Entenda como a logística influencia a satisfação do cliente

A expectativa é um fator determinante para a satisfação do cliente. Se o serviço ou produto que você oferece for igual à expectativa, ele ficará satisfeito. Se estiver abaixo do que ele espera, provavelmente haverá frustração por parte dele. E, se o que você entrega superar todas as expectativas, ele ficará encantado.

Por si só, a satisfação pode garantir que o consumidor se tornará um cliente e estar atento a isso é muito importante. O nível de satisfação do cliente não é determinado por uma só compra e nem por um único atendimento, mas por um conjunto de ações e, especialmente, pela relação do cliente com a marca.

Quando o cliente se diz satisfeito com a sua empresa, a relação é muito mais ampla e profunda: envolve a excelência do seu atendimento, a qualidade do produto que você vende e, claro, todo o seu processo de logística

 

A entrega como um fator de satisfação do cliente


Em 2013, uma pesquisa realizada e divulgada pela USP trouxe um dado interessante sobre logística para lojas físicas e e-commerces: entre as avaliações positivas dos comércios, o fator satisfatório mais citado foi a entrega.

satisfacao do cliente dialogoPara os entrevistados, cumprir prazos e entregar corretamente os produtos foram os fatores determinantes em sua vontade de comprar da mesma loja novamente. Notou-se, também, que clientes mais envolvidos com a marca tendiam a valorizar mais os prazos, enquanto os menos envolvidos exigiam apenas que a entrega fosse feita sem avarias.

Em ambos os casos, a pesquisa mostrou que valorizar processos logísticos é um passo essencial para a satisfação do cliente. E, nesse sentido, podemos dizer que a entrega é uma arma poderosa e influente na maneira com que você atende o seu cliente.

Essa relação se torna muito mais determinante quando falamos em empresas que vendem seus produtos majoritariamente pela internet. Nesses casos, a expectativa do cliente é alta e a última coisa que ele espera é que seu pedido atrase ou que não seja bem cuidado durante o trajeto.

Portanto, valorize a área logística do seu comércio e pesquise muito bem a empresa que fará o transporte dos seus produtos. Escolher uma transportadora que valoriza a agilidade de entrega, o atendimento personalizado e o cuidado com a mercadoria é um importante diferencial para a satisfação do cliente.

A Diálogo Logística é especialista em entregas na região sul e conta com uma capilaridade de 98% do PIB da região. Quer fazer um orçamento? Entre com contato neste link.

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Vendas on-line impulsionam os negócios em época de crise

Entenda como os recursos digitais conseguiram salvar as vendas Em tempos de crise, os consumidores...

Três dicas para evitar roubo de cargas

Saiba como minimizar riscos de assaltos a centros de distribuição e durante trajeto das entregas...