E-commerce ou Marketplace: Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

E-commerce ou marketplace: qual modelo de negócio é a melhor alternativa? Para quem está pensando em realizar vendas online, é comum ficar na dúvida entre anunciar seus produtos em um site ou ter a sua própria loja digital. 

Para responder essa questão é preciso entender as características e as potencialidades de cada um, e é exatamente esse o assunto deste post. Acompanhe!

 

Qual a diferença entre E-commerce ou Marketplace?

 

Certamente você já leu ou ouviu falar nos dois termos: E-commerce ou Marketplace. Talvez, também tenha pensado que ambos são iguais, mas não é exatamente assim.

Na prática, E-commerce ou Marketplace são dois modelos de plataforma são lojas online tradicionais. As marcas vendem os produtos por lá, sem nenhuma diferença. O que acontece é que o modo de funcionamento é bem diferente, só que nem sempre isso impacta o consumidor.

O e-commerce é uma loja online em que a marca vende seus produtos, cuidando de todo o processo, desde a compra até a entrega. Naturalmente, nesse processo, pode haver a terceirização de algum serviço, mas a certeza é de que o produto adquirido vem diretamente dessa empresa. A marca só vende ao consumidor o que ela tem em seu estoque próprio e que faz parte de seu rol de produtos.

Entretanto, no marketplace, isso funciona de forma diferente. São plataformas online que reúnem produtos de diversas lojas, oferecendo uma gama muito mais ampla de itens. 

O consumidor compra da marca que é dona do varejo digital, ou seja, daquele site, porém, os produtos são de outras marcas. Em outras palavras, o marketplace é como se fosse uma grande vitrine em que diversas empresas expõem seus itens.

Além dessas duas diferenças mais básicas, que se referem justamente ao modelo de negócio, essas plataformas de E-commerce ou Marketplace têm um modo de funcionamento único.

Isso também impacta uma série de outras questões, como o investimento e a operação logística. São questões muito importantes e que devem ser conhecidas a fundo, seja por gerentes e empresários, ou pelo consumidor.

 

E-commerce ou Marketplace: Como funciona a gestão de cada um

 

Conheça algumas diferenças básicas na gestão do E-commerce ou Marketplace!

 

Investimento

O investimento é fundamental na hora de iniciar um negócio. No caso do E-commerce, a marca será responsável por contratar uma plataforma online e lidar com todo o processo logístico. Já no marketplace, existe uma empresa que se ocupa dessa infraestrutura. 

 

Segurança

A questão da segurança de dados é uma grande preocupação dos empreendedores online. No e-commerce próprio, a marca tem que contratar bons serviços de segurança, para garantir que os dados de seus consumidores não sejam roubados.

No marketplace, essa responsabilidade é da empresa que administra o shopping virtual. Por essa razão, marcas desse modelo de negócio investem em soluções como SSL, criptografia de dados, selos de segurança, entre outros.

 

Marketing

O Marketing Digital é a melhor forma de fazer com que as pessoas conheçam um negócio. Nesse sentido, a maior diferença entre e-commerce e marketplace, é que no primeiro o marketing é todo direcionado ao próprio negócio. Ou seja, a visibilidade vai para a própria marca, que fica mais conhecida e tem condições de construir um bom relacionamento com sua audiência, de forma personalizada.

Já no marketplace, em contrapartida, o marketing é direcionado para promover sua própria marca. Por isso, algumas pessoas compram em um marketplace sem saber que, na verdade, os produtos ou serviços são vendidos por outras marcas. Entre os grandes cases de sucesso desse tipo de negócio, estão: Amazon, Netshoes, Uber, Airbnb. 

 

Benefícios

É fato que os consumidores gostam de ter comodidades no momento de compra, sendo desde o ponto de escolha dos produtos até a aquisição. Porém, oferecer determinadas vantagens em um e-commerce, principalmente quando estão começando, pode ser algo que signifique um alto custo, impossibilitando toda a ação.

Um dos benefícios que os clientes mais apreciam é a possibilidade de realizar seus pagamentos de várias maneiras como: pagar com mais de dois cartões de crédito ou utilizar carteiras virtuais. Como os marketplaces possuem uma operação maior e mais robusta, conseguem oferecer essas vantagens aos seus consumidores, justamente por terem custos menores junto aos fornecedores desses serviços.

Além dessas múltiplas formas de pagamento, os marketplaces podem oferecer outros mimos para os consumidores como: realizar um seguro do seu produto por um valor mais em conta ou cupons de desconto para compra de outro produto. Novamente, esses benefícios ficam mais limitados quando se trata de um E-commerce.

 

 Logística

O lojista que está associado a alguma plataforma de marketplace deve ficar atento ao estoque, pois estar diretamente ligado a outro grande canal de venda pode, consequentemente, ampliar a capacidade de gerar vendas. Logo, a gestão em logística é parte fundamental na administração das mercadorias.

Nesse ponto podemos destacar alguns detalhes sobre a estruturação logística. Quando temos um e-commerce, é necessário buscar por um software que faça a gestão dos produtos, como calcular fretes, gerar pedidos, entre outros. Nos marketplaces é preciso apenas adicionar os devidos valores dos fretes e ficar atento a demanda dos produtos e, consequentemente, o estoque.

Vale ressaltar que a participação de ambos os modelos de negócios visam atingir os objetivos traçados como: aumentar as vendas. Portanto, o gerenciamento deve ser feito de maneira primorosa para que o sonho não se torne um pesadelo.

As diferenças entre e-commerce ou marketplace são marcadas por suas particularidades e pode ser um desafio escolher um ou outro. Mas, os marketplaces podem (e são) uma parte importante que precisam estar nos planos de expansão da marca e valem o investimento. Isso é recomendado para todos aqueles que trabalham ou queiram trabalhar com vendas online.

 

Gostou do nosso post? Independente da sua escolha, a Diálogo Logística cuida de tudo para o seu negócio. Acesse o nosso site e entre em contato conosco!

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A logística como fator competitivo no e-commerce

Segundo pesquisa da Lett, “96% dos e-commerces no Brasil não oferecem uma boa experiência de...

Como reduzir custos logísticos em sua operação online

Quando se fala em redução de custos logísticos no e-commerce, precisamos interpretar como: benefícios para...

Para solicitações de Direitos previstos na Lei Geral de proteção a dados você deverá seguir o caminho clicando conforme o caminho a seguir:

Acessar o link abaixo:

Seus Direitos e Solicitações

Clicar em Registre seu relato

pagina_denuncias

Ler os termos de uso e clicar em Registre o seu relato

Preencher o campo como identificado

Em tipo de Relato selecionar Privacidade | Solicitação de Direitos

Descrever sua solicitação se identificando para que seu pedido possa ser atendido.