Processo de troca de transportadora: como passar por ele sem problemas

Há diversos motivos que podem levar uma empresa ao processo de troca de transportadora: o alto custo, o atendimento ineficiente ou um serviço ruim. Muitas vezes, as empresas até permanecem com um serviço de logística de má qualidade por medo ou receio de fazer a troca e acabar criando um problema ainda maior.

A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) projeta um faturamento de R$ 79,9 bilhões para os e-commerces no Brasil, em 2019. Um crescimento de cerca de 17% em relação ao ano anterior.

Para acompanhar esse crescimento, as empresas de logística precisam estar preparadas e prestar um bom serviços aos clientes. Afinal, a satisfação e a experiência do usuário estão diretamente ligadas com o serviço de logística envolvido.

Segundo o Panorama Terceirização Logística no Brasil, realizado pelo ILOS, a má qualidade dos serviços é o principal motivo para a substituição de um prestador de serviço logístico, sendo relatada por 90% dos entrevistados.

A UPS, empresa global de logística, realizou um estudo em diversos países para avaliar o nível de satisfação dos usuários com a logística. O estudo revelou que 68% dos consumidores virtuais no Brasil desistiram de comprar devido à demora no prazo de entrega.

Esses dados expressam a importância de prestar um serviço de excelência que encante o seu cliente. Por isso, a troca de transportadora logística não pode deixar de ser feita por insegurança ou comodismo. Durante esse processo, sua empresa deve atentar-se para não gerar impactos negativos ao cliente. 

Para ajudar nesse processo, preparamos esse artigo com orientações para realizar a substituição de transportadora logística sem dores de cabeça.

Dicas para um processo tranquilo

O processo de troca de transportadora começa como tudo na empresa: com planejamento.

Busque opções, avaliando os serviços com informações que você puder captar, como a lista de empresas com melhores índices no Reclame Aqui e indicações de empresas da mesma área que a sua. Liste algumas opções, pois é importante contar com mais de uma empresa, no caso de a primeira não ter condições de atendê-lo plenamente.

Analise os dados da sua empresa para saber qual o principal ponto fraco da sua transportadora atual. Assim, será mais fácil encontrar o novo parceiro. Escolhida a nova empresa, é hora de virar a chave e fazer a substituição.

Como esse processo envolve diversas áreas da empresa, reúna-se com as equipes para estruturar a mudança e antecipar possíveis percalços no processo.

Mantenha o contato direto com a equipe de logística, pois é ela que será capaz de observar os primeiros sinais de problemas e apontar para que você tome as medidas necessárias para não onerar os clientes. A substituição deve ser feita de forma gradativa, para que toda a empresa habitue-se com o novo parceiro logístico e você esteja seguro de que fez a melhor escolha, optando por uma transportadora que entrega o que você precisa.

Se, durante esse processo de transição, você perceber que a nova transportadora que escolheu não atende sua empresa satisfatoriamente, recomece o processo sem medo e escolha um novo parceiro. Por isso é fundamental realizar esse período de testes e não dispensar de antemão a transportadora anterior. 

Busque fazer esses testes em períodos de menor movimento, pois qualquer problema pode ser potencializado em datas como Natal, Black Friday e Dia das Mães. Dessa forma, qualquer contratempo surgido fica mais fácil de ser contornado.

Pontos de atenção para uma escolha vantajosa

A busca por uma nova transportadora deve ser feita com muita atenção, pois o parceiro é responsável por representar sua marca diante do cliente final. Por isso, é preciso estar atento a três pontos cruciais: 

  • O ROI da transportadora logística, que é um dos principais pontos de atenção para as empresas. Ele é o indicador que mostra o quanto os custos com logística representam no seu negócio. 
  • A tecnologia pode fazer sua empresa estar um passo à frente das demais. Contar com um parceiro logístico que investe em tecnologia pode beneficiar ainda mais o seu negócio.
  • O terceiro ponto é a expertise da empresa contratada. Muito mais do que entregar uma encomenda, é preciso buscar uma empresa que tenha experiência nos serviços e que possa oferecer muito mais que uma simples entrega: uma experiência positiva e encantadora para o seu cliente.

Quer contar com uma empresa que entrega isso tudo e muito mais, oferecendo 98% de sucesso nas entregas e a mais alta capilaridade na região sul do Brasil? Conheça os serviços da Diálogo Logística e saiba porque somos o seu parceiro logístico ideal.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A logística como fator competitivo no e-commerce

Segundo pesquisa da Lett, “96% dos e-commerces no Brasil não oferecem uma boa experiência de...

Como reduzir custos logísticos em sua operação online

Quando se fala em redução de custos logísticos no e-commerce, precisamos interpretar como: benefícios para...

Para solicitações de Direitos previstos na Lei Geral de proteção a dados você deverá seguir o caminho clicando conforme o caminho a seguir:

Acessar o link abaixo:

Seus Direitos e Solicitações

Clicar em Registre seu relato

pagina_denuncias

Ler os termos de uso e clicar em Registre o seu relato

Preencher o campo como identificado

Em tipo de Relato selecionar Privacidade | Solicitação de Direitos

Descrever sua solicitação se identificando para que seu pedido possa ser atendido.