Cyber Monday: descubra se vale a pena para o seu e-commerce

O fim do ano se aproxima e, com ele, os eventos mais esperados por quem quer comprar com desconto: a Black Friday e a Cyber Monday. Muitos consumidores até se planejam para aproveitar as ofertas dessas datas. 

Não à toa, elas têm grande importância no calendário dos e-commerce e representam uma oportunidade de impulsionar as vendas. 

Porém, por mais que essas datas sazonais favoreçam o comércio, muitos lojistas têm dúvidas: participar de todas elas é mesmo fundamental? Qual delas pode ser mais vantajosa para o negócio?

Pensando nisso, neste artigo vamos destacar as principais vantagens da Cyber Monday para que você possa avaliar onde investir seus esforços. Além disso, daremos algumas dicas valiosas de como preparar seu e-commerce para vender mais em ocasiões como essa. Confira!

O que é e como surgiu a Cyber Monday?

Assim como o nome sugere, a Cyber Monday foi criada com o principal objetivo de aumentar as vendas de produtos eletrônicos. Originada nos Estados Unidos em 2005, a ideia central tem como foco a categoria eletrônica somente no comércio online, sendo esse um dos pontos de diferença em relação à Black Friday, que também ocorre nas lojas físicas. 

Assim como a Black Friday, a Cyber Monday também acontece no final de novembro, logo após a comemoração do dia de ação de graças, na segunda-feira.

Embora o objetivo inicial tenha tido foco nas vendas de artigos eletrônicos, lojas de outros segmentos também aderiram à segunda-feira cibernética com produtos em liquidação para chamar a atenção do público.

É natural que com praticamente todo comércio online em promoção a competitividade seja elevada. Isso faz com que os esforços para obter aumento nas vendas seja redobrado. Com isso, é importante avaliar quando é interessante estar presente. 

Entenda a seguir quando vale a pena investir nesse tipo de evento.

Black Friday x Cyber Monday: qual a melhor para sua loja online?

Diferente da Black Friday, a Cyber Monday ainda não é muito explorada pelo mercado online brasileiro, o que ainda a torna menos conhecida para o consumidor. 

Porém, nos últimos anos, houve um crescimento expressivo nas vendas, indicando que vale a pena investir.

Segundo um estudo feito pela Neotrust/Compre&Confie, os e-commerces venderam aproximadamente R$ 702,7 milhões na Cyber Monday em 2020. Isso representa um aumento de 41,8% em relação ao ano anterior. O aumento de pedidos também apresentou crescimento, registrando uma alta de 37,6%.

Esses dados indicam que assim como aconteceu com a Black Friday, a Cyber Monday está ganhando maturidade e, possivelmente em breve, estará ainda mais consolidada no Brasil. 

A vantagem de ainda não ser um evento tão grandioso quanto a Black Friday é que a concorrência é menor, possibilitando o alcance de uma nova fatia de público em uma disputa menos acirrada.

Se você precisa escolher entre uma ou outra, entenda primeiro o comportamento de compra do seu público e o que pode chamar mais a sua atenção. 

O seu segmento também pode influenciar nessa escolha, já que quem quer comprar artigos eletrônicos já sabe que a Cyber Monday pode oferecer promoções melhores, o que nem sempre acontece em outros nichos.

Mas independentemente de qual data comercial faz mais sentido para o seu e-commerce, é primordial prepará-lo para aproveitar o aumento das vendas. Veja a seguir 5 dicas de como arrumar a casa para vender em sazonalidades:

5 dicas para seu e-commerce aproveitar a data

Prepare-se com antecedência

O dia das promoções acontece em novembro, porém para não ser pego de surpresa, atente-se antecipadamente a questões como estoque, atendimento, capacidade do site, logística e todos os outros quesitos que fazem parte do seu processo de vendas.

Ofereça ofertas atrativas de verdade

O famoso “tudo pela metade do dobro” não tem mais espaço. Para conquistar resultados positivos a longo prazo, é preciso disponibilizar promoções que brilhem os olhos do consumidor e façam valer a pena a experiência dele com a sua marca.

Aposte em estratégias de marketing

Provavelmente o seu concorrente também estará presente em um evento de grande potencial de vendas como esse. 

Para alcançar um novo público e aumentar o tráfego no seu e-commerce, é preciso investir em ações de marketing:  uma boa identidade visual, comunicação estratégica nas redes sociais e, também, em campanhas de remarketing, por exemplo.

Explore diversos canais de vendas

Embora o e-commerce seja o principal ponto de contato com o seu cliente, ofereça outros canais que facilitem a conversão, como o WhatsApp ou Instagram Shopping. Com isso, as chances do abandono de carrinho acontecer são menores.

Organize a operação Logística

Aumento de vendas está diretamente ligado ao maior movimento logístico. Ou seja, para garantir que todos os pedidos sejam entregues dentro do prazo é preciso que a operação logística esteja alinhada e totalmente organizada. 

Leia também: Black Friday: 5 dicas para preparar a logística do seu e-commerce

Isso irá te ajudar a controlar cada etapa e minimizar possíveis problemas que podem ocorrer pelo aumento da demanda.

Conte com a Diálogo Logística na Cyber Monday 2021

A Cyber Monday 2021 acontecerá no dia 29 de novembro e, para ter mais efetividade nos processos logísticos e possibilitar uma experiência de entrega ainda mais positiva, poder contar com uma transportadora parceira faz toda a diferença.

A Diálogo Logística atua em 13 estados brasileiros com base na tecnologia e inovação, oferecendo serviços e recursos alinhados com as necessidades do mercado para tornar a operação logística essencial para o sucesso de e-commerces.

Para saber como os serviços de transporte da Diálogo podem te ajudar na Cyber Monday entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.

 

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