Ship from store: entenda o que é e como pode ajudar sua empresa

A experiência de compra é cada vez mais relevante e tem ditado tendências no ambiente online. Ela impacta diretamente as operações logísticas e a forma como as empresas realizam as entregas. O Ship From Store – SFS é uma prova disso. 

Com o crescimento do e-commerce e da competitividade no setor, a inovação tem sido uma importante aliada para transformar a experiência do consumidor e fortalecer a imagem da marca em todos os pontos de contato. Dessa forma, modalidades de entrega diferenciadas, como o same day delivery e o ship from store, surgem como diferenciais para lojas online que buscam se destacar.

Além disso, o SFS é uma oportunidade de aproveitar ao máximo os estoques das lojas físicas, principalmente durante a pandemia de coronavírus e o distanciamento social, em que o movimento tem sido menor. 

Nesse artigo, você entenderá o que é e como funciona o ship from store, além de conhecer quais são os principais benefícios que essa tendência tem levado para as empresas. Acompanhe!

Ship From Store (SFS): o que é, como funciona e por que é tendência?

Basicamente, o Ship From Store é uma estratégia que torna as lojas físicas um ponto de estoque para as compras online. Ou seja, os produtos vendidos online não saem do centro de distribuição, mas sim da loja mais próxima do endereço do comprador. 

Essa estratégia é considerada uma ação omnichannel, pois o pedido pode ser feito por múltiplos canais, sempre envolvendo a loja física como parte final do processo. Com isso, o SFS tem ganhado destaque no mercado, pois reduz o tempo de entrega e aumenta a competitividade, além de outros benefícios que você verá ao longo deste artigo.

Com o formato ship from store, as lojas adotaram o papel de micro fulfillment center urbano, atuando como um pequeno armazém para otimizar a operação e ganhar mais agilidade nos processos. Dessa forma, outras estratégias se tornaram mais viáveis, como o Same Day Delivery, que entrega a encomenda ao cliente no mesmo dia em que ele realizou a compra.

Com o crescimento do e-commerce brasileiro, há uma grande concorrência no varejo e as empresas estão criando movimentos estratégicos para atrair a atenção do consumidor para as compras online. A tendência do ship from store tem ganhado espaço não somente pela promessa de ser uma opção ágil para o cliente final, mas também por ser uma alternativa para solucionar alguns desafios gerados pelos próprios e-commerces para as lojas físicas. Assim, é altamente vantajoso para os clientes e para as empresas. 

Veja a seguir quais são as vantagens e como o ship from store pode ajudar a sua loja online. 

7 benefícios do Ship From Store para a sua empresa

 

Aumento de receita

A adoção do SFS possibilita que o fluxo logístico ocorra sem grandes interferências entre lojas, armazéns e destino final. Todo esse processo proporciona uma melhora expressiva nos resultados da empresa, elevando a produtividade da operação logística, abrindo espaço para atender mais pedidos e, consequentemente, aumentando os lucros. Além disso, oferecer uma entrega diferenciada pode influenciar na decisão de compras, conquistar mais clientes e ter um volume de vendas maior. 

Mais agilidade e flexibilidade nas entregas

A ideia central do ship from store é a descentralização dos pontos de distribuição.  O objetivo é que, com isso, as entregas sejam otimizadas e cheguem ao cliente em menos tempo. 

Maior competitividade no mercado

Cada vez mais, o prazo de entrega tem sido fator determinante para a decisão de compra. Se antes o consumidor já não aceitava aguardar longos prazos para receber seus pedidos, após o fechamento do comércio físico e o distanciamento social causados pela pandemia do coronavírus, essa tolerância ficou ainda menor. Lojas que não oferecem opções rápidas de entrega estão perdendo vendas para quem tem a agilidade como estratégia.

Melhor aproveitamento e controle do estoque

Como mencionado anteriormente, o SFS é uma ótima maneira de otimizar e aproveitar os estoques das lojas físicas, principalmente durante a pandemia e o distanciamento social, que leva a um baixo movimento. 

Além disso, quando se tem um histórico de vendas baseado em saídas de produtos fica mais fácil controlar o que deve entrar com mais ou menos volume. Assim, é possível manter um estoque com produtos que estão proporcionando um retorno positivo. Outra vantagem é a possibilidade de trocar itens entre estoques de diferentes lojas.

Maior satisfação do cliente

Com estoque sempre positivo, envio ágil e frete adequado, o ship from store é uma opção extremamente satisfatória para o cliente. Em tempos nos quais o imediatismo impera, investir em opções que valorizam o tempo do cliente e aumentam as possibilidades de vendas finalizadas com cinco estrelas é uma decisão inteligente.

Melhora a experiência

Assim como destacamos ao longo do texto, a experiência de compra tem ditado como o mercado deve agir. Com o ganho de agilidade e fretes mais justos, os consumidores estão dando preferência para empresas que valorizam um processo de compra mais próximo e eficaz. Dessa forma, ignorar o desejo de ter produtos entregues em boa condição, sem atraso e, principalmente, em um menor tempo é perder oportunidade de aumentar o volume de vendas.

Quer saber como o Ship From Store pode fazer parte das estratégias da operação da sua empresa? Solicite um orçamento e saiba como a Diálogo Logística Inteligente pode tornar a sua entrega ainda mais competitiva.

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