Logística para e-commerce: como a entrega influencia na retenção de clientes

Para que um produto chegue em perfeito estado e dentro do prazo estipulado, são muitas etapas seguidas – desde à sua separação, no estoque, à entrega final, na casa do consumidor.

Sabemos que um produto entregue fora do prazo ou danificado influencia diretamente na retenção de clientes. Afinal, quem volta a comprar em uma loja que lhe proporcionou uma experiência de compra ruim? Por isso, investir em um processo de logística para e-commerce é essencial.

Separação do produto – onde tudo começa

Quando o cliente opta por adquirir um produto em sua loja, ele está confiando em seus serviços. Portanto, faça valer a confiança que foi depositada. Não esqueça que o cuidado com o cliente começa desde a separação do produto no estoque, que deve ser feita de maneira rápida. Oferecer agilidade na etapa de aprovação de crédito e garantia na segurança da transação financeira também é fundamental.

Preparação – como o cliente vai receber o produto

Qual a embalagem adequada para armazenar o produto que será entregue? Ela é suficiente para preservá-lo? Lembre-se que ao receber um produto em sua casa, o cliente também vai conhecer um pouco da sua empresa. Ao separar o produto no estoque e enviá-lo para a transportadora considere qual a melhor embalagem, para que o produto seja entregue em perfeitas condições.

Rastreamento – acompanhamento de ponta a ponta

A compra foi efetuada. Agora, o cliente quer receber seu produto em casa, de maneira rápida e em perfeito estado. Proporcionar o acompanhamento de cada etapa é importante, pois transmite mais transparência. A possibilidade de rastreamento também dá mais autonomia a quem compra, além de estimar o tempo de entrega e preparar o cliente para receber a mercadoria.

Entrega – o momento mais aguardado pelo cliente

Seu e-commerce deve analisar qual é a melhor opção de entrega, conforme o perfil de seu público e o produto que você comercializa. Se optar pela entrega via Correio, não esqueça que fatores externos (como greves e paralisações) podem comprometer os prazos. Por isso, contratar empresas que garantam o cumprimento do prazo e a preservação do produto é fundamental.

Caso haja alguma alteração no processo de compra, não esqueça de informar o cliente e colocar-se à disposição, em caso de dúvidas. Considere toda a logística para e-commerce e não esqueça que uma entrega bem-sucedida é resultado de um processo logístico bem definido.

Não prometa prazos que não possa cumprir e gerencie os riscos que podem influenciar na entrega. Se o período teve um aumento significativo na demanda, se o seu estoque está comprometido ou houve imprevistos na aprovação do crédito, informe. A retenção de clientes de seu e-commerce também depende da transparência adotada nessas etapas.

 

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