A logística é um dos setores que mais movimenta a economia no País e, justamente por ser tão expressivo, está muito vulnerável a mudanças. Quando falamos da logística voltada aos serviços de e-commerce, esses reflexos podem ser ainda mais imediatos.
Pensando nisso, no post de hoje abordamos três dos principais desafios de logística para os e-commerce. Confira!
Burocracias e impostos
O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo aplicada à logística. Essa realidade altera, de maneira definitiva, os custos da operação e impacta diretamente nas empresas que precisam desse tipo de serviço. Para enfrentar essa adversidade, é essencial um planejamento tributário por parte dos negócios. Assim, é possível administrar os gastos e cumprir as obrigações fiscais.
A burocracia para operar com transporte de cargas no Brasil também consiste em um dos desafios de logística para os e-commerces. São muitos os entraves e as leis que fazem a regulamentação da atividade e que podem dificultar a sua execução. As greves e eventuais protestos que ocorrem nas estradas são outros pontos que também dificultam o processo no País e refletem diretamente nas entregas feitas – o que compromete a relação dos e-commerces com os clientes finais.
Situação da frota utilizada
Outra questão a ser superada pelos e-commerces consiste na situação da frota utilizada nas estradas. Muitos veículos em péssimas condições ainda circulam pelas rodovias do País, aumentando o risco de acidentes e eventuais atrasos na entrega. Para empresas que terceirizam a frota (como é o caso de grande parte dos e-commerces), uma das maneiras de evitar esse problema é escolher um parceiro logístico de confiança. Muitos parceiros, no entanto, buscando baratear o custo dos serviços, deixam de investir na aquisição de veículos novos ou fazer a manutenção adequada. Dessa forma, a “economia” pode acabar custando caro e refletir na rotina de toda a cadeia, apresentando-se como um dos grandes desafios de logística para os e-commerces.
Gestão adequada do estoque e das entregas
Quem acredita que a logística implica somente no transporte das mercadorias, está enganado. Várias etapas – que vão do estoque à entrega – influenciam diretamente no relacionamento com o cliente e consistem em desafios de logística para os e-commerces. Gerenciar adequadamente os produtos em estoque, comercializá-los e cumprir os prazos de entrega são fatores que ajudam o seu e-commerce a fidelizar o cliente. Sabemos que gerir essas questões não é uma tarefa fácil, por isso é essencial ter domínio total das informações referentes ao seu negócio. Com o melhor controle do estoque e dos produtos que são comercializados, é possível estabelecer um processo logístico sólido e que contribua para o aumento das vendas de sua loja on-line. E lembre-se: essa é uma prática que deve ser aperfeiçoada continuamente.