Dia dos pais: 5 ações para conquistar mais clientes no e-commerce

As compras pela internet revolucionaram o comportamento dos consumidores. E com o dia a dia agitado, se tornou uma das principais opções. É uma tendência que vem crescendo: apesar da recessão econômica, em 2016 as vendas no e-commerce cresceram 7,4%, se comparadas ao ano anterior.

Datas comemorativas movimentam o comércio em todo o País e com o e-commerce não é diferente. E neste mês uma data pode ajudar essa movimentação: o Dia dos Pais. Mas com tanta oferta, o que a sua loja virtual pode fazer para conquistar mais clientes e melhorar a experiência de compra?

Separamos algumas ações possíveis de serem aplicadas em seu e-commerce, para que a data seja mais uma oportunidade de atrair e fidelizar clientes.

1 – Considere o público-alvo

Lembre-se que a data é democrática e os potenciais consumidores podem estar por toda a parte. Portanto, analise qual a linguagem será adotada, os valores aplicados e a variedade de produtos que será oferecida. Se o seu e-commerce possui um público-alvo limitado, essa pode ser a chance de conquistar novos consumidores.

2 – Ofereça preços competitivos

Com a queda do poder aquisitivo da população, um hábito ganhou ainda mais força entre os consumidores brasileiros: a pesquisa de preço antes de efetuar a compra. Se em lojas físicas isso já é feito, o que dizer do e-commerce? Bastam poucos cliques para que você confira se a compra vale a pena e se outras lojas aplicam descontos mais vantajosos. Para conquistar mais clientes, busque aplicar preços mais competitivos. E não esqueça que esta pode ser a oportunidade de alcançar um público diferenciado. Se no Dia dos Pais o consumidor conseguiu encontrar o que procurava por um preço razoável, porque não voltar em outra data comemorativa?

3 – Facilite o acesso do consumidor aos produtos

Não há nada pior que acessar uma loja virtual, passar alguns minutos procurando determinado produto e não encontrá-lo. Muitas vezes, a loja oferece o produto em questão, mas ele estava “escondido” em infinitas abas/janelas. Uma alternativa para minimizar o problema consiste na criação de espaços específicos no site em períodos de datas comemorativas. Que tal fazer um mix de produtos e centralizá-los em uma única aba? A iniciativa pode poupar tempo do consumidor e tornar o processo de compra mais eficiente.

4 – Esteja atento aos prazos de entrega

Quando falamos em datas comemorativas, a principal preocupação do consumidor consiste na entrega do produto. Será que meu pedido chegará a tempo de presentear quem amo? Vale a pena arriscar, já que o atraso pode comprometer a data de maneira definitiva? O receio se torna ainda maior quando o consumidor – ou alguém próximo – viveu uma experiência como essa. Por isso, os e-commerces devem estar atentos aos prazos estipulados e a possibilidade de cumprimento deles. Se necessário, aumente sua capacidade de atendimento no que diz respeito à entrega das mercadorias. Só não faça seu cliente passar pela experiência indesejável de não receber o produto no prazo estabelecido, pois dificilmente ele voltará a comprar em sua loja.

5 – Divulgue: quem não é visto não é lembrado

O Dia dos Pais é uma data importante para o comércio brasileiro. Apesar de não ser tão expressivo quanto o Natal e o Dia das Mães, por exemplo, apresenta um acréscimo nas vendas a cada ano. Somente as lojas virtuais tiveram um aumento de 25% nas vendas em 2015, de acordo com dados da E-bit. Investir na divulgação de seu e-commerce pode ser uma oportunidade. E não esqueça de considerar quais serão os meios para atingir o público que deseja. E-mail marketing e anúncios nas redes sociais podem ser algumas alternativas. Analise com sua equipe e trace a melhor estratégia para a captação dos potenciais clientes.

Não esqueça que uma boa experiência de compra é definitiva para conquistar mais clientes. E um cliente satisfeito é a melhor divulgação que sua marca pode ter no mercado.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Vendas on-line impulsionam os negócios em época de crise

Entenda como os recursos digitais conseguiram salvar as vendas Em tempos de crise, os consumidores...

Três dicas para evitar roubo de cargas

Saiba como minimizar riscos de assaltos a centros de distribuição e durante trajeto das entregas...