Single’s Day: por que o dia do solteiro da China se tornou sucesso mundial

Em português, Single ‘s Day quer dizer dia do solteiro. Porém, mais do que uma data sazonal, ele representa um dos maiores eventos comerciais na China e que já está ganhando o mundo.

Assim como a Black Friday, o Single’s Day tem gerado grandes expectativas tanto para quem pretende aumentar as vendas, quanto para os consumidores que buscam encontrar produtos com desconto. 

Para quem trabalha com e-commerce e ainda não tinha ouvido falar sobre esse evento, agora é a hora certa de se atualizar e incluir a data no calendário. Continue a leitura para saber mais! 

Maior que a Black Friday: o que é o Single’s Day

Criado em 1993 na China, o Dia dos Solteiros nasceu como uma resposta ao Dia dos Namorados por estudantes da Universidade de Nanquim que queriam comemorar o fato de estarem solteiros. 

O movimento foi ganhando força e tornou-se uma oportunidade para o comércio. Com um apelo criativo, a data se popularizou em diversas partes do mundo e tem sido uma aposta promissora também para o varejo brasileiro.

A data é celebrada todo dia 11/11. Isso porque o número 1 representa o fato de “estar sozinho”. Por isso, o único dia que esse número se repete no calendário virou oficialmente o dia dos solteiros.

Considerado o maior festival de compras do mundo, o evento também é conhecido como “A Black Friday Chinesa”. Porém, os números mostram que as vendas nesse dia já são muito maiores que isso.

Para se ter uma ideia, as plataformas da Alibaba somaram aproximadamente US$ 74,1 bilhões no Singles’s Day de 2020, registrando um novo recorde para a data. 

Outro feito que chamou a atenção, de acordo com o portal Mercado e Consumo, é que nos primeiros 111 minutos do dia do evento, 100 marcas venderam em média US$ 15 milhões cada. Entre elas estão nomes conhecidos como Nike, Apple, Adidas, Xiaomi, L’Oreal e Lancome.

Engana-se quem pensa que as ofertas são as únicas responsáveis pelos recordes de vendas. A experiência de consumo e os apelos de engajamento são fundamentais para envolver o público durante a duração do evento. 

A seguir, entenda um pouco mais sobre o que faz do Single’s Day ser um sucesso. 

Como o Dia dos Solteiros Chinês se tornou um fenômeno?

Diferente de outras datas comerciais, um dos diferenciais das vendas do dia dos solteiros são as atrações que acompanham os preços baixos. Shows e lives são realizados durante o dia todo para chamar a atenção dos consumidores para os produtos que oferecem preços promocionais.

Além disso, outros fatores contribuem para o sucesso de vendas. Na China, a data estrategicamente escolhida fica exatamente entre os dois principais picos de venda do varejo, o Pré-Golden Week e o Ano Novo Chinês, aumentando a margem de consumo. 

Outro fator que faz a diferença nesse tipo de evento é a ativação das marcas para engajar os consumidores. A criatividade e a tecnologia são peças fundamentais para que as empresas se reinventem e busquem novos formatos de atrair o público. 

Nas últimas edições, abusar desses recursos contribuiu para que novos recordes de vendas fossem registrados. 

Leia também: 

Black Friday: 5 dicas para preparar a logística do seu e-commerce

Single’s Day no Brasil: como e-commerces podem aproveitar a data 

É inegável o potencial que essa data tem para o comércio. Embora no Brasil ainda seja pouco conhecida, os e-commerces já podem incluir o Single’s Day no calendário e aproveitar as vantagens.

Além das ofertas mais comuns, algumas lojas aproveitam a data para importar produtos internacionais com descontos e relacionar com o evento. 

Outra lição que o Single’s Day dá para quem quer vender mais é explorar os recursos que o mobile oferece. Ter como estratégia o mobile first é essencial para melhorar a experiência de compra e ganhar mais competitividade.

Por ser uma data relativamente nova para o comércio brasileiro, é possível testar e explorar diferentes formatos para inovar tanto na comunicação com o cliente, quanto nas ofertas. 

Porém, é indispensável um planejamento bem feito, desde a organização do estoque à operação logística para que tudo saia como o esperado.

Conclusão

Estar atualizado com o que acontece dentro e fora do país é fundamental para aproveitar as oportunidades do mercado. O Single’s Day já provou que é um sucesso mundial e, muito em breve, ganhará o gosto dos brasileiros, assim como aconteceu com a Black Friday.

Prepare o seu e-commerce e invista em soluções que contribuam para que o seu cliente tenha uma boa experiência do início ao fim. Datas sazonais de grande movimento geralmente acumulam insatisfações e reclamações, desde falsas promoções a atraso na entrega.

Por isso, se você pretende aderir a datas comerciais como Black Friday e Single’s Day, para estimular o aumento das vendas, conheça quais são as melhores condições para preparar a sua loja internamente e possibilitar a melhor experiência de compra para o seu consumidor.

O blog da Diálogo Logística está sempre atualizado com conteúdos que vão te ajudar a ter mais eficiência operacional e entender como se destacar nesse segmento. Continue acompanhando nossos conteúdos!

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