Avarias e Extravios: Saiba como proceder nessa situação

Com o fim do ano se aproximando as compras tendem a ter um crescimento considerável. Com a tecnologia cada dia mais avançada, devido à comodidade, facilidade, e na maioria das vezes, à preços tentadores, muitos clientes optam por realizar suas compras através das lojas virtuais. Obviamente que ao se comprar um produto, gera-se uma ansiedade natural no cliente, o qual anseia em receber a sua compra em perfeito estado e dentro do prazo estipulado.

 

Dessa forma, obter um bom nível de satisfação do cliente é algo almejado por todas as empresas. Um cliente contente é marketing gratuito para seu negócio, pois, estando ele satisfeito, haverá comentários com outros consumidores potenciais, aumentando a disseminação do seu nome no mercado. Entretanto, a mesma situação pode ser aplicada quando se trata do marketing negativo. Quando ocorrem falhas durante o transporte, como atrasos, avarias e extravios nas entregas, a propaganda negativa se propaga e, com isso, a empresa perde a confiança e seu nome começa aparecer em sites de reclamação.

 

Consequências nada agradáveis para a rentabilidade do negócio. Perde-se não apenas o cliente atingido pelo problema, mas compromete a chance de entrada de outros potenciais.

 

Como evitar as avarias e extravios?

 

As empresas podem contar com os KPIs, que são indicadores de desempenho e podem ser aplicados em qualquer setor. Eles são utilizados para o acompanhamento dos processos e levantamento de dados sobre determinada atividade. No caso da aplicação na logística, o intuito é o monitoramento das atividades para alcançar altos níveis de qualidade e, consequentemente, a satisfação máxima do cliente.

 

Ao monitorar o desempenho logístico, é essencial que a empresa evidencie fatores que causem prejuízo ao cliente. Logo, um KPI que mostre o percentual de avarias e extravios nas entregas durante o transporte é essencial para mapear o porquê do problema acontecer e começar a tratar os motivos das falhas. Esse indicador tem como objetivo final tratar as causas das avarias e extravios, eliminando-as a partir de uma solução robusta, para que casos como esses não voltem a ocorrer.

 

As avarias e extravios podem ocorrer por inúmeros motivos

  • Empilhamento fora do determinado pela embalagem;
  • Exposição do material à umidade ou altas temperaturas, dada pela escolha errada do veículo;
  • Amassamento ou queda do material por falta de amarração dentro do veículo;
  • Embalagem não apropriada ao produto;
  • Desgaste ou arranhões no produto por conta de movimentação sem equipamento inadequado.

 

Imprevistos acontecem, mas, quando as falhas são mapeadas, encontrar em qual parte da operação o erro está ocorrendo, torna a solução do problema muito mais simples. Sabendo, por exemplo, que a avaria que mais ocorre na sua operação é a de amassamento da carga, um estudo mais aprofundado pode verificar que o motivo é a falta instrução aos motoristas sobre o empilhamento de cada produto.

 

Uma logística que visa alcançar altos níveis de qualidade tem mais espaço no mercado e, por esse motivo, deve estar dentro dos objetivos estratégicos da empresa. A adoção dos KPIs é uma boa forma de gerenciar riscos e monitorar o desempenho geral da operação, assim, a empresa não trabalhará constantemente apagando incêndios e resolvendo problemas de forma corretiva, mas sim com planejamento e dados concretos, de maneira preventiva.

 

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