armazenagem e um bom controle de estoque, por exemplo, não garante que o seu cliente saia satisfeito. Por outro lado, ter um bom planejamento para reduzir o tempo de entrega pode ser um grande diferencial.
Afinal, ter os produtos em mãos o mais rápido possível é um dos principais desejos de quem consome em e-commerces – e estão dispostos até a pagar mais caro por isso.
Mas então, o que fazer para acelerar a entrega? É preciso que os processos internos estejam alinhados e mirando o mesmo objetivo. Continue a leitura e conheça 9 formas de reduzir o prazo do frete e aumentar a satisfação do cliente. Acompanhe!
9 formas de reduzir o prazo de entrega
1 – Mapear e organizar os processos internos
O primeiro passo para reduzir o prazo de entrega é ter clareza de como funcionam os processos internos que fazem parte da logística da empresa. Isso inclui desde a separação dos produtos em estoque, passando pelo processo de embalagem até o envio.
Com um levantamento de informações e procedimentos precisos, o próximo passo é entender qual é a maneira mais eficiente de realizar cada etapa e documentar tudo isso. Assim, esse mapeamento irá contribuir para agilizar os processos logísticos com mais segurança.
2 – Automatizar etapas
Com os processos mapeados, identifique tudo que pode ser automatizado e otimize as etapas da operação.
Ao substituir tarefas manuais por automação, os processos ganham mais velocidade e agilidade em etapas como o controle de estoque e o acompanhamento da frota, por exemplo.
3 – Prever demanda
Só é possível estimar um bom prazo para o frete se as demandas são previstas com antecedência.
Isso quer dizer que é preciso estar atento aos períodos de alta, manter o estoque preparado e as frotas alinhadas com o planejamento, principalmente em datas comemorativas e eventos importantes para o varejo, como a Black Friday e o Natal.
4 – Controlar os estoques
Se o objetivo é diminuir o tempo de entrega para aumentar a satisfação do cliente, é fundamental manter os estoques sempre em ordem e com produtos disponíveis.
Dessa forma, o tempo de espera para a chegada do item no armazém é eliminado, e isso reduz o tempo para que o produto chegue até o destino final.
5 – Contar com bons fornecedores
Ter uma rede de fornecedores parceiros faz toda a diferença para manter uma boa avaliação dos serviços. Isso porque, se sua loja depende de um único fornecedor, corre o risco de não conseguir negociar e ficar sem mercadoria.
Por isso, tenha contrato com fornecedores confiáveis para garantir a disponibilidade e não prejudicar o seu prazo de entrega.
6 – Terceirizar o transporte
A terceirização da entrega com transportadoras parceiras e alinhadas com o seu negócio pode ser muito positivo para agilizar a logística.
Na hora de buscar as melhores opções para essa etapa do processo, foque em transportadoras capazes de atender com mais eficiência, que ofereçam rastreamento e outras soluções inovadoras tanto para o controle logístico quanto para o cliente final.
7 – Diversificar as opções de frete/transportadora
Para garantir que o prazo de entrega seja o menor possível, é interessante diversificar as opções de frete. Com parceiros em localizações estratégicas do país, é possível atender todas as regiões mais rapidamente.
Além disso, com diversas opções disponíveis, o cliente ainda pode decidir se prefere pagar mais para receber em um prazo mais curto ou pagar menos por um prazo mais longo.
8 – Ter centros de distribuição mais próximos do cliente
Contar com centros de distribuição mais próximos dos clientes é uma estratégia fundamental para entregar os pedidos mais rápido.
Uma tendência nesse sentido são os mini hubs, pequenos centros de distribuição localizados em locais estratégicos, como grandes cidades ou pólos regionais. Com eles é possível agilizar o escoamento das mercadorias.
Já os lojistas que possuem lojas físicas podem aproveitar o estoque para acelerar as entregas dos pedidos online. Essa modalidade de entrega é conhecida como ship from store.
9 – Considerar logística reversa, devoluções e trocas
Por mais alinhado que os processos estejam, considerar a logística reversa no planejamento é crucial. Isso porque esse é um processo que demanda atenção pelo fato do cliente não ter recebido seu produto corretamente, ou então, recebido com algum tipo de avaria.
Em um cenário como esse, a logística reversa deve ser feita da forma mais ágil possível. O mais indicado nesse caso é ter uma boa transportadora como parceira para ter o processo bem sucedido, minimizando os possíveis ruídos na operação e na imagem da empresa.
Invista na logística da sua loja online
O prazo de entrega deve sempre fazer parte da estratégia central do seu negócio, pois quanto menor for o período entre a compra e o recebimento, maior será a chance de ter clientes satisfeitos e fidelizados com a marca.
Quer conferir outras dicas para ajudar a elevar a qualidade logística da sua empresa? Assine nossa newsletter e acompanhe nossos conteúdos exclusivos para entender como a tecnologia, a inovação e a logística podem andar de mãos dadas.