Este mês reserva um momento muito esperado por consumidores e e-commerces de todo o País: a Black Friday. Inclusive, já tratamos do tema em nosso blog, onde abordamos algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a se preparar para um dos períodos mais aguardados do ano pelo comércio eletrônico.
Mas, devido ao aumento significativo das vendas, podem surgir alguns problemas junto aos clientes. Por isso, no post de hoje, traremos os principais problemas enfrentados pelos consumidores nesse período. Fique atento e aproveite a oportunidade para atrair e fidelizar seus clientes.
Preços “maquiados”
O preço aplicado pelas lojas no período de Black Friday é alvo das principais reclamações por parte dos consumidores. Muitos clientes afirmam que o valor aplicado no período é bem acima do real, e o desconto acaba sendo irrisório ou, muitas vezes, inexistente. Já existem sites específicos que ajudam o cliente a monitorar os preços e validar os descontos. Portanto, fique atento e ofereça descontos que realmente sejam vantajosos aos consumidores. Caso contrário, a imagem do seu e-commerce ficará desgastada.
Valores divergentes
A loja anuncia a venda do produto e, no momento de gerar o boleto, o preço está diferente do anunciado. Esse problema é muito mais comum do que pode se imaginar. Além de trazer um desgaste na relação de seu e-commerce junto ao cliente, a divergência de valores pode espantar o consumidor, fazendo com que ele desista da compra. Por isso, redobre a atenção e planeje as ofertas de maneira que não haja nenhum tipo de erro na cobrança. Dessa forma, serão evitados transtornos e comprometimento da venda, além, é claro, de possíveis reclamações.
Entrega fora do prazo
Receber o produto no prazo é uma das principais preocupações dos consumidores que adquirem produtos no e-commerce no período da Black Friday. Por isso, sua loja deve estar atenta ao prazo acordado com o consumidor. Considere o aumento da demanda no período e estabeleça prazos passíveis de serem cumpridos. Caso o prazo não seja cumprido, é direito do cliente cobrar a entrega ou pedir seu dinheiro de volta. Para garantir a segurança da entrega e o cumprimento dos prazos, é essencial contar com um parceiro logístico confiável.
Plataforma de e-commerce indisponível
Com a elevação do número de acessos é normal o site e/ou plataforma de seu e-commerce ficar instável ou, até mesmo, indisponível. Por isso, prepare-se para o aumento do fluxo de visitantes e evite imprevistos. Lembre-se que ficando apenas alguns minutos fora do ar, o seu e-commerce já pode ter um prejuízo significativo e perder vendas importantes.
Produtos com defeito
Essa também é uma das principais queixas feitas pelos consumidores no período, que se dá por um fator determinante: falta de cuidado no manuseio do produto – seja pela loja ou pelo parceiro logístico. Não deixe que seu cliente tenha uma experiência ruim de compra, recebendo um produto danificado. Isso demonstra um descaso tanto com seu estoque quanto com seu consumidor.
Ofereça promoções, treine sua equipe de atendimento e reforce seu estoque. Não deixe de aproveitar a oportunidade que a Black Friday trará para o seu e-commerce aumentar as vendas e fidelizar clientes.
Com informações de: E-commerce Brasil e Exame