Em 2019, uma palavra tem dominado as discussões sobre o varejo: inovação. Com toda a tecnologia disponível, empresas precisam avaliar suas necessidades e saber bem como utilizar essa tecnologia a seu favor.
Cada vez mais os consumidores estão buscando algo que consideram tão importante ou até mais importante que o preço: uma experiência de compra positiva. E para oferecer essa experiência aos seus clientes, as organizações precisam se modernizar e entregar não só um bom produto, mas uma verdadeira experiência aos seus clientes.
Pensando nisso, nós elencamos algumas das principais inovações que prometem invadir o varejo em 2019. Saiba quais são elas e como pode você utilizá-las no seu negócio.
Experiência do usuário
Com tantas opções para todos os produtos e serviços que o cliente busca, o que vai fazer a diferença na hora de escolher é a experiência do usuário. Os clientes buscam uma vivência única e personalizada no momento da compra, seja na loja física ou no ambiente virtual (e-commerce, aplicativo etc).
Sua empresa pode sugerir produtos de acordo com as compras anteriores, pode criar um programa de fidelidade, um ambiente exclusivo para membros, entre outras iniciativas que podem fazer com que o seu negócio esteja um passo à frente da concorrência.
Jornada de Compra (phygital)
Até pouco tempo atrás, a jornada de compra dos clientes era linear: o primeiro passo era o aprendizado e descoberta, depois vinha o reconhecimento do problema, a consideração da solução e por fim a decisão de compra.
Especialistas apontam que uma das inovações para o varejo em 2019 é o fim desse processo e a chegada do phygital. A palavra é a união de físico e digital (physical e digital, em inglês) e representa uma simbiose entre a loja física e a loja virtual.
Se antes o cliente ia até a loja para conhecer os produtos disponíveis, ver as novidades e saber tudo ao conversar com o vendedor, agora o varejo precisa se revolucionar.
O phygital pressupõe que o cliente terá toda a informação que precisa na palma da mão. Pode funcionar como um catálogo da loja, um mapa de localização para locais maiores e como uma central de informações sobre os produtos, entre tantas outras possibilidades. Neste último exemplo, os produtos expostos nas lojas podem estar com um QR Code que, quando lido pelo smartphone, apresenta dados e informações relevantes.
Um exemplo de abordagem phygital que tem dado certo é a C&A. Hoje, o cliente que comprar uma peça pelo site pode realizar uma troca em qualquer loja física da marca.
Outro exemplo são algumas lanchonetes estrangeiras. O cliente pode estar diante do balcão, mas para facilitar sua experiência, ele faz o pedido e realiza o pagamento pelo aplicativo do restaurante. Ao final, ele retira o pedido no balcão.
Outra novidade está nas formas de realizar o pagamento e receber a mercadoria. Há alguns anos, os cartões de crédito e débito dominaram os caixas de pagamento e praticamente fizeram desaparecer as células de papel e os cheques. Agora é a vez dos pagamentos online, por aplicativos, pulseiras e diversas outras tecnologias.
Onde investir
A tecnologia está aí para ajudar pessoas e empresas, mas é fundamental saber onde investir. A sintonia entre inovação e redução de custos deve nortear as empresas em 2019. As inovações que estão chegando no mercado devem ser avaliadas para se adequarem ao seu negócio.
Por isso, faça um estudo breve para compreender quais as inovações para o varejo podem ajudar a alavancar sua empresa em 2019 e invista certo.
Continue acompanhando o blog da Diálogo para ficar por dentro de inovações, tecnologia e melhores práticas para transformar a relação do seu negócio com os clientes e a logística.