Os 3 principais desafios de logística para os e-commerces

A logística é um dos setores que mais movimenta a economia no País e, justamente por ser tão expressivo, está muito vulnerável a mudanças. Quando falamos da logística voltada aos serviços de e-commerce, esses reflexos podem ser ainda mais imediatos.
Pensando nisso, no post de hoje abordamos três dos principais desafios de logística para os e-commerces. Confira!

 

Burocracias e impostos

O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo aplicada à logística. Essa realidade altera, de maneira definitiva, os custos da operação e impacta diretamente nas empresas que precisam desse tipo de serviço. Para enfrentar essa adversidade, é essencial um planejamento tributário por parte dos negócios. Assim, é possível administrar os gastos e cumprir as obrigações fiscais.
A burocracia para operar com transporte de cargas no Brasil também consiste em um dos desafios de logística para os e-commerces. São muitos os entraves e as leis que fazem a regulamentação da atividade e que podem dificultar a sua execução. As greves e eventuais protestos que ocorrem nas estradas são outros pontos que também dificultam o processo no País e refletem diretamente nas entregas feitas – o que compromete a relação dos e-commerces com os clientes finais.

Situação da frota utilizada

Outra questão a ser superada pelos e-commerces consiste na situação da frota utilizada nas estradas. Muitos veículos em péssimas condições ainda circulam pelas rodovias do País, aumentando o risco de acidentes e eventuais atrasos na entrega. Para empresas que terceirizam a frota (como é o caso de grande parte dos e-commerces), uma das maneiras de evitar esse problema é escolher um parceiro logístico de confiança. Muitos parceiros, no entanto, buscando baratear o custo dos serviços, deixam de investir na aquisição de veículos novos ou fazer a manutenção adequada. Dessa forma, a “economia” pode acabar custando caro e refletir na rotina de toda a cadeia, apresentando-se como um dos grandes desafios de logística para os e-commerces.

Gestão adequada do estoque e das entregas

Quem acredita que a logística implica somente no transporte das mercadorias, está enganado. Várias etapas – que vão do estoque à entrega – influenciam diretamente no relacionamento com o cliente e consistem em desafios de logística para os e-commerces. Gerenciar adequadamente os produtos em estoque, comercializá-los e cumprir os prazos de entrega são fatores que ajudam o seu e-commerce a fidelizar o cliente. Sabemos que gerir essas questões não é uma tarefa fácil, por isso é essencial ter domínio total das informações referentes ao seu negócio. Com o melhor controle do estoque e dos produtos que são comercializados, é possível estabelecer um processo logístico sólido e que contribua para o aumento das vendas de sua loja on-line. E lembre-se: essa é uma prática que deve ser aperfeiçoada continuamente.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Vendas on-line impulsionam os negócios em época de crise

Entenda como os recursos digitais conseguiram salvar as vendas Em tempos de crise, os consumidores...

Três dicas para evitar roubo de cargas

Saiba como minimizar riscos de assaltos a centros de distribuição e durante trajeto das entregas...