Blog
Diálogo
Logística Inteligente

frota própria ou frota terceirizada

Frota própria ou frota terceirizada. Saiba qual a melhor opção de acordo com a necessidade do negócio

em por

Ao escolher entre frota própria ou frota terceirizada para realizar a entrega de seus produtos, o empresário, na verdade, terá que optar entre controle e praticidade. Isso porque, se preferir ser dono da frota, estará no comando de toda a operação. Ele poderá alterar e traçar novas rotas, controlar datas e, em consequência, manter-se a par de tudo o que acontece. Por outro lado, terceirizando o setor de transporte, o empresário não terá que se preocupar com os veículos, com a manutenção, com a supervisão de motoristas e gestor de logística e uma infinidade de fatores que envolvem a área de logística. Mesmo terceirizando o serviço, o empresário continua informado sobre todas as entregas e da operação da contratada como um todo.

Mas enfim, qual a melhor opção: frota própria ou frota terceirizada? Tudo depende do que é prioridade para o empresário. Se este quer qualidade e praticidade, a melhor escolha é investir em uma frota terceirizada. Isso porque poderá deixar a cargo de uma empresa de confiança todas as operações que envolvem a logística. Quem trabalha com entregas sabe que não adianta fazer muitas vendas e não ter estrutura para entregá-las. Com uma empresa terceirizada de logística, é possível ter à disposição um sistema de primeira e não sobrecarregar o negócio com profissionais exclusivos a isso e gastos com a infraestrutura necessária.

Separamos quatro fatores que regem qualquer negócio e que podem ser decisórios na hora de optar por uma frota particular ou terceirizada. Confira:

1. TEMPO

A economia compartilhada (ou de compartilhamento) consiste em dividir um espaço ou um serviço, buscando a redução de custos e minimização dos impactos no meio ambiente. Ela tem ganhado espaço no mundo inteiro. Prova disso são iniciativas como Uber e Airbnb. Na logística ela se desenha como uma tendência por reduzir custos e otimizar espaços. Ou seja, muitas empresas de logística podem alugar seus galpões e/ou sua frota, ou ainda, terceirizar alguns serviços que são feitos em menor escala. Com isso, é possível reduzir significativamente os custos operacionais.

Cada vez mais as experiências de compra online vêm ganhando espaço no mercado pela agilidade do transporte. O principal aliado das lojas físicas é a pronta entrega – o cliente já sai com o que precisa na mão. Quanto mais os e-commerces diminuírem a espera entre o momento da compra e o do recebimento da mercadoria, mais ganharão competitividade. Conheça os 3 principais desafios de logística para os e-commerces.

Para isso, é preciso ter uma frota grande e espalhada pelo território nacional. Assim, por mais que o centro de distribuição seja em Santa Catarina, os produtos que vão para o Rio Grande do Sul e Paraná, por exemplo, conseguem simultaneamente chegar rapidamente. Carros de menor porte também ajudam na agilidade dentro das cidades.

2. Gestão

Uma frota própria carece de pessoas dedicadas à logística. Não só um gestor, mas também motoristas e responsáveis pelo carregamento do veículo. Dependendo do tamanho da operação da empresa, essa equipe pode ser maior ou menor, mas não deixará de dedicar o seu tempo de trabalho exclusivamente com isso. O tamanho da equipe definirá o quanto será gasto com ela, mas o lojista pode contar no planejamento com pelo menos duas pessoas bem treinadas para dar conta do serviço. Para negócios menores, o dinheiro destinado para os honorários desse setor pode fazer falta em outros, como desenvolvimento do produto ou vendas.

3. Dinheiro

A manutenção é um fator que  deve ser colocado na ponta do lápis na hora de decidir entre uma frota própria ou frota terceirizada. O investimento inicial em carros já é alto, e se pensarmos em e-commerce, é preciso ter em mente que o público alvo é – pelo menos potencialmente – o país inteiro. Portanto, além dos carros o lojista ainda precisará do apoio de outra forma de locomoção para enviar os produtos para regiões distantes.

Mas vamos focar nos carros próprios: além do custo inicial, existem ainda gastos com combustível, motorista, manutenção e eventuais acidentes. Se a empresa tiver uma equipe pequena, também é importante que se destine alguém para cuidar exclusivamente da logística. O custo de uma frota própria, portanto, vai além do valor inicial pago no veículo, é importante calcular as despesas mensais.

Por outro lado, contratar uma empresa para fazer esse serviço também não é barato. Neste caso, o que vale a pena é fechar pacotes trimestrais ou de maior tempo, senão o custo com o transporte esporádico de mercadorias pode sair bem alto. Saiba o que considerar na hora de escolher um parceiro para o transporte de seus produtos.

4. Praticidade

Se tempo é dinheiro, a  praticidade ajuda o lojista a economizar os dois. Com rotas bem planejadas e processos bem alinhados, a logística não precisa ser um problema, pelo o contrário, pode ser um diferencial. Seja com frota própria ou frota terceirizada, o importante é ter os processos bem desenhados para entregar agilidade e confiança para o consumidor. Isso só acontece quando as dinâmicas são claras e práticas, não causando enrolação nem para o lojista nem para o comprador.

O ideal é contratar uma frota terceirizada que conheça as rotas mais utilizadas dentro da região de maior volume de vendas do negócio. Assim, além de economizar com desvios desnecessários, ainda é possível ganhar no fator tempo e entregar o produto em segurança e com agilidade.

Com todas essas informações em mãos, é importante pensar o que faz mais sentido no momento do negócio. O custo benefício da terceirização da logística precisa ser pensado a longo prazo. Com uma entrega ágil e segura, os custos com SAC e logística reversa serão reduzidos. Empresas como a Diálogo Logística se tornam parceiras dos lojistas, pela qualidade do atendimento. Assim, mantém o mesmo cuidado que uma frota particular teria com as mercadorias. Além disso, na Diálogo é feito o acompanhamento online das entregas, o que permite identificar problemas – como endereço errado e rastreamento de produto – rapidamente e assim resolvê-los.

Se a empresa busca  praticidade, agilidade e segurança investir em uma frota terceirizada é a melhor opção. Conheça os serviços da Diálogo Logística e faça um orçamento.

1 Comentário

Eduarda Fagundes Guarda

Sempre que posso eu leio os artigos. Eles são muito bons e agradáveis de ler. Sou estudante de engenharia de produção e pretendo seguir a carreira na área logística, então esses artigos são ótimos para eu ler. Parabéns.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *