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Inteligência Artificial para E-commerces: o que você pode esperar de novidades para os próximos anos

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Por mais que pareça que a Inteligência Artificial (IA) esteja distante do nosso dia a dia, o mercado já a utiliza para diversas funções em comércios, indústrias e gestão. Uma de suas aplicações mais eficientes é a favor dos e-commerces e sua árdua tarefa de serem bem sucedidos na internet.

Como aliada dos e-commerces, a IA pode gerenciar tarefas diárias, das mais complexas às mais fáceis, poupando o tempo de trabalho operacional e liberando as equipes para pensarem estrategicamente.

Muitas das funcionalidades dos e-commerces hoje já funciona com IA, mas podemos esperar novidades nos próximos anos. Pensando nisso, trouxemos quatro recursos que ajudarão a melhorar a experiência do seu cliente e seu desempenho como loja online.

 

 

Busca Visual

Uma das formas com que a IA tem modificado os e-commerces é por softwares de busca visual. Com esse tipo de busca, o usuário faz upload de uma imagem e o sistema busca um produto com exata correspondência ou semelhante.

Assim, quando o cliente carregar a foto de um sapato vermelho, por exemplo, o sistema mostrará todos os sapatos vermelhos em estoque se pareçam com a foto carregada. Essa é uma forma de simplificar a procura, especialmente quando o usuário está em busca de algo específico e não sabe quais palavras-chave usar.

 

 

Mescla do online com o offline

O uso da Inteligência Artificial modificará, até mesmo, a relação do online com o offline, especialmente se estivermos falando de um e-commerce que também tenha uma loja física. Nesse caso, o papel da IA será de diminuir a barreira entre os dois estados, utilizando ambas para alimentar um único CRM.

O comportamento do cliente offline, então, por exemplo, será levado em conta para sugerir produtos na loja online, enquanto a mesma coisa acontecerá vice-versa. Automaticamente, o CRM ficará mais rico de informações, personalizando a experiência do cliente.

 

 

Personalização de recomendação

Hoje, a personalização de sugestões nos e-commerces acontece por grupos. Ou seja, se um grupo de pessoas colocou um item na sacola e, em seguida, visualizou um segundo item, as chances de o sistema sugerir o segundo item para quem visualizar o primeiro é grande.

Com softwares de Inteligência Artificial, essa recomendação acontece de maneira mais personalizada. O usuário terá esse tipo de recomendação baseada em seu próprio histórico de navegação no site, preferências de compra e perfil. Uma recomendação com chances de venda muito maiores.

 

 

Monitoramento de preços da concorrência

Por meio de softwares, a Inteligência Artificial também pode fazer o papel de pesquisa e comparação de preços da concorrência. Mas não apenas isso. A IA poderá, também, atualizar automaticamente os preços do seu e-commerce para se tornarem mais competitivos.

Essa precificação dinâmica aconteceria de acordo com certos parâmetros configurados pelo próprio e-commerce, mas a intenção é intensificar a competitividade e aumentar as chances de conversão.

Mesmo que estas funcionalidades possam parecer desafiadoras, os e-commerces só têm a ganhar investindo em inteligência artificial e automação de processos. Se quiser entender melhor a relação da IA com a logística, leia este artigo.

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