A logística é um dos fatores mais importantes na garantia da satisfação do seu cliente. Por mais que seu produto seja ótimo e seu atendimento satisfatório, uma entrega abaixo do esperado pode acabar com a experiência de compra. Por isso, dar atenção à logística, e a todos os seus processos, é fundamental para encantar seu cliente.
É sempre importante entender que a logística não é feita apenas do transporte, mas de uma porção de outras funções como atendimento, rastreamento da mercadoria, coleta, roteirização, tecnologia aplicada pela transportadora, etc.
Como encantar seu cliente usando a logística?
Entendendo cada parte do processo, você percebe a importância e o potencial de encantamento que cada uma destas etapas têm. Abaixo, elencamos alguns dos processos e insights de como você pode se aproveitar de cada um deles para surpreender seu consumidor e transformá-lo em um seguidor da sua marca.
Picking e embalagem
Esta é a primeira etapa de todo o processo de entrega do produto. Ele é realizado logo após a confirmação do pagamento por parte do cliente e acontece quando a sua loja seleciona os produtos comprados para encaminhá-los para a etapa de embalagem.
Pode não parecer haver potencial de encantamento aqui, mas existe.
O produto apenas é coletado pela transportadora quando o picking e a embalagem forem concluídos. Portanto, quanto mais ágeis forem estes dois processos, menor será o tempo de espera do seu cliente.
Falando em embalagem, que tal surpreender o seu cliente já nesta etapa? Para manter o produto seguro até a entrega, o mais comum é que ele seja embalado em caixas e papel simples, mas você pode inovar utilizando embalagens personalizadas ou funcionais.
Pode ter certeza de que seu cliente ficará muito satisfeito em encontrar uma embalagem que poderá reutilizar para outras funções. Esta é uma estratégia que, além de encantar seu cliente, fortalecerá sua marca diante dele.
Roteirização e entrega
Logo após a coleta dos pacotes, a responsabilidade pela entrega e cuidados com os produtos passam a ser da transportadora contratada. Por esta razão, é primordial que você conte com uma empresa confiável, ágil e que tenha a mesma preocupação com seus clientes que você tem.
É aqui que serão estabelecidas as rotas até os centros de distribuição, a roteirização de entrega e a entrega em si. Portanto, uma das maneiras mais fáceis de encantar seu cliente nesta etapa é buscando por uma transportadora que invista em roteirização inteligente e que entregue as encomendas da maneira mais ágil possível.
Pesquisas já apontaram que o cliente se sente mais satisfeito quando a entrega é realizada dentro do período estipulado, no endereço correto e em perfeito estado. Então, lembre-se de garantir o encantamento nesta etapa.
Atendimento e comunicação
Entretanto, de nada adianta ter uma embalagem e uma roteirização que encantam se o atendimento prestado durante o percurso e a comunicação com o cliente não forem eficazes. Lembre-se de que este é um momento delicado para seu cliente. Ele está ansioso e qualquer problema ou mau atendimento pode acabar com a experiência.
O mais provável é que seu cliente tenha dúvidas durante o percurso do produto e ele precisa de respostas satisfatórias. É por meio do atendimento, também, que se constrói relacionamento, portanto você precisa de uma empresa preparada.
E nesta fase, tão importante quanto o atendimento para encantar seu cliente é a comunicação com ele. Se algo aconteceu com o produto durante o percurso, o cliente precisa ser informado. Tenha certeza de que será muito mais encantador para o cliente ser informado com antecedência que a entrega atrasou devido a determinados fatores do que receber o produto atrasado sem nenhuma explicação, por exemplo.
Para isso, procure saber se a transportadora contratada tem o bom atendimento como pilar, assim como, se a resolução de ocorrências é feita de maneira proativa. Prestando atenção neste fatores, temos certeza de que o seu cliente ficará satisfeito e encantado com a sua empresa.