Conheça as principais tendências de logística para 2018

Com a chegada de um novo ano, os negócios também devem estar atentos às tendências de suas áreas de atuação. No setor de logística, por exemplo, muitas das evoluções e boas práticas surgem a partir das demandas dos próprios clientes.
O aumento das vendas on-line e a busca por agilidade e mais comodidade para realizar as compras fez com que os diferentes segmentos se adequassem. Do varejo à logística, é preciso estar atento. Por isso, no post de hoje separamos algumas das principais tendências de logística para 2018. Confira!

Economia compartilhada

A economia compartilhada (ou de compartilhamento) consiste em dividir um espaço ou um serviço, buscando a redução de custos e minimização dos impactos no meio ambiente. Ela tem ganhado espaço no mundo inteiro. Prova disso são iniciativas como Uber e Airbnb. Na logística, ela se desenha como uma tendência por reduzir custos e otimizar espaços. Ou seja, muitas empresas de logística podem alugar seus galpões e/ou sua frota, ou ainda, terceirizar alguns serviços que são feitos em menor escala. Com isso, é possível reduzir significativamente os custos operacionais.

Uso de sensores

Definir e controlar as entregas por meio de sensores é uma das principais aplicações da Internet das Coisas (IoT) e uma tendência de logística para 2018. Eles podem enviar informações sobre as rotas, fazendo um rastreamento em tempo real. Outra vantagem dos sensores é sua longa vida útil.

Transporte autônomo

Apesar de muitos afirmarem que investir nas tecnologias de transporte autônomo pode parecer precipitado, muitas oportunidades já se desenham nesta área. Os caminhões semiautônomos e elétricos já estão sendo testados por empresas da Alemanha e Suécia; os drones também já estão sendo utilizados para a realização de entregas e as empilhadeiras autoguiadas estão se tornando realidade. O que todas essas tecnologias têm em comum? Proporcionam mais agilidade aos processos, tornando-os mais baratos e seguros.

Inteligência de dados

As empresas de logística “produzem” uma infinidade de dados. São informações sobre os clientes, as rotas e trechos percorridos, entregas realizadas, entre muitas outras. Produzir inteligência a partir dos dados lhe ajudará a compreender melhor a dinâmica do mercado, os clientes, e aumentar a competitividade do seu negócio, destacando-o diante os concorrentes.
Sabemos que nem todas as tendências de logística para 2018 são passíveis de serem aplicadas no dia a dia de sua empresa, mas é sempre bom conhecê-las e perceber como elas podem fazer sentido para o seu negócio, não é mesmo? Quem sabe alguma delas pode ser adequada à sua realidade e contribuir para tornar sua empresa ainda mais competitiva?!

Com informações de: Trade Technologies e Youride

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Vendas on-line impulsionam os negócios em época de crise

Entenda como os recursos digitais conseguiram salvar as vendas Em tempos de crise, os consumidores...

Três dicas para evitar roubo de cargas

Saiba como minimizar riscos de assaltos a centros de distribuição e durante trajeto das entregas...