Gestão logística: o que esperar de uma empresa do setor

Assegurar valores competitivos e prazos curtos de entrega é uma das maiores preocupações de 10 entre 10 indústrias, varejos e distribuidores que dependem da entrega dos seus produtos para os consumidores. E a razão para isto é muito simples: a satisfação com o processo de entrega de um produto se entrelaça à própria qualidade da mercadoria e tem uma capacidade gigante de fidelizar ou criar propagadores negativos sobre determinada marca.

Mas o que na teoria é “simples”, na prática se torna um pouco mais complexo. A gestão logística de produtos no Brasil exige um vasto conhecimento no setor para otimizar o transporte das cargas que atravessam os 1,7 milhão de quilômetros de estradas de Norte a Sul do País. Afinal, a pouca estrutura dificulta alternativas de deslocamento marítimo, fluvial e aéreo.

Em busca de soluções mais garantidas e inovadoras para contornar essas adversidades, empresas de todos os portes têm optado pela terceirização dessa atividade-meio para poder se focar nas atividades-fim da empresa, sem sofrer depreciação de qualidade e/ou competitividade.

Como uma empresa especializada em gestão logística pode auxiliar a sua empresa

Um processo de gestão logística completo é capaz de trazer rendimentos financeiros consideráveis para uma empresa, tanto em termos de redução de custos quanto em ampliação de receita recorrente de clientes fidelizados com o aumento no número de entregas. A longo prazo, os benefícios se solidificam e transformam a empresa em uma marca mais forte e competitiva no mercado, independentemente do setor no qual atua.

De forma resumida, é possível apontar seis atividades desempenhadas por uma empresa de gestão logística que podem impactar na lucratividade e no dia a dia das empresas:

1- Redução de custos

Por possuir uma rede de colaboradores e frotas de veículos, uma empresa de gestão logística consegue reduzir significativamente os custos de indústrias e varejistas no que se refere ao transporte. Especialmente porque otimiza as viagens de diferentes empresas e possibilita a entrega para localidades mais afastadas com maior frequência.

2 – Fidelização e retenção de clientes

Prazos cumpridos ou até adiantados, possibilidade de rastreamento online de produtos pelos clientes, proatividade de notificação em caso de atrasos, logística reversa, grande escopo de  destinos e segurança na entrega são itens fundamentais para a satisfação de um cliente e a possibilidade de ele realizar novas compras. De acordo com levantamentos do site Reclame Aqui, problemas especialmente na entrega são grandes responsáveis pelas não continuidade de relacionamento com uma empresa. Todos esses quesitos são de responsabilidade e da expertise de empresas de gestão logística.

3 – Expansão de market share

As frotas de veículos e rotas atendidas por empresas de logística estão sempre em atualização e expansão, afinal, esse é um diferencial competitivo interessante tanto para essas empresas quanto para os clientes que as contratam. Com isso, as lojas varejistas e indústrias podem se utilizar desses novos itinerários para expandir sua área de atuação e, assim, conquistar clientes de outros mercados.

4 – Soluções inovadoras para aumento de produtividade na entrega

A logística e o transporte no país são responsáveis por, em média, quase 15% do custo de um produto, segundo levantamentos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Para se manter competitivo neste setor é necessário pensar em alternativas inovadoras que reduzam o custo e mantenham a qualidade do serviço. Por exemplo: itinerários mais produtivos, pacotes de atendimento especial para determinado tipo de carga, utilização de modais complementares e variados etc.

5 – Rastreamento e segurança da carga

O rastreamento de carga permite que a informação sobre a localização de cada produto seja disponibilizada online para que tanto clientes finais quanto as empresas que contrataram o serviço possam verificar como anda a entrega de seus pedidos.

Além disso, ele também garante uma segurança maior em relação à carga, aos profissionais envolvidos no transporte e à certeza de entrega no prazo.

6 – Know how e atendimento personalizado de acordo com o setor

Uma empresa que tem como atividade-fim o planejamento, a execução e a distribuição de cargas pelo país possui um conhecimento avantajado do setor e como ele pode ser moldado para se adequar às necessidades particulares de cada tipo de cliente. Testes e melhorias já foram promovidas com outros clientes com resultados positivos e podem ser replicados de forma rápida e eficiente em outras empresas da mesma área.

Empresas especializadas em gestão logística também oferecem pacotes de coleta de mercadorias sob demanda ou programa, além de já saberem e contabilizarem necessidades extras no transporte de determinados tipos de produtos e já possuírem formas de otimizar a cadeia logística desde a coleta, passando pela armazenagem em centros de distribuição, até chegar ao consumidor final.

Todos esses elementos são oferecidos por empresas do setor de gestão logística e se traduzem em ganhos maiores para uma empresa de qualquer porte ou setor. O importante é avaliar qual possui uma malha de atendimento mais condizente com as suas necessidades e o melhor custo-benefício pelos serviços.

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