O cliente é peça fundamental em um negócio. É ele quem norteia as soluções/produtos que sua empresa oferece e que paga pelos serviços. Muitos autores, inclusive, o definem como a “razão de ser” das empresas. Neste mês, um dia é destinado exclusivamente para ele. Em 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente e sua empresa não pode deixar a data passar em branco.
O período consiste em uma ótima oportunidade para potencializar seu e-commerce e fidelizar clientes. Mas para registrar boas vendas é necessário traçar estratégias para atrair os consumidores. Por isso, separamos cinco dicas que podem ajudar o seu e-commerce a vender mais e valorizar a peça-chave do seu negócio: o cliente.
1 – OFEREÇA PROMOÇÕES
Disponibilize ao seu cliente descontos que sejam realmente atrativos e vantajosos. O Dia do Cliente é uma data explorada por diversos players do mercado e chama a atenção do consumidor. Para oferecer uma experiência de compra bem-sucedida, antes mesmo de lançar a promoção, verifique a sua capacidade de atender a demanda (tanto do ponto de vista de entrega quanto de estoque). Não esqueça que as promoções também podem ser ótimas aliadas para fidelizar clientes.
2 – VALORIZE O SEU CLIENTE FIEL
Seu e-commerce pode registrar uma infinidade de vendas, mas é essencial que você observe (antes mesmo da data) quais os clientes que, independentemente do período, são fiéis e sempre compram em sua loja. Para eles, destine uma atenção exclusiva. Podem ser oferecidos descontos diferenciados ou o envio de uma mensagem personalizada (via e-mail, SMS, WhatsApp e redes sociais). O objetivo é mostrar que seu e-commerce conhece o cliente e valoriza a sua fidelidade.
3 – DISPONIBILIZE AS INFORMAÇÕES DE MANEIRA INTUITIVA
Não faça o consumidor perder tempo procurando as promoções relacionadas ao Dia do Cliente. Centralize-as em uma única aba. Se houver um desconto aplicável a todos os produtos, disponibilize a informação de maneira destacada. Elimine também etapas do cadastro que não são úteis e otimize o processo de compra.
4 – FIQUE ATENTO AO ATENDIMENTO PRESTADO
Em datas sazonais como o Dia do Cliente, redobre a atenção. Esteja disponível para esclarecimentos sobre as promoções oferecidas e a disponibilidade dos produtos. Não esqueça que, devido ao aumento dos acessos e das compras, problemas no processo de cadastro ou na finalização das compras podem ser mais frequentes que o habitual.
5 – GARANTA UMA ENTREGA SEGURA E RÁPIDA
O Dia do Cliente pode ser uma oportunidade de fazer o consumidor conhecer melhor o seu e-commerce. Por isso, além de todo o auxílio no processo de efetivação da compra no site, não esqueça de oferecer uma entrega ágil e um valor de frete competitivo, que atraia o cliente. Garanta que o produto será entregue no prazo combinado e chegará em perfeitas condições na casa do consumidor. Atitudes como essas podem ajudar seu e-commerce a fidelizar clientes e se tornar ainda mais competitivo.