A logística é essencial para qualquer empresa. Pense na sua empresa como consumidora. Quando está na hora de adquirir materiais de expediente, por exemplo, o responsável realiza a compra e agenda a entrega. Se essa entrega não funciona, você – cliente – fica insatisfeito, frustrado e isso ainda pode comprometer o fluxo de atividades do ambiente corporativo.
Agora pense em você como fornecedor. Ao ter problemas com a logística, sua empresa poderá perder vendas, causar decepção e até perder os clientes, prejudicando a sua empresa e aqueles que antes eram seus clientes.
Por isso é fundamental estar atento aos sinais de que sua logística não vai bem para agir com pró-atividade e resolver os problemas antes que eles afetem os seus resultados.
Conheça os dois principais sinais de problemas logísticos
Para perceber os sinais de problemas logísticos, é importante estar sempre atento, em especial quando o serviço é prestado por uma empresa parceira. Ao perceber um aumento exponencial de reclamações de clientes e custos de operação, é preciso redobrar a atenção.
Seus clientes estão reclamando
É normal receber algumas reclamações de vez em quando. Porém, quando essas reclamações tornam-se constantes e se acentuam em quantidade e gravidade, é um claro sinal de que algo não vai bem. Nesse caso, o gestor deve averiguar como está sendo realizado o serviço de logística.
O parceiro logístico é a cara da empresa para o cliente final, por isso precisa estar alinhado com os valores e a postura da sua marca. Grande parte da experiência do seu cliente virá do serviço de entrega do seu produto.
Procure entender o motivo da insatisfação dos clientes e intervenha na maneira necessária para garantir a excelência no atendimento aos seus consumidores.
Seus custos estão aumentando
O gestor responsável pela logística da empresa precisa estar alinhado com a equipe financeira. Assim, será possível avaliar os custos e identificar quando há um aumento desproporcional nesse item. Visualizado esse problema, o passo seguinte é encontrar a causa desse aumento.
Avarias, roubos, ocorrências na entrega ou outros motivos podem estar afetando o orçamento do seu negócio. Um profissional atento e bem preparado busca antecipar as ocorrências e pensar nos processos da empresa como um todo, agindo de maneira pró-ativa para melhorar os resultados constantemente.
Problemas logísticos podem afetar os resultados da sua empresa. Uma experiência de compra desagradável é capaz de fazer com que você perca clientes. Estar sempre atento aos fatores logísticos que podem afetar seu negócio é de suma importância.
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