Black Friday 2021: já pensou como preparar seu e-commerce?

Uma das datas mais aguardadas pelos consumidores neste ano, a Black Friday 2021 é uma ótima oportunidade para que e-commerces aumentem as vendas de produtos com preços que atraiam os clientes.

O consumidor está cada dia mais conectado e buscando meios mais práticos e vantajosos de comprar. Nesse sentido, novembro tem sido um mês importante para lojas online que desejam se destacar no mercado digital e elevar os lucros.

Para ter sucesso nesse período de oportunidades, é preciso ter um bom planejamento estratégico que inclua atendimento de qualidade e que garanta entregas no prazo estipulado

Se sua empresa procura formas adequadas de se preparar para a Black Friday 2021 e ter resultados positivos, neste artigo explicamos como se planejar e ter uma excelente logística. Confira!

O que esperar da Black Friday 2021?

Com a pandemia da Covid-19 e suas restrições, as pessoas passaram a aderir com maior frequência às compras online. Para o segmento de e-commerce, foi uma ótima oportunidade de fazer boas estratégias de vendas e aumentar os lucros.

A Black Friday 2021, marcada para o dia 26 de novembro, é esperada por consumidores ansiosos por produtos que desejam durante o ano todo e aguardam o momento certo para comprar com bons descontos.

Uma pesquisa realizada pela NeoTrust levantou informações de compras feitas no primeiro trimestre de 2021 e apontou um aumento de 57,4% nas vendas online em comparação ao ano de 2020.

Nos três primeiros meses deste ano, foram efetuadas 78,5 milhões de compras e as expectativas para os meses seguintes são ainda maiores. 

Mas, para ter sucesso, é preciso garantir que todos os processos logísticos do seu e-commerce estejam preparados para atender a grande demanda da Black Friday 2021, sendo necessário preparar a estratégia do seu negócio.

Muitas empresas aproveitam a época para realizar promoções antecipadas ao dia da Black Friday 2021, conhecida no comércio como “Esquenta Black Friday”. O consumidor se acostumou a essa tendência e passou a comprar durante todo o mês, buscando sempre os melhores produtos e preços. 

Em uma pesquisa realizada pela área de inteligência de mercado da Globo, 25% dos consumidores já estão se organizando para esse dia. Ainda segundo os dados, 57% das pessoas aproveitaram a época do ano passado e 47% vão manter o hábito de fazer compras online neste ano. 

Esse é um ótimo termômetro para as empresas que buscam se destacar e fidelizar clientes.

Pontos importantes que e-commerces devem observar para a Black Friday 2021

A globalização e o avanço das praticidades tecnológicas têm contribuído para um aumento de consumidores digitais. O perfil é cada vez mais exigente e, com isso, as empresas passam a ter desafios no mercado digital para atender às expectativas desses clientes.

Para os e-commerces se destacarem entre os concorrentes, é preciso um planejamento logístico e de marketing

Em um período como a Black Friday 2021, algumas questões precisam ser avaliadas antecipadamente. A seguir, confira os principais desafios enfrentados por e-commerces nesse período e algumas dicas para vencê-los na sua empresa.

Diversifique formas de pagamento digital

Muitas vezes, ter formas de pagamento digital limitadas prejudicam os consumidores, que acabam desistindo de efetuar a compra. É preciso avaliar os principais meios utilizados pelo público para atender a todos os perfis:

  • Boleto bancário;
  • Cartões de crédito e débito;
  • Pix;
  • Link de pagamento.

Avalie feedbacks do ano anterior

É importante entender quais foram as principais reclamações do ano anterior para que, na Black Friday 2021, a empresa não cometa os mesmos erros. 

Em 2020, foram feitas em média 143 reclamações por hora no Reclame Aqui. Propagandas enganosas e produtos que não foram entregues estão entre as principais.

Por isso, se o público está cada vez mais exigente, os e-commerces precisam se adequar com boas estratégias de vendas. Corrigir erros identificados através de feedbacks negativos é fundamental para atender bem o cliente e estar à frente da concorrência, que no mundo online está cada dia maior.

Melhore a experiência de compra do consumidor

A forma como a empresa atende seu consumidor em um período de maior demanda, como épocas de promoções, é o que faz conquistá-lo ou afastá-lo. Hoje, o consumidor inclusive até paga mais para ter uma boa experiência, conforme pesquisa da Accenture.

O estudo mostrou ainda que 47% dos clientes que ficaram frustrados com uma experiência de compra recente disseram que evitariam comprar da mesma empresa no futuro, mostrando que uma experiência ruim pode prejudicar significativamente a lealdade à marca.

Como a Black Friday 2021 é um momento muito aguardado pelo consumidor, é essencial planejar como promover uma melhor experiência de compra para que ele retorne.

Alguns tópicos são importantes na hora de questionar o que pode ser feito para que o cliente tenha satisfação em todo o processo de compra:

  • Treinar bem as equipes de todas as áreas;
  • Antecipar a divulgação com bons conteúdos;
  • Criar promoções que realmente sejam relevantes;
  • Cumprir todas as promessas feitas ao cliente;
  • Planejar um pós-venda atencioso.

