Logística para e-commerce: como a entrega influencia na retenção de clientes

Para que um produto chegue em perfeito estado e dentro do prazo estipulado, são muitas etapas seguidas – desde à sua separação, no estoque, à entrega final, na casa do consumidor.

Sabemos que um produto entregue fora do prazo ou danificado influencia diretamente na retenção de clientes. Afinal, quem volta a comprar em uma loja que lhe proporcionou uma experiência de compra ruim? Por isso, investir em um processo de logística para e-commerce é essencial.

Separação do produto – onde tudo começa

Quando o cliente opta por adquirir um produto em sua loja, ele está confiando em seus serviços. Portanto, faça valer a confiança que foi depositada. Não esqueça que o cuidado com o cliente começa desde a separação do produto no estoque, que deve ser feita de maneira rápida. Oferecer agilidade na etapa de aprovação de crédito e garantia na segurança da transação financeira também é fundamental.

Preparação – como o cliente vai receber o produto

Qual a embalagem adequada para armazenar o produto que será entregue? Ela é suficiente para preservá-lo? Lembre-se que ao receber um produto em sua casa, o cliente também vai conhecer um pouco da sua empresa. Ao separar o produto no estoque e enviá-lo para a transportadora considere qual a melhor embalagem, para que o produto seja entregue em perfeitas condições.

Rastreamento – acompanhamento de ponta a ponta

A compra foi efetuada. Agora, o cliente quer receber seu produto em casa, de maneira rápida e em perfeito estado. Proporcionar o acompanhamento de cada etapa é importante, pois transmite mais transparência. A possibilidade de rastreamento também dá mais autonomia a quem compra, além de estimar o tempo de entrega e preparar o cliente para receber a mercadoria.

Entrega – o momento mais aguardado pelo cliente

Seu e-commerce deve analisar qual é a melhor opção de entrega, conforme o perfil de seu público e o produto que você comercializa. Se optar pela entrega via Correio, não esqueça que fatores externos (como greves e paralisações) podem comprometer os prazos. Por isso, contratar empresas que garantam o cumprimento do prazo e a preservação do produto é fundamental.

Caso haja alguma alteração no processo de compra, não esqueça de informar o cliente e colocar-se à disposição, em caso de dúvidas. Considere toda a logística para e-commerce e não esqueça que uma entrega bem-sucedida é resultado de um processo logístico bem definido.

Não prometa prazos que não possa cumprir e gerencie os riscos que podem influenciar na entrega. Se o período teve um aumento significativo na demanda, se o seu estoque está comprometido ou houve imprevistos na aprovação do crédito, informe. A retenção de clientes de seu e-commerce também depende da transparência adotada nessas etapas.

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Vendas on-line impulsionam os negócios em época de crise

Entenda como os recursos digitais conseguiram salvar as vendas Em tempos de crise, os consumidores...

Três dicas para evitar roubo de cargas

Saiba como minimizar riscos de assaltos a centros de distribuição e durante trajeto das entregas...