Cross Docking: Entenda esse conceito e as 3 principais formas que ele é aplicado nas empresas

Podemos iniciar afirmando que o Cross Docking é uma revolução logística que oferece muitas vantagens ao gestor que o adota em seu negócio. 

Trata-se de uma estratégia que modifica os conceitos tradicionais de armazenamento. O Cross Docking propõe a redução máxima, ou mesmo, a eliminação do estoque dos itens comercializados pela empresa. Esse método também afeta a forma de gerir o transporte das mercadorias.

Neste post, explicaremos o significado desse termo, bem como o modo que normalmente ele é empregado nos negócios. Acompanhe!

 

O que é Cross Docking?

 

A expressão de origem inglesa cross docking pode ser traduzida como cruzamento de docas. Na prática, trata-se de um sistema diferenciado para a distribuição de mercadorias. O objetivo é que, ao chegarem aos centros de distribuição, já exista toda uma infraestrutura para que as cargas sejam separadas e enviadas a seus destinatários imediatamente, ou no máximo em 24 horas.

Essa configuração vem ganhando bastante espaço entre os comércios que dispensam uma estrutura física mais robusta. No entanto, devido ao alcance de seus resultados positivos, também tem chamado a atenção dos variados tipos de negócios de um modo geral.

 

Como funciona o Cross Docking?

 

Em uma operação logística na modalidade Cross Docking, os fornecedores entregam as mercadorias em um conjunto de docas, enquanto a equipe do armazém do operador logístico ou transportadora separa e organiza as cargas de acordo com os pedidos. Em seguida, acomoda os lotes nos veículos de entrega para seguirem viagem para entrega nos destinos finais.

É importante salientar que neste tipo de operação as mercadorias geralmente saem para entrega no mesmo dia, não permanecendo mais do que 24 horas no armazém, que serve apenas como área transitória para separação e manipulação das cargas.

 

Quais são os principais benefícios do Cross Docking?

 

O Cross Docking traz vários benefícios em relação ao frete, entre eles citamos:

 

  • Reduz a necessidade de espaço;
  • Reduz avarias aos produtos;
  • Diminuem os furtos;
  • Menos custo de manuseio;
  • Diminui obsolescência e prazo de validade dos produtos;
  • Aumenta a velocidade de fluxo de produtos e circulação do estoque;
  • Gera maior rapidez na entrega;
  • Redução de custos com estoque e funcionários.

 

Cross Docking: 3 formas que ele é praticado nas empresas

 

O Cross Docking se apresenta em três tipos mais comuns. Veja quais são:

 

Movimentação contínua

Esse é o cross docking mais tradicional, na qual o fornecedor, transportadora ou operador logístico recebe os produtos e os envia aos destinatários o mais rápido possível. A prática tem por objetivo evitar qualquer acúmulo em estoque.

 

Movimentação consolidada ou híbrida

O cross docking de movimentação consolidada ou híbrida é a modalidade que intercala a distribuição e o envio imediato de parte da carga com o direcionamento de alguns itens ao estoque. O objetivo é que sejam combinados a outros produtos que completam o pedido do cliente. Ou seja, trata-se de quando nem todas as mercadorias chegam ao mesmo tempo e se espera para fazer uma única remessa.

 

Movimento de distribuição

Essa categoria normalmente é usada no modelo B2B (business-to-business), entre as empresas. A ideia é separar os pedidos de um único cliente, que tenham volume suficiente para preencher a capacidade do veículo. As chamadas cargas FTL, do inglês Full Truck Load, utilizada quando determinada carga é suficiente para completar um caminhão inteiro.

 

Quer tornar mais eficiente a entrega da sua mercadoria? Entre em contato conosco através do nosso site.

 

Na Diálogo Logística Inteligente você encontrará tudo para o seu negócio!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A logística como fator competitivo no e-commerce

Segundo pesquisa da Lett, “96% dos e-commerces no Brasil não oferecem uma boa experiência de...

Como reduzir custos logísticos em sua operação online

Quando se fala em redução de custos logísticos no e-commerce, precisamos interpretar como: benefícios para...

Para solicitações de Direitos previstos na Lei Geral de proteção a dados você deverá seguir o caminho clicando conforme o caminho a seguir:

Acessar o link abaixo:

Seus Direitos e Solicitações

Clicar em Registre seu relato

pagina_denuncias

Ler os termos de uso e clicar em Registre o seu relato

Preencher o campo como identificado

Em tipo de Relato selecionar Privacidade | Solicitação de Direitos

Descrever sua solicitação se identificando para que seu pedido possa ser atendido.