Bons relacionamentos geram confiança e, no mercado, confiança gera venda e recorrência. Uma boa política de frete fortalece a relação entre loja e cliente a partir de informações relevantes, transparência e suporte ágil sempre que necessário.
As vendas online ganharam espaço na jornada de compra dos consumidores. Porém, para que essa confiança não se perca, é fundamental estar um passo à frente e responder as dúvidas e anseios do comprador com clareza e rapidez.
Elaborar uma política de frete completa e detalhada auxilia tanto o consumidor a ter suas dúvidas respondidas e expectativas alinhadas, como também, direciona a operação com mais agilidade em situações que fogem do habitual.
Neste artigo você entenderá o conceito e a importância desse documento. Além disso, saberá quais tópicos não podem ficar de fora na hora de montar a seção no seu e-commerce. Confira!
O que é política de entrega?
A política de frete é um documento que explica com objetividade quais as diretrizes de entrega, devoluções, trocas, prazos e tudo o que envolve a logística do e-commerce.
Ela é fundamental para deixar claro para o consumidor as práticas de logística da loja virtual com transparência. A partir dela, a loja também pode se organizar e oferecer um serviço de qualidade, que conquiste e fidelize o cliente.
Para facilitar o acesso e a visualização, o documento pode ter uma página própria dentro do e-commerce. Outra maneira é utilizar uma seção específica que apresente os principais tópicos de forma clara e direta.
Além de eliminar objeções relacionadas às entregas, ter uma diretriz bem definida e acessível contribui para a redução de reclamações nos canais de atendimento. Assim, é possível minimizar as barreiras que dificultam as vendas e entregar uma experiência ainda mais positiva.
Por que é importante definir regras para entregas, retornos e trocas
Ao contrário das lojas físicas, nem todas as informações relacionadas a compra e entrega são respondidas com agilidade em uma loja online. Dessa forma, a falta de clareza pode gerar ruídos no processo de compra.
Com uma política de frete facilmente compreensível, o cliente se sente respaldado para seguir com a compra de forma segura. Até porque trocas e devoluções são situações comuns e que devem ter processos bem definidos para que não atrapalhe o fluxo interno.
Assim como os clientes se sentem mais confiantes em realizar uma compra quando há uma política bem estabelecida, a operação interna também se torna mais eficaz para dar sequência em casos de trocas e devoluções de forma padronizada.
Quais informações a política de frete deve conter?
Cada e-commerce deve ter a sua própria política de frete levando em consideração as particularidades do negócio e de sua estrutura. Porém, alguns tópicos específicos podem tornar o documento mais direcionado. Veja a seguir o que não pode faltar:
Modalidades de entrega
Seja claro sobre o funcionamento de todas as modalidades de entrega do seu e-commerce. Especifique os prazos e valores de cada uma delas para que o cliente possa decidir qual modalidade irá lhe atender melhor.
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Transportadoras
Quando as entregas são feitas via transportadora, é interessante que o cliente saiba qual empresa será responsável pelo transporte de seus pedidos. Assim, ele pode se sentir mais seguro ao atender o entregador devidamente identificado na porta de casa.
Prazos
Informe como o prazo de entrega é calculado para que o cliente esteja ciente sobre o tempo que levará para receber seus produtos. Informações como quantos dias são necessários para que o pedido esteja disponível para envio e se são considerados somente dias úteis para a entrega são importantes para alinhar a expectativa com a realidade.
Devoluções e trocas
Trocas e devoluções são direitos do consumidor dentro do período de 7 dias corridos. Porém, muitas empresas estendem esse prazo para oferecer uma vantagem ao cliente. Deixe claro qual é a cobertura que a sua loja oferece e quais são as etapas para cada um dos casos e como a logística reversa funciona no seu e-commerce.
Restrições de entrega
Seu e-commerce tem alguma restrição de entrega? Seja por motivos de localização, dias e horários restritos ou outro motivo que altere as possibilidades de efetivar o frete, é importante informar com clareza nesse documento para evitar problemas futuros após a compra.
Atrasos
Intercorrências externas podem acontecer e fugir do seu controle, gerando atrasos na entrega. Qual é a posição da empresa em situações como essa? Existe um atraso tolerável dentro das políticas da empresa? Deixe claro quais serão as medidas tomadas em caso de atrasos na entrega e quais são as responsabilidades da loja em relação a isso.
Reembolsos
Os reembolsos podem ser feitos de diversas formas, como disponibilizar o valor em crédito na loja para novas compras, estorno no cartão de crédito ou devolução total do valor em dinheiro. Apresente as opções disponíveis e quais são os prazos para que o reembolso seja realizado em cada uma. Esse é um ponto delicado e deve ser muito bem explicado para que não haja dúvidas ou diferentes interpretações.
Otimize sua logística e fidelize os clientes
A política de frete está diretamente ligada com a fidelização dos clientes. Isso porque, depois de planejar cada etapa, elaborar o documento e organizar os processos, é preciso encontrar parceiros que possibilitem que cada tópico seja atendido conforme o esperado.
Contar com uma transportadora experiente e alinhada com as necessidades do seu negócio pode ser a chave do sucesso. Isso garante que as entregas sejam feitas conforme o planejado, com qualidade e agilidade que potencializam a experiência dos clientes.
Quer saber mais como a logística pode ajudar na fidelização do seu público? Continue acompanhando o blog da Diálogo e descubra como a tecnologia pode ser a melhor aliada de uma operação logística.