Os custos logísticos representam, hoje, uma parcela considerável das despesas de empresas como e-commerces e outras que dependem de transporte de mercadorias. O alto custo é um desafio para as marcas que querem se consolidar no mercado e crescer.
Por isso, é preciso colocar todos os custos na ponta do lápis e saber onde é possível reduzir as despesas sem comprometer a qualidade dos serviços prestados. E uma das métricas mais importantes e que pode ser utilizada para isso é o ROI.
Nesse artigo, entenda o conceito e saiba como melhorar o ROI de transportadora.
O que é ROI?
ROI é a sigla em inglês para Return On Investment, na tradução livre Retorno Sobre Investimento.
É esse o indicador que mostrará se a empresa teve lucro ou prejuízo ao aplicar seu recurso. Com esse dado em mãos, é possível avaliar quais investimentos estão dando certo e quais devem ser modificados para diminuir ou acabar com o prejuízo e melhorar os resultados da empresa.
Como calcular o ROI de transportadora
Para calcular o ROI de transportadora que sua empresa utiliza, é necessário, antes de tudo, observar por um intervalo de tempo. Em seguida, você avalia aspectos determinantes como a satisfação do cliente, sucesso das entregas, retorno do cliente para nova compra e custos com roubo de carga e acidentes.
Avaliando esses pontos (e os que mais forem relevantes em se tratando de logística para sua empresa) será possível encontrar o ROI de transportadora da sua empresa. A partir daí, você é capaz de apontar se o esse indicador está adequado ou se é preciso realizar mudanças para melhorar esse índice.
Como melhorar o ROI
Melhorar o ROI de transportadora da sua empresa garantirá um melhor serviço por menor custo, resultando em otimização e lucro. Veja o que uma empresa de logística precisa ter para oferecer o melhor ROI que sua marca pode alcançar:
Frota moderna
Uma empresa de transporte logístico precisa contar com uma frota moderna e com a manutenção em dia. Assim, será possível atender as demandas da sua empresa cumprindo prazos e minimizando os problemas mecânicos e de atrasos.
Busque uma transportadora que ofereça soluções compatíveis com as suas necessidades e que tenha capacidade de crescer junto com a sua marca.
Atendimento ao cliente
Por mais que não pareça, o atendimento ao cliente pode ser uma ferramenta importante para melhorar o ROI de contratação de uma transportadora. Atender bem ao cliente final é uma característica importante porque esse cliente precisa de informações constantes.
Uma transportadora que presta suporte e esclarece dúvidas é um braço direito que, indiretamente, auxilia as vendas da sua empresa. Um atendimento bem feito e atencioso por parte da transportadora pode ser a última barreira para o cancelamento de uma compra.
Segurança e tecnologia
Manter sua carga segura é fundamental para cumprir os compromissos com seus clientes. Para ter um ROI alto, conte com uma transportadora que tenha seguro de carga, garantindo que todos os seus produtos estão protegidos durante o translado.
Empresas que investem em tecnologia, seja para rastrear a carga ou para se comunicar melhor com seus clientes, estão um passo à frente das demais. Aliás, tão importante quanto se preocupar com o rastreamento de produtos é entender que o cliente precisa ter essa informação sempre que possível.
Por isso, a Diálogo, por exemplo, investiu em um aplicativo que melhora a comunicação dos entregadores com o sistema de rastreamento na última milha. Com ele, assim que o produto é entregue, ou caso haja ocorrências na tentativa, o cliente fica sabendo quase em real time.
A tecnologia está trazendo inovação para empresas e processos, fazendo com que o transporte e o atendimento ao cliente sejam facilitados e melhorem sua imagem junto ao cliente.
Inovação
Uma empresa que é boa hoje, será obsoleta em pouco tempo se não investir em inovação. Para melhorar seu ROI, invista em uma transportadora que valorize a inovação e que está sempre buscando melhorar seu desempenho e satisfação dos clientes.
Além do aplicativo para acompanhar a última milha, a Diálogo Logística também desenvolveu a Diana, uma assistente virtual que utiliza Inteligência Artificial para prestar atendimento.
Quer melhorar o ROI de transportadora da sua empresa? Conte com um parceiro logístico que tem o know-how necessário para melhorar os índices do seu negócio e garantir a satisfação dos clientes. Peça um orçamento.