Conheça as principais tendências de logística para 2018

Com a chegada de um novo ano, os negócios também devem estar atentos às tendências de suas áreas de atuação. No setor de logística, por exemplo, muitas das evoluções e boas práticas surgem a partir das demandas dos próprios clientes.
O aumento das vendas on-line e a busca por agilidade e mais comodidade para realizar as compras fez com que os diferentes segmentos se adequassem. Do varejo à logística, é preciso estar atento. Por isso, no post de hoje separamos algumas das principais tendências de logística para 2018. Confira!

Economia compartilhada

A economia compartilhada (ou de compartilhamento) consiste em dividir um espaço ou um serviço, buscando a redução de custos e minimização dos impactos no meio ambiente. Ela tem ganhado espaço no mundo inteiro. Prova disso são iniciativas como Uber e Airbnb. Na logística, ela se desenha como uma tendência por reduzir custos e otimizar espaços. Ou seja, muitas empresas de logística podem alugar seus galpões e/ou sua frota, ou ainda, terceirizar alguns serviços que são feitos em menor escala. Com isso, é possível reduzir significativamente os custos operacionais.

Uso de sensores

Definir e controlar as entregas por meio de sensores é uma das principais aplicações da Internet das Coisas (IoT) e uma tendência de logística para 2018. Eles podem enviar informações sobre as rotas, fazendo um rastreamento em tempo real. Outra vantagem dos sensores é sua longa vida útil.

Transporte autônomo

Apesar de muitos afirmarem que investir nas tecnologias de transporte autônomo pode parecer precipitado, muitas oportunidades já se desenham nesta área. Os caminhões semiautônomos e elétricos já estão sendo testados por empresas da Alemanha e Suécia; os drones também já estão sendo utilizados para a realização de entregas e as empilhadeiras autoguiadas estão se tornando realidade. O que todas essas tecnologias têm em comum? Proporcionam mais agilidade aos processos, tornando-os mais baratos e seguros.

Inteligência de dados

As empresas de logística “produzem” uma infinidade de dados. São informações sobre os clientes, as rotas e trechos percorridos, entregas realizadas, entre muitas outras. Produzir inteligência a partir dos dados lhe ajudará a compreender melhor a dinâmica do mercado, os clientes, e aumentar a competitividade do seu negócio, destacando-o diante os concorrentes.
Sabemos que nem todas as tendências de logística para 2018 são passíveis de serem aplicadas no dia a dia de sua empresa, mas é sempre bom conhecê-las e perceber como elas podem fazer sentido para o seu negócio, não é mesmo? Quem sabe alguma delas pode ser adequada à sua realidade e contribuir para tornar sua empresa ainda mais competitiva?!

Com informações de: Trade Technologies e Youride

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A logística como fator competitivo no e-commerce

Segundo pesquisa da Lett, “96% dos e-commerces no Brasil não oferecem uma boa experiência de...

Como reduzir custos logísticos em sua operação online

Quando se fala em redução de custos logísticos no e-commerce, precisamos interpretar como: benefícios para...

Para solicitações de Direitos previstos na Lei Geral de proteção a dados você deverá seguir o caminho clicando conforme o caminho a seguir:

Acessar o link abaixo:

Seus Direitos e Solicitações

Clicar em Registre seu relato

pagina_denuncias

Ler os termos de uso e clicar em Registre o seu relato

Preencher o campo como identificado

Em tipo de Relato selecionar Privacidade | Solicitação de Direitos

Descrever sua solicitação se identificando para que seu pedido possa ser atendido.