Com a chegada de um novo ano, os negócios também devem estar atentos às tendências de suas áreas de atuação. No setor de logística, por exemplo, muitas das evoluções e boas práticas surgem a partir das demandas dos próprios clientes.
O aumento das vendas on-line e a busca por agilidade e mais comodidade para realizar as compras fez com que os diferentes segmentos se adequassem. Do varejo à logística, é preciso estar atento. Por isso, no post de hoje separamos algumas das principais tendências de logística para 2018. Confira!
Economia compartilhada
A economia compartilhada (ou de compartilhamento) consiste em dividir um espaço ou um serviço, buscando a redução de custos e minimização dos impactos no meio ambiente. Ela tem ganhado espaço no mundo inteiro. Prova disso são iniciativas como Uber e Airbnb. Na logística, ela se desenha como uma tendência por reduzir custos e otimizar espaços. Ou seja, muitas empresas de logística podem alugar seus galpões e/ou sua frota, ou ainda, terceirizar alguns serviços que são feitos em menor escala. Com isso, é possível reduzir significativamente os custos operacionais.
Uso de sensores
Definir e controlar as entregas por meio de sensores é uma das principais aplicações da Internet das Coisas (IoT) e uma tendência de logística para 2018. Eles podem enviar informações sobre as rotas, fazendo um rastreamento em tempo real. Outra vantagem dos sensores é sua longa vida útil.
Transporte autônomo
Apesar de muitos afirmarem que investir nas tecnologias de transporte autônomo pode parecer precipitado, muitas oportunidades já se desenham nesta área. Os caminhões semiautônomos e elétricos já estão sendo testados por empresas da Alemanha e Suécia; os drones também já estão sendo utilizados para a realização de entregas e as empilhadeiras autoguiadas estão se tornando realidade. O que todas essas tecnologias têm em comum? Proporcionam mais agilidade aos processos, tornando-os mais baratos e seguros.
Inteligência de dados
As empresas de logística “produzem” uma infinidade de dados. São informações sobre os clientes, as rotas e trechos percorridos, entregas realizadas, entre muitas outras. Produzir inteligência a partir dos dados lhe ajudará a compreender melhor a dinâmica do mercado, os clientes, e aumentar a competitividade do seu negócio, destacando-o diante os concorrentes.
Sabemos que nem todas as tendências de logística para 2018 são passíveis de serem aplicadas no dia a dia de sua empresa, mas é sempre bom conhecê-las e perceber como elas podem fazer sentido para o seu negócio, não é mesmo? Quem sabe alguma delas pode ser adequada à sua realidade e contribuir para tornar sua empresa ainda mais competitiva?!
Com informações de: Trade Technologies e Youride