Há diversos motivos que podem levar uma empresa ao processo de troca de transportadora: o alto custo, o atendimento ineficiente ou um serviço ruim. Muitas vezes, as empresas até permanecem com um serviço de logística de má qualidade por medo ou receio de fazer a troca e acabar criando um problema ainda maior.
A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) projeta um faturamento de R$ 79,9 bilhões para os e-commerces no Brasil, em 2019. Um crescimento de cerca de 17% em relação ao ano anterior.
Para acompanhar esse crescimento, as empresas de logística precisam estar preparadas e prestar um bom serviços aos clientes. Afinal, a satisfação e a experiência do usuário estão diretamente ligadas com o serviço de logística envolvido.
Segundo o Panorama Terceirização Logística no Brasil, realizado pelo ILOS, a má qualidade dos serviços é o principal motivo para a substituição de um prestador de serviço logístico, sendo relatada por 90% dos entrevistados.
A UPS, empresa global de logística, realizou um estudo em diversos países para avaliar o nível de satisfação dos usuários com a logística. O estudo revelou que 68% dos consumidores virtuais no Brasil desistiram de comprar devido à demora no prazo de entrega.
Esses dados expressam a importância de prestar um serviço de excelência que encante o seu cliente. Por isso, a troca de transportadora logística não pode deixar de ser feita por insegurança ou comodismo. Durante esse processo, sua empresa deve atentar-se para não gerar impactos negativos ao cliente.
Para ajudar nesse processo, preparamos esse artigo com orientações para realizar a substituição de transportadora logística sem dores de cabeça.
Dicas para um processo tranquilo
O processo de troca de transportadora começa como tudo na empresa: com planejamento.
Busque opções, avaliando os serviços com informações que você puder captar, como a lista de empresas com melhores índices no Reclame Aqui e indicações de empresas da mesma área que a sua. Liste algumas opções, pois é importante contar com mais de uma empresa, no caso de a primeira não ter condições de atendê-lo plenamente.
Analise os dados da sua empresa para saber qual o principal ponto fraco da sua transportadora atual. Assim, será mais fácil encontrar o novo parceiro. Escolhida a nova empresa, é hora de virar a chave e fazer a substituição.
Como esse processo envolve diversas áreas da empresa, reúna-se com as equipes para estruturar a mudança e antecipar possíveis percalços no processo.
Mantenha o contato direto com a equipe de logística, pois é ela que será capaz de observar os primeiros sinais de problemas e apontar para que você tome as medidas necessárias para não onerar os clientes. A substituição deve ser feita de forma gradativa, para que toda a empresa habitue-se com o novo parceiro logístico e você esteja seguro de que fez a melhor escolha, optando por uma transportadora que entrega o que você precisa.
Se, durante esse processo de transição, você perceber que a nova transportadora que escolheu não atende sua empresa satisfatoriamente, recomece o processo sem medo e escolha um novo parceiro. Por isso é fundamental realizar esse período de testes e não dispensar de antemão a transportadora anterior.
Busque fazer esses testes em períodos de menor movimento, pois qualquer problema pode ser potencializado em datas como Natal, Black Friday e Dia das Mães. Dessa forma, qualquer contratempo surgido fica mais fácil de ser contornado.
Pontos de atenção para uma escolha vantajosa
A busca por uma nova transportadora deve ser feita com muita atenção, pois o parceiro é responsável por representar sua marca diante do cliente final. Por isso, é preciso estar atento a três pontos cruciais:
- O ROI da transportadora logística, que é um dos principais pontos de atenção para as empresas. Ele é o indicador que mostra o quanto os custos com logística representam no seu negócio.
- A tecnologia pode fazer sua empresa estar um passo à frente das demais. Contar com um parceiro logístico que investe em tecnologia pode beneficiar ainda mais o seu negócio.
- O terceiro ponto é a expertise da empresa contratada. Muito mais do que entregar uma encomenda, é preciso buscar uma empresa que tenha experiência nos serviços e que possa oferecer muito mais que uma simples entrega: uma experiência positiva e encantadora para o seu cliente.
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