Operações logísticas para o final do ano: prepare-se

Mais um ano está chegando ao fim. Com a aproximação das festas de final de ano, há também um aumento quase que natural das vendas no comércio – inclusive no eletrônico. E esse incremento, percebido no período, impacta diretamente nas operações logísticas do seu e-commerce. Por isso, estar preparado para esse momento é essencial.

Boas práticas que refletem no ano inteiro

Já abordamos aqui no blog algumas dicas para a sua loja on-line se preparar para os períodos sazonais e datas importantes para o e-commerce. O estoque, a capacitação da equipe de atendimento e o prazo de entrega são alguns dos cuidados principais, sempre reforçados nessas datas. Se o seu negócio já aplicou algumas dessas dicas e percebeu bons resultados, não esqueça de mantê-los também em suas operações logísticas de final de ano – além, é claro, de aperfeiçoá-los.

Parceiros logísticos confiáveis

Também já falamos aqui no blog da importância da logística para a retenção de clientes no comércio eletrônico. Com o aumento da demanda do final do ano, um parceiro confiável se torna ainda mais importante. Alinhar a dinâmica de entrega com os prazos estipulados e garantir o cumprimento destes junto ao parceiro são processos fundamentais. Considere as adversidades do período e prometa prazos de entrega passíveis de serem cumpridos.

Investimento em tecnologia

Estar atento aos recursos tecnológicos disponíveis é essencial para aperfeiçoar as operações logísticas do seu e-commerce. É por meio da tecnologia que rotinas podem ser automatizadas e setores, integrados. Por isso, busque se manter atualizado e analisar como esses recursos podem ser aplicados para ajudar no gerenciamento do seu e-commerce, do estoque à entrega.

Oferta de produtos diferenciados

As compras de final de ano nos e-commerces apresentam características mais gerais e abrangentes. Mas lembre-se que ser abrangente não é sinônimo de ser “comum”. Por isso, ofereça produtos diferenciados e atraentes. Dessa forma, você potencializa suas vendas e conquista ainda mais clientes.

Indicadores de desempenho

Observar os indicadores de desempenho é fundamental para que você garanta a qualidade e eficiência das operações logísticas do seu e-commerce. Assim, você consegue identificar os gaps de processo e monitorar os resultados. Extravios, entregas, custos e informações sobre as rotas são alguns dos indicadores que podem ser medidos e avaliados periodicamente. Eles irão auxiliar na gestão do seu e-commerce – não somente no final do ano, como também nas demais datas importantes para o comércio eletrônico.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
E-commerce ou Marketplace: Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

E-commerce ou marketplace: qual modelo de negócio é a melhor alternativa para o seu empreendimento? Leia nosso post e descubra!

Cross Docking: Entenda esse conceito e as 3 principais formas que ele é aplicado nas empresas

Neste post, explicaremos o significado do termo Cross Docking, bem como o modo que normalmente ele é empregado nos negócios. Acompanhe!