Problemas logísticos que podem estar afetando sua empresa e você nem sabe

A logística é essencial para qualquer empresa. Pense na sua empresa como consumidora. Quando está na hora de adquirir materiais de expediente, por exemplo, o responsável realiza a compra e agenda a entrega. Se essa entrega não funciona, você – cliente – fica insatisfeito, frustrado e isso ainda pode comprometer o fluxo de atividades do ambiente corporativo.

 Agora pense em você como fornecedor. Ao ter problemas com a logística, sua empresa poderá perder vendas, causar decepção e até perder os clientes, prejudicando a sua empresa e aqueles que antes eram seus clientes.

 Por isso é fundamental estar atento aos sinais de que sua logística não vai bem para agir com pró-atividade e resolver os problemas antes que eles afetem os seus resultados.

Conheça os dois principais sinais de problemas logísticos

Para perceber os sinais de problemas logísticos, é importante estar sempre atento, em especial quando o serviço é prestado por uma empresa parceira. Ao perceber um aumento exponencial de reclamações de clientes e custos de operação, é preciso redobrar a atenção.

Seus clientes estão reclamando

É normal receber algumas reclamações de vez em quando. Porém, quando essas reclamações tornam-se constantes e se acentuam em quantidade e gravidade, é um claro sinal de que algo não vai bem. Nesse caso, o gestor deve averiguar como está sendo realizado o serviço de logística. 

O parceiro logístico é a cara da empresa para o cliente final, por isso precisa estar alinhado com os valores e a postura da sua marca. Grande parte da experiência do seu cliente virá do serviço de entrega do seu produto.

Procure entender o motivo da insatisfação dos clientes e intervenha na maneira necessária para garantir a excelência no atendimento aos seus consumidores.

Seus custos estão aumentando

O gestor responsável pela logística da empresa precisa estar alinhado com a equipe financeira. Assim, será possível avaliar os custos e identificar quando há um aumento desproporcional nesse item. Visualizado esse problema, o passo seguinte é encontrar a causa desse aumento.

Avarias, roubos, ocorrências na entrega ou outros motivos podem estar afetando o orçamento do seu negócio. Um profissional atento e bem preparado busca antecipar as ocorrências e pensar nos processos da empresa como um todo, agindo de maneira pró-ativa para melhorar os resultados constantemente.

Problemas logísticos podem afetar os resultados da sua empresa. Uma experiência de compra desagradável é capaz de fazer com que você perca clientes. Estar sempre atento