Tenha suporte técnico

Na Black Friday,  os acessos aos e-commerces aumentam muito, o que gera lentidão e instabilidade nas plataformas. Em um monitoramento realizado pela Sofist em 2020 durante a época da Black Friday, das 105 lojas analisadas, 75 tiveram problemas técnicos.

Ainda segundo a avaliação, em quatro dias, foram mais de 15 horas de indisponibilidade dos sites. Cada hora que os e-commerces ficaram fora do ar representou uma perda de mais de R$ 3,1 milhões.

Por isso a importância de um suporte técnico 24 horas para evitar possíveis falhas e alavancar as vendas.

Como se preparar para a Black Friday 

Uma pesquisa de inteligência de mercado mostrou que 7 em cada 10 consumidores deixaram de fazer determinadas compras devido à pandemia, mas que aguardam a Black Friday como possibilidade de adquirir os produtos desejados com preços melhores.

Para aproveitar esse momento, os e-commerces precisam estar preparados para o mês de novembro. Listamos 4 estratégias importantes para que sua loja online tenha um resultado positivo na Black Friday 2021 e atenda com qualidade os consumidores cada vez mais exigentes.

1. Traçar uma boa estratégia de marketing

Para alcançar os resultados desejados na Black Friday 2021, os e-commerces precisam planejar uma estratégia de marketing com ações certeiras. Alguns pontos primordiais na hora de aliar as técnicas com os objetivos da empresa são:

  • Definir o público-alvo para segmentar a campanha;
  • Posicionar a empresa no Google com técnicas de SEO;
  • Criar uma identidade visual voltada para a Black Friday;
  • Divulgar nos principais meios digitais: e-mail, site e redes sociais;
  • Promover um bom atendimento e pós-venda.

2. Oferecer descontos “reais”

Segundo pesquisa realizada pela área de publicidade do UOL, nove em cada dez brasileiros pesquisam preços antes de realizar compras na Black Friday, sendo que 57% dos consumidores chegam a olhar os valores com dois meses ou mais de antecedência e 21% com um mês.

Em 2020, as reclamações afetaram as vendas de e-commerces: as empresas que divulgaram descontos ilusórios passaram a ser expostas na internet. A estratégia de aumentar o preço original e oferecer desconto sobre esse valor maior é frequentemente alvo de queixas dos consumidores.

Estruturar e planejar estratégias para que a sua empresa ofereça promoções justas e que valham a pena é essencial para construir uma imagem de credibilidade no mercado

3. Fazer planejamento de estoque

Um grande receio das empresas durante o período da Black Friday 2021 é a quantidade necessária de produtos em estoque para que não corra riscos de faltar. 

É preciso ter um controle constante de estoque ao longo do período de promoções. Para isso, o e-commerce precisa estar integrado com um sistema de logística que acompanhe todos os processos em tempo real

O objetivo principal é não deixar o consumidor na mão. Sendo assim, alguns pontos são necessários para um bom planejamento:

  • Organizar a entrega dos fornecedores com semanas ou meses de antecedência;
  • Fazer uma projeção dos produtos mais vendidos nos últimos meses e também na última Black Friday;
  • Ter uma plataforma de gestão empresarial alinhada com o estoque.

4. Ter um canal de atendimento eficaz

Não é porque o contato com os consumidores é virtual que o atendimento pode ficar a desejar. 

Uma empresa que se mostra à disposição do seu cliente para tirar dúvidas, resolver problemas ou qualquer outra questão de forma atenciosa e humana consegue fidelizá-lo não apenas neste período de descontos. 

Para o e-commerce ter sucesso com os consumidores na Black Friday 2021 e oferecer uma assistência de qualidade, é preciso investir em alguns pontos:

  • Fazer um atendimento humanizado e personalizado;
  • Solucionar problemas de forma eficaz;
  • Oferecer diversos canais de atendimento para facilitar o contato;
  • Automatizar o atendimento em casos de grandes demandas.

Logística na Black Friday: que providências tomar para garantir os prazos?

Um dos maiores desafios para e-commerces em um período de promoções em que o fluxo de vendas é maior, como na Black Friday, é o planejamento e a atenção com os prazos.

Segundo pesquisa realizada pela UPS, um dos maiores motivos que levam os consumidores a desistirem da compra é o longo prazo para entrega e os fretes com altos valores. Em um período como esse, é preciso usar estratégias para uma logística eficaz e diferenciada.

Para que os e-commerces façam um bom planejamento na Black Friday 2021, devem estabelecer fretes e prazos de entrega que atendam aos diversos públicos.

Através de informações do Google Analytics, é possível avaliar as melhores formas de precificar fretes. Verifique as regiões que mais compram no site e as que desistem devido aos preços. Dessa forma, é mais fácil avaliar os melhores valores para deixar o cliente satisfeito e a empresa não perder faturamento.

Pesquisar transportadoras para garantir entregas eficientes está entre as principais decisões para um e-commerce fazer boas negociações e conseguir as melhores condições para os consumidores. Preço, qualidade e prazo de entrega são características essenciais na hora da escolha da empresa que fará o transporte das mercadorias

Ao definir o período de entrega no site, estipule sempre um prazo com folga para que não ocorram problemas com atrasos e insatisfação dos clientes. Isso é essencial para ganhar a confiança do consumidor.

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