Operações logísticas para o final do ano: prepare-se

Mais um ano está chegando ao fim. Com a aproximação das festas de final de ano, há também um aumento quase que natural das vendas no comércio – inclusive no eletrônico. E esse incremento, percebido no período, impacta diretamente nas operações logísticas do seu e-commerce. Por isso, estar preparado para esse momento é essencial.

Boas práticas que refletem no ano inteiro

Já abordamos aqui no blog algumas dicas para a sua loja on-line se preparar para os períodos sazonais e datas importantes para o e-commerce. O estoque, a capacitação da equipe de atendimento e o prazo de entrega são alguns dos cuidados principais, sempre reforçados nessas datas. Se o seu negócio já aplicou algumas dessas dicas e percebeu bons resultados, não esqueça de mantê-los também em suas operações logísticas de final de ano – além, é claro, de aperfeiçoá-los.

Parceiros logísticos confiáveis

Também já falamos aqui no blog da importância da logística para a retenção de clientes no comércio eletrônico. Com o aumento da demanda do final do ano, um parceiro confiável se torna ainda mais importante. Alinhar a dinâmica de entrega com os prazos estipulados e garantir o cumprimento destes junto ao parceiro são processos fundamentais. Considere as adversidades do período e prometa prazos de entrega passíveis de serem cumpridos.

Investimento em tecnologia

Estar atento aos recursos tecnológicos disponíveis é essencial para aperfeiçoar as operações logísticas do seu e-commerce. É por meio da tecnologia que rotinas podem ser automatizadas e setores, integrados. Por isso, busque se manter atualizado e analisar como esses recursos podem ser aplicados para ajudar no gerenciamento do seu e-commerce, do estoque à entrega.

Oferta de produtos diferenciados

As compras de final de ano nos e-commerces apresentam características mais gerais e abrangentes. Mas lembre-se que ser abrangente não é sinônimo de ser “comum”. Por isso, ofereça produtos diferenciados e atraentes. Dessa forma, você potencializa suas vendas e conquista ainda mais clientes.

Indicadores de desempenho

Observar os indicadores de desempenho é fundamental para que você garanta a qualidade e eficiência das operações logísticas do seu e-commerce. Assim, você consegue identificar os gaps de processo e monitorar os resultados. Extravios, entregas, custos e informações sobre as rotas são alguns dos indicadores que podem ser medidos e avaliados periodicamente. Eles irão auxiliar na gestão do seu e-commerce – não somente no final do ano, como também nas demais datas importantes para o comércio eletrônico.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Vendas on-line impulsionam os negócios em época de crise

Entenda como os recursos digitais conseguiram salvar as vendas Em tempos de crise, os consumidores...

Três dicas para evitar roubo de cargas

Saiba como minimizar riscos de assaltos a centros de distribuição e durante trajeto das entregas...