Não é de hoje que as datas sazonais carregam grande peso para o faturamento do comércio. No e-commerce não é diferente e estar de olho no calendário faz a diferença para preparar o terreno com antecedência.
Com a aproximação das festas de final de ano, há também um aumento quase que natural das vendas no comércio – inclusive no eletrônico. E esse incremento, percebido no período, impacta diretamente na logística da sua loja virtual.
Por isso, saber aproveitar as oportunidades de vendas e preparar as operações logísticas para o final do ano é essencial. Confira nossas dicas a seguir!
1 – Boas práticas que refletem no ano inteiro
Já abordamos aqui no blog algumas dicas para a sua loja on-line se preparar para os períodos sazonais e datas importantes para o e-commerce.
O estoque, a capacitação da equipe de atendimento e o prazo de entrega são alguns dos cuidados principais, sempre reforçados nessas datas.
Se o seu negócio já aplicou algumas dessas dicas e percebeu bons resultados, não esqueça de mantê-los também em suas operações logísticas de final de ano – além, é claro, de aperfeiçoá-los.
2 – Invista em campanhas nas redes sociais
As redes sociais funcionam como vitrines de alta visibilidade para os e-commerces. Em uma campanha de data sazonal, é imprescindível integrar a estratégia e comunicação da loja com as redes para engajar o cliente com o seu e-commerce. Assim, além de fortalecer a sua marca, as chances de conversão só tendem a crescer.
3 – Aposte no e-mail marketing
O e-mail marketing está aí para provar e mostrar a sua força para campanhas sazonais, principalmente para nutrir a sua base antes do momento de compra. Ou seja, a ferramenta é uma ótima opção para engajar os seus contatos e incentivar a compra. Ofereça ofertas exclusivas para quem já tem relacionamento com a sua marca.
4 – Dê opções de frete diferenciadas
O frete é um importante fator de decisão em uma compra online. Quando o cliente tem diferentes opções para receber seu produto, como entrega expressa, compre online e retire na loja ou transportadoras com diferentes prazos e valores, favorece a experiência de compra e aumenta as chances de conversão.
5 – Fique atento aos canais de vendas e atendimento
Com o aumento da procura, os canais de atendimento costumam ser mais movimentados para esclarecimento de dúvidas pré e pós venda. Para garantir uma boa experiência de compra, redobre a atenção em cada ponto de contato e faça com que seu cliente se sinta confortável e confiante em comprar na sua loja.
6 – Proporcione uma experiência incrível
Por mais que a compra online não tenha contato físico, é possível proporcionar diversas experiências positivas para conquistar de vez o seu público.
Além de oferecer opções de entregas rápidas que fazem brilhar os olhos de quem compra pela internet, preparar brindes e mimos surpresa sempre contribui para uma avaliação positiva e uma lembrança de marca afetiva.
7- Parceiros logísticos confiáveis
Também já falamos aqui no blog da importância da logística para a retenção de clientes no comércio eletrônico. Com o aumento da demanda do final do ano, um parceiro confiável se torna ainda mais importante.
Alinhar a dinâmica de entrega com os prazos estipulados e garantir o cumprimento destes junto ao parceiro são processos fundamentais. Considere as adversidades do período e prometa prazos de entrega passíveis de serem cumpridos.
8 – Investimento em tecnologia
Estar atento aos recursos tecnológicos disponíveis é essencial para aperfeiçoar as operações logísticas do seu e-commerce. É por meio da tecnologia que rotinas podem ser automatizadas e setores integrados.
Leia também:
Tecnologias na logística: vantagens de investir em inovação
Por isso, busque se manter atualizado e analisar como esses recursos podem ser aplicados para ajudar no gerenciamento do seu e-commerce, do estoque à entrega.
9 – Indicadores de desempenho
Observar os indicadores de desempenho é fundamental para que você garanta a qualidade e eficiência das operações logísticas do seu e-commerce.
Assim, você consegue identificar os gaps de processo e monitorar os resultados. Extravios, entregas, custos e informações sobre as rotas são alguns dos indicadores que podem ser medidos e avaliados periodicamente.
Eles irão auxiliar na gestão do seu e-commerce – não somente no final do ano, como também nas demais datas importantes para o comércio eletrônico.
Conte com uma transportadora parceira para otimizar operações logísticas para final do ano
Com o aumento das vendas, é essencial ter parceiros próximos e preparados para atender a demanda com excelência, ainda mais quando o assunto é transportadora.
A Diálogo Logística, braço de e-commerce da BBM Logística, atua com o transporte de mercadorias em mais de 2.000 municípios, proporcionando experiências positivas para clientes e lojas virtuais.
A Diálogo está presente em 13 estados brasileiros e nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, apresentando um crescimento significativo, ganhando mercado e expandindo, ainda mais, a sua presença no segmento.
Com base na tecnologia e inovação, oferecemos serviços e recursos alinhados com as necessidades do mercado, tornando a operação logística uma área determinante para o sucesso do e-commerce.
Quer saber mais como preparar a logística do seu e-commerce para as próximas datas comemorativas? Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.