Logística Proativa: conheça os benefícios de antecipar ocorrências e pensar o processo como um todo

O mercado atual se depara com um novo cliente: exigente e que escolhe muito bem as empresas em que confia. Devido à extensa oferta de produtos e serviços de empresas com os mais diferenciados perfis, para conquistar esse consumidor, o fator mais importante é manter uma atuação impecável.

Nos moldes desse novo cliente, uma empresa precisa atender as demandas e necessidades mais básicas, estar sempre atenta e responder com agilidade à qualquer ocorrência. Por isso, para se manter atuantes, muitas empresas têm investido na atuação proativa.

Em seu conceito mais básico, a proatividade significa antever uma situação e resolvê-la antes mesmo que ela aconteça. Portanto, para ser proativa, uma empresa deve analisar seu processo e o trato com clientes e, a partir disso, conseguir encontrar um padrão, buscando precaver situações que poderiam se tornar um problema.

 

 

Conheça os benefícios da Logística Proativa

Logística Proativa: conheça os benefícios de antecipar ocorrências e pensar o processo como um todoPara a logística, a proatividade se apresenta, especialmente, como uma maneira de reduzir custos, melhorar a relação com o cliente e aumentar a satisfação do consumidor. No contexto da Logística Proativa, toda a operação do setor é pensada para antever oportunidades e minimizar problemas.

Redução de custos

Uma das vantagens da proatividade na logístia é a redução de custos em relação à entregas, reentregas e devoluções. Assim, em vez de apenas combinar com o cliente que o pacote será coletado em sua residência, o entregador pode entrar em contato e marcar um horário. Isso reduz as chances de o entregador encontrar uma casa vazia e perder a viagem, gastando combustível e tempo.

Melhora no relacionamento com o cliente

Usar o Atendimento ao Cliente de maneira estratégica é parte importante das táticas da Logística Proativa. É por meio do atendimento que se pode medir o nível de satisfação do cliente e, usando esse meio para entender as aflições do consumidor, a empresa pode usar a ferramenta de maneira mais espontânea para atender ao consumidor futuro.

Por exemplo, como é um processo longo e com várias etapas, podem acontecer problemas ou atrasos na logística. Por isso, caso algo fora do normal ocorra, a prática proativa fará com que a empresa informe o cliente da ocorrência, da resolução do problema e do novo prazo de entrega antes que ele note a falha.

Consequentemente, essa prática reduz as reclamações e melhora a satisfação geral dos clientes. Isso acontece porque, quando uma empresa resolve um problema antes que o cliente consiga exigir uma solução, a reação dele é de surpresa. Também mostrando que os processos da transportadora estão funcionando como deveriam.

Tudo isso se torna um diferencial para o seu negócio e uma prova de valor para o cliente, que tem suas urgências atendidas antes mesmo de expressá-las. Se você estiver buscando por uma transportadora que trata seu processo com proatividade e agilidade, conheça a Diálogo e peça um orçamento.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Vendas on-line impulsionam os negócios em época de crise

Entenda como os recursos digitais conseguiram salvar as vendas Em tempos de crise, os consumidores...

Três dicas para evitar roubo de cargas

Saiba como minimizar riscos de assaltos a centros de distribuição e durante trajeto das entregas...