Logística Proativa: conheça os benefícios de antecipar ocorrências e pensar o processo como um todo

O mercado atual se depara com um novo cliente: exigente e que escolhe muito bem as empresas em que confia. Devido à extensa oferta de produtos e serviços de empresas com os mais diferenciados perfis, para conquistar esse consumidor, o fator mais importante é manter uma atuação impecável.

Nos moldes desse novo cliente, uma empresa precisa atender as demandas e necessidades mais básicas, estar sempre atenta e responder com agilidade à qualquer ocorrência. Por isso, para se manter atuantes, muitas empresas têm investido na atuação proativa.

Em seu conceito mais básico, a proatividade significa antever uma situação e resolvê-la antes mesmo que ela aconteça. Portanto, para ser proativa, uma empresa deve analisar seu processo e o trato com clientes e, a partir disso, conseguir encontrar um padrão, buscando precaver situações que poderiam se tornar um problema.

 

 

Conheça os benefícios da Logística Proativa

Logística Proativa: conheça os benefícios de antecipar ocorrências e pensar o processo como um todoPara a logística, a proatividade se apresenta, especialmente, como uma maneira de reduzir custos, melhorar a relação com o cliente e aumentar a satisfação do consumidor. No contexto da Logística Proativa, toda a operação do setor é pensada para antever oportunidades e minimizar problemas.

Redução de custos

Uma das vantagens da proatividade na logístia é a redução de custos em relação à entregas, reentregas e devoluções. Assim, em vez de apenas combinar com o cliente que o pacote será coletado em sua residência, o entregador pode entrar em contato e marcar um horário. Isso reduz as chances de o entregador encontrar uma casa vazia e perder a viagem, gastando combustível e tempo.

Melhora no relacionamento com o cliente

Usar o Atendimento ao Cliente de maneira estratégica é parte importante das táticas da Logística Proativa. É por meio do atendimento que se pode medir o nível de satisfação do cliente e, usando esse meio para entender as aflições do consumidor, a empresa pode usar a ferramenta de maneira mais espontânea para atender ao consumidor futuro.

Por exemplo, como é um processo longo e com várias etapas, podem acontecer problemas ou atrasos na logística. Por isso, caso algo fora do normal ocorra, a prática proativa fará com que a empresa informe o cliente da ocorrência, da resolução do problema e do novo prazo de entrega antes que ele note a falha.

Consequentemente, essa prática reduz as reclamações e melhora a satisfação geral dos clientes. Isso acontece porque, quando uma empresa resolve um problema antes que o cliente consiga exigir uma solução, a reação dele é de surpresa. Também mostrando que os processos da transportadora estão funcionando como deveriam.

Tudo isso se torna um diferencial para o seu negócio e uma prova de valor para o cliente, que tem suas urgências atendidas antes mesmo de expressá-las. Se você estiver buscando por uma transportadora que trata seu processo com proatividade e agilidade, conheça a Diálogo e peça um orçamento.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A logística como fator competitivo no e-commerce

Segundo pesquisa da Lett, “96% dos e-commerces no Brasil não oferecem uma boa experiência de...

Como reduzir custos logísticos em sua operação online

Quando se fala em redução de custos logísticos no e-commerce, precisamos interpretar como: benefícios para...

Para solicitações de Direitos previstos na Lei Geral de proteção a dados você deverá seguir o caminho clicando conforme o caminho a seguir:

Acessar o link abaixo:

Seus Direitos e Solicitações

Clicar em Registre seu relato

pagina_denuncias

Ler os termos de uso e clicar em Registre o seu relato

Preencher o campo como identificado

Em tipo de Relato selecionar Privacidade | Solicitação de Direitos

Descrever sua solicitação se identificando para que seu pedido possa ser atendido.