Clube de assinatura de livros: saiba como o Leiturinha tem sucesso na logística

Um clube de assinatura de livros não é um modelo de negócio tão recente. Porém, tem ganhado destaque nos últimos anos e algumas empresas têm investido não só nos livros, mas também na experiência do cliente.

O mercado de clube de assinaturas está em alta. Para se ter uma ideia, o crescimento do setor em 2020 foi de 60% em relação ao ano anterior. O segmento de livros representa  27% do total de clubes de assinatura e fica na primeira posição na preferência dos consumidores. 

Bons exemplos não faltam. Cases de sucesso de clubes de assinaturas de livros, como a Leiturinha e a TAG, só reforçam o potencial que esse mercado tem. Ainda mais quando há atenção para todos os pontos de contato durante os processos da cadeia.

Nesse artigo, você verá a importância de um parceiro de logística na estratégia de um clube de assinatura, além de conhecer de perto o case da Leiturinha. Confira!

Logística do clube de assinaturas: por que é essencial para fidelizar os clientes

A logística é um fator crucial para que qualquer clube de assinatura funcione. Isso porque, para que os produtos cheguem em perfeito estado e dentro do prazo recorrente, todo o processo de entrega deve estar integrado e alinhado com a proposta da empresa.

Quando o assunto é fidelidade dentro do clube de assinatura, é importante ter atenção a diversos fatores, como é o caso da escolha da empresa que ficará responsável pela entrega de todos os assinantes. 

Até porque, uma das vantagens de estar associado a um clube de assinatura é a previsibilidade do recebimento. Se o clube não contar com uma operação altamente eficaz, cuidadosa e atenta aos prazos, as chances de não cumprir o cronograma de entrega são grandes. 

A automatização dos processos é fundamental para garantir que a logística de um clube de assinatura ganhe tração e que todas as etapas estejam conectadas – desde a montagem dos kits até o recebimento no prazo e sem nenhuma avaria. 

Quando há preocupação em otimizar o processo logístico, o clube de assinatura pode conquistar ganhos significativos. Por exemplo: a fidelidade dos assinantes, a redução do custo geral e ganho de tempo que pode ser utilizado em outras esferas, como no marketing ou novos negócios.

O caso de sucesso do clube de assinatura Leiturinha

O clube de assinatura de livros Leiturinha é um grande exemplo de que a atenção na logística tem grande peso para a evolução do negócio.

Conhecida por ser o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, a Leiturinha surgiu a partir da vontade de incentivar e transformar o hábito da leitura para o público infantil. 

O clube de assinatura funciona em duas etapas simples. A primeira é a escolha do plano ideal para cada assinante. As opções estão divididas entre Mini, com o envio de 1 livro por mês, Uni, com o envio de 1 livro por mês mais um item surpresa, e Duni, com o envio de dois livros por mês mais itens surpresas. 

A segunda etapa é o envio dos itens de acordo com cada fase de desenvolvimento das crianças, selecionados por especialistas. 

Devido ao fato do Brasil ser um país muito extenso e com grandes dificuldades logísticas, conseguir entregar os produtos em todos os endereços, no prazo prometido e nas condições adequadas, é um grande desafio. 

Para o general manager de produtos offline da Leiturinha, Leonardo de Paula, a maneira de garantir que tudo ocorra dentro do esperado é contar com uma logística de excelência, impactando positivamente mais de 170 mil famílias em todo o país em mais de 5 mil cidades. 

“Todo o trabalho de curadoria, seleção, embalagem e preparação de conteúdo só chega ao destino final porque contamos com parceiros que realmente se responsabilizam pela ponta da cadeia e entregam nos prazos certos os produtos da Leiturinha para as famílias”, afirma de Paula.

Diálogo e Leiturinha: como funciona o sistema de logística

A Diálogo ajuda a Leiturinha a realizar as entregas aos assinantes do clube de leitura, cumprindo as diretrizes da marca e se preocupando em manter a qualidade em todas as recorrências.

Com soluções focadas no cliente, agilidade na entrega e rastreamento online, a Diálogo tem feito parte do sistema de logística com foco na experiência proposta pela marca, sendo um braço importante dentro da operação logística do clube de assinatura.

Leonardo de Paula destaca: “É fundamental que todos os nossos parceiros entendam a sensibilidade e importância de Leiturinha dentro das famílias, para que atuem como uma extensão da experiência fazendo com que toda a cadeia esteja empenhada em entregar o melhor para os nossos pequenos.”

Diferenciais na logística do Clube de Assinatura

O sistema logístico da Leiturinha tem o tempo médio de entrega de 3 dias, desde o local de operação do clube de assinatura até o endereço de destino do kit.

As entregas aos clientes são realizadas sempre no mesmo período do mês anterior, assim, todo mês existe uma expectativa do cliente para receber o novo kit. Com isso, o processo logístico é responsável por entregar o produto na data certa com o volume impecável ao destino final.

Outro diferencial da logística para o clube de assinatura de livros Leiturinha é a atenção especial ao recebedor. Como todo mês são feitas entregas aos mesmos clientes, os entregadores já sabem os horários que eles estão em casa, garantindo maiores chances de sucesso de entrega, evitando horários que possivelmente não encontrarão ninguém em casa para receber o kit do mês.

“O impacto que causamos é nacional e muito grande. Contamos sempre com nossos parceiros logísticos para continuar a realizar um trabalho de excelência e não falhar com a entrega que prometemos, correndo o risco de afetar a experiência de nossos queridos assinantes”, finaliza o gerente.

Quer saber como a Diálogo pode impactar positivamente o processo logístico do seu clube de assinatura ou das necessidades logísticas da sua empresa? Solicite um orçamento com a nossa equipe.

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