No post de hoje falaremos sobre como preparar seu negócio, mais especificamente, a logística para a Black Friday, que neste ano de 2020, está marcada para o dia 27 de Novembro. E, se as expectativas para a Black Friday nos últimos anos já estavam altas, a edição deste ano promete números ainda mais expressivos.
Afinal, estamos acompanhando um momento importante para o e-commerce. Desde março deste ano, muita gente vem apostando na praticidade das compras pela internet, como forma de proteção durante a pandemia. Mas não foi só o número de consumidores que aumentou. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Brasil vem apresentando grande crescimento no número de lojas online. Só nos dois primeiros meses do isolamento social foram mais de 100 mil registros de novos negócios no setor.
Outra informação importante é que uma pesquisa realizada pela TracyLocke Brasil, em parceria com a startup Behup mostrou que 67% dos entrevistados pretende aproveitar a Black Friday 2020, e muitos deles já estão se preparando para a data. O estudo indica, ainda, que a edição deste ano promete um crescimento de 20% em relação ao mesmo período em 2019.
Diante de todas essas possibilidades de conquistar novas vendas, é preciso estruturar a operação do e-commerce e preparar a logística para a Black Friday.
Portanto, confira abaixo alguns pontos importantes para você considerar!
Faça da logística para a Black Friday sua aliada
Você sabia que uma das principais razões para o consumidor abandonar o carrinho de compras é o tempo de entrega muito longo e o frete muito caro? Então, nada mais estratégico do que reverter essa situação e usar a logística como um diferencial para conquistar e fidelizar os clientes, correto?
Desse modo, é importante salientar que o processo logístico não se resume à expedição e entrega do pedido. Ele tem início bem antes. Falando especificamente da logística para a Black Friday, podemos dizer que começa lá no planejamento das ações para a data promocional, quando você decide em qual mix de produtos seu e-commerce vai apostar como linha principal, se será necessário repor o estoque ou não e daí por diante.
Com base nisso, listamos algumas dicas para você aproveitar a logística como uma oportunidade de melhorar os resultados do seu negócio na Black Friday.
- Faça o planejamento das suas vendas;
- Controle o seu estoque;
- Tenha frete e prazos bem estabelecidos;
- Prepare sua loja para a alta demanda;
- Deixe a área de transportes organizada;
- Veja o frete como parte da estratégia;
- Trabalhe com alternativas de entrega;
- Alinhe os prazos de entrega;
- Otimize processos e embalagens;
- Evite erros e informações desencontradas;
- Saiba se Frete Grátis é uma possibilidade viável;
- Lembre-se que a Black Friday dura mais do que parece;
- Defina a Logística Reversa;
Conte com a Diálogo na sua logística para a Black Friday
Reconhecer a relevância da logística para a Black Friday como ferramenta para a conquista e fidelização de clientes, bem como para a melhora dos resultados, é o primeiro passo para transformá-la em um processo organizado e produtivo. Seguindo as nossas dicas, com certeza você chegará no dia 27 de novembro preparado para enfrentar os desafios desta data tão importante para o seu negócio.
E que tal contar com uma Logística Inteligente para auxiliar a sua empresa nessa missão? A Diálogo tem tudo para o seu negócio. Acesse o nosso site e confira!