Um dos grandes desafios que os e-commerces enfrentam atualmente está relacionado à logística. Entregar um produto com precisão e agilidade é uma tarefa árdua, mas fazer o inverso – recolher o produto entregue e retorná-lo ao vendedor é ainda mais complexo. Essa é a logística reversa, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O artigo 49 do CDC prevê que o comprador pode se arrepender da compra realizada e devolver o produto até 7 dias após a entrega, independente do motivo. As razões mais comuns para a solicitação de troca ou devolução são: produto diferente do anunciado, objeto entregue com avaria e arrependimento (compra feita por impulso).
Para os e-commerces, essa logística reversa pode causar uma enorme dor de cabeça, mas esse serviço, quando bem prestado, pode conquistar o seu cliente.
Por que a Logística Reversa fideliza clientes?
A logística reversa contribui para a experiência positiva do usuário. A necessidade de realizar uma troca ou devolução do produto comprado pode ser prejudicial para a relação do e-commerce com o cliente final.
Entretanto, quando esse processo é bem aplicado, pode ser o seu diferencial competitivo no mercado.
Na hora de trocar ou devolver um produto, o cliente precisa contar com um atendimento transparente e personalizado. Com isso, a empresa mantém o controle sobre os pacotes e o consumidor sabe em que etapa está o seu produto.
Com processos de logística reversa bem estruturados, seu e-commerce pode ser um sonho de loja virtual para qualquer cliente.
Estabeleça uma política clara para trocas e devoluções, informando prazos e canais de contato para o seu cliente, bem como os direitos que ele possui e como funcionam os processos de logística reversa da empresa.
Com todas as informações claras e à disposição do consumidor, você e seus clientes têm mais segurança nas relações comerciais e, cumprindo o acordado, o cliente irá lembrar da sua marca e as possibilidades de voltar a comprar com você são grandes.
Mantenha o controle sobre as finanças e o estoque. O serviço de logística reversa pode representar alto custo para a sua empresa, tornando-a deficitária. Manter um controle de estoque que permita trocas e devoluções é essencial para prestar um bom serviço aos clientes.
A logística reversa é uma garantia dos consumidores, mas não pode ser uma dor de cabeça ou comprometer as finanças do seu e-commerce.
Por isso, conte com um parceiro logístico de excelência que oferece o serviço de logística reversa e muito mais. Conheça os serviços da Diálogo e veja por que somos o parceiro ideal para a sua loja virtual.