Como manter sua empresa resiliente frente aos desafios na logística

Crescer é o objetivo de toda empresa, porém, quando não há planejamento e compreensão dos desafios que o aumento de demanda implica, os problemas podem ser grandes. Com o crescimento acelerado do mercado de compras online, os desafios da logística também aumentaram, exigindo que as empresas tenham maior resiliência frente a essas situações.

A logística é considerada um setor estratégico para o e-commerce. Isso porque ela é responsável pela tangibilização da compra feita pela internet, levando o produto até as mãos do comprador em perfeito estado. Dessa forma, quando há crescimento no volume de vendas, o alerta para adequar a operação logística deve ser ativado, pois as chances de colocar tudo em risco são grandes.

Nesse artigo, vamos ver quais são os principais desafios da logística para manter as entregas com qualidade quando há um aumento de demanda e da concorrência. Confira!

 

5 maiores desafios da logística que as empresas enfrentam

 

Estoque e distribuição

Uma boa gestão de estoque pode ser um diferencial competitivo para a operação. Definir um espaço estratégico e categorizar os itens na organização é uma maneira inteligente de minimizar os desafios da logística quando o volume de vendas aumenta. O mesmo acontece com a distribuição e seu local de armazenagem. O desafio, nesse caso, é fazer com que os pontos de distribuição estejam localizados estrategicamente para dar mais agilidade nas entregas. Quando não há essa organização e a distribuição está fora da rota estratégica, os atrasos começam a aparecer, pois a demora no processamento dos pedidos se torna uma realidade.

Experiência do cliente

Oferecer uma boa experiência de compra vai além da finalização do pedido dentro do site. Esse é apenas o início da jornada do cliente. A operação logística deve fazer parte do processo de experiência do consumidor, buscando soluções para realizar uma entrega incrível, cumprir os prazos, manter a mercadoria em perfeito estado e elevar a qualidade do serviço como um todo – e, por fim, fidelizar os clientes.

Alto custo do frete

Um dos desafios na logística mais expressivos é o alto custo que o frete representa para uma empresa. Infelizmente, fatores externos têm participação direta nesse ponto, como a qualidade das rodovias, o preço do combustível e a falta de segurança para o transporte de cargas. Em um cenário como esse, a solução é investir em tecnologias inteligentes para mapear as melhores rotas em pouco tempo, reduzindo a duração de viagem e evitando regiões de risco que possam colocar a carga em perigo.

Acompanhamento da entrega

A falta de acompanhamento da carga durante o transporte ainda é um dos desafios na logística que ganham destaque. Isso porque, quando não há rastreamento, as chances de extravio – e até mesmo roubo – são maiores, revertendo em prejuízo para a empresa, para a transportadora e para o cliente. Rastrear a entrega, além de ser um recurso de grande importância para a operação, potencializa a experiência do cliente, que pode se planejar da melhor forma para receber sua compra. 

Logística reversa

Se realizar uma entrega respeitando todas as exigências de cada etapa e sem perder o prazo é um desafio, imagine quando a situação é ao contrário. Segundo o artigo 49 do CDC, o comprador pode se arrepender da compra realizada e devolver o produto até 7 dias após a entrega, independentemente do motivo. Quando um e-commerce cresce, esse tipo de situação também se torna mais comum e, assim, deve ganhar mais atenção. 

Quando não é muito bem trabalhada, a logística reversa pode ser motivo de grande confusão dentro da operação, mas, se bem feita, também pode servir para encantar o cliente. O ideal é ter parceiros que facilitem esse processo e oferecer um atendimento transparente e personalizado para que o cliente não tenha mais preocupações.

 

Como superar os desafios e tornar sua empresa mais competitiva

 

A expansão das operações traz inúmeros benefícios para a empresa, porém é preciso ter resiliência para superar os desafios. Embora eles sejam inevitáveis, há diversas possibilidades e soluções para otimizar os processos e elevar o patamar da empresa. 

Uma maneira de enfrentar esses desafios é acompanhar as tendências do mercado, entender como elas estão impactando o setor e como a empresa pode se adaptar. 

Atualmente, ações que têm chamado a atenção positivamente tanto para a otimização logística como para a experiência do consumidor são soluções omnichannel, por exemplo. O ship from store, modalidade na qual as lojas físicas se tornam também um pequeno centro de distribuição, e o same day delivery, que realiza entregas no mesmo dia em que foi realizada a compra são alguns exemplos de estratégias diferenciadas. 

Além disso, é preciso também buscar tecnologias, ter bons parceiros e contar com o suporte de uma transportadora de confiança para garantir que as entregas ocorram com transparência, agilidade e eficácia em todas as etapas. Se você quiser saber como a Diálogo Logística Inteligente pode te ajudar a superar os desafios da logística, entre em contato conosco

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