Você já ouviu falar em fulfillment de marketplace?
Esse mercado está crescendo cada vez mais no Brasil. Com isso, a competitividade exige novas ferramentas para criar diferenciação entre os players e, por isso, entender como o fulfilment pode cumprir esse objetivo é um passo muito importante.
O controle e a organização são características fundamentais dos grandes marketplaces do mundo. Além disso, inserir a experiência do cliente no centro do seu negócio é o que sustenta a qualidade das operações do início ao fim.
Neste artigo, você vai entender o que é fulfillment, como ele funciona e quais são as vantagens. Entenda também como esse conceito pode auxiliar na qualidade das transportadoras e dos serviços logísticos de um marketplace. Confira!
O que é fulfillment e como funciona?
O fulfillment é uma tendência da logística que tem como objetivo conectar todas as etapas do processo que envolve um pedido de forma padronizada e otimizada. Em outras palavras, é o fluxo de trabalho necessário para que a logística do pedido seja concretizada.
Porém, quando o foco é o fulfillment de marketplace a operação ganha uma nova característica: o estoque do seller passa a ser armazenado em um centro de distribuição do marketplace.
Basicamente, o fluxo logístico em um cenário de fulfillment de marketplace funciona dessa forma:
Receber >>> processar >>> selecionar >>> empacotar >>> administrar estoque >>> enviar.
Esse movimento torna o gerenciamento do estoque e as demais tarefas de logística responsabilidade do marketplace. Dessa forma, o seller pode acompanhar toda a operação, mas não irá conduzir os processos.
Quando o seller transfere o seu estoque para o Centro de Distribuição (CD) do marketplace, a armazenagem, a separação, a embalagem, o faturamento, o despacho, a coleta de devoluções e, até mesmo o pós-venda, seguirão os mesmos padrões da marca mãe.
Essa unidade de entrega entre todos os vendedores da loja potencializa uma experiência positiva para os clientes. Além disso, garante maior controle e previsibilidade para a empresa que gerencia um grande volume de sellers.
O contexto do fulfillment no mercado brasileiro
O conceito do fulfillment está ganhando espaço no Brasil. Com a popularização das diferentes modalidades de entrega, o consumidor tem ficado cada vez mais atento à qualidade do frete e das condições de entrega oferecidas pelos e-commerces.
Vendo isso como uma oportunidade de negócio, grandes nomes do mercado de marketplace estão investindo nessa solução para fortalecer ainda mais suas marcas e ter maior controle sobre a sua reputação.
Para se ter uma ideia, em 2021, o Mercado Livre anunciou um investimento de 4 bilhões de reais no Brasil, sendo que uma fatia significativa do orçamento seria destinada para a logística, incluindo o fulfillment Mercado Livre.
Além do Mercado Livre, outras grandes empresas também têm acompanhado o potencial do fulfillment no Brasil e estão investindo em estruturas sólidas para atender a essa demanda, como é o caso da B2W.
Quais as vantagens do fulfillment de marketplace?
Os benefícios são visíveis tanto para o seller como para o marketplace. Enquanto o vendedor pode focar seus esforços em fornecer e vender seus produtos, o marketplace fica encarregado dos processos logísticos e garante a qualidade em todas as etapas.
Veja algumas vantagens dessa solução para marketplace:
Maior controle sobre as entregas
Ter total controle sobre a entrega é uma grande vantagem para um marketplace que preza pela sua imagem. Isso porque, a maior parte do relacionamento do cliente não é feito com o seller e sim com o próprio marketplace.
Potencializar a experiência do cliente
Administrar os processos e garantir agilidade, eficácia e qualidade em todas as etapas da operação logística se torna um grande diferencial para sustentar a experiência positiva do cliente.
Aumenta a competitividade
Outra vantagem é oferecer mais facilidade e comodidade para o seller a partir de uma estrutura logística profissional. Isso se torna um atrativo que possibilita reunir os melhores vendedores para o seu marketplace e, consequentemente, aumentar as vendas.
Transportadora no fullfilment: como ter qualidade na logística
Contar com uma transportadora experiente e de confiança é crucial para o desempenho do fulfillment de marketplace. Por isso, é preciso buscar uma transportadora parceira que ofereça um bom serviço e atendimento e evitar problemas garantindo um bom serviço na etapa final.
A Diálogo Logística oferece o serviço de coleta de pacotes nos sellers para encaminhá-los até o CD do marketplace. Além disso, atua com foco em alta performance no last mile de suas entregas, estando posicionada como uma ótima opção de parceira de marketplaces que querem oferecer a comodidade do fulfillment aos seus sellers.
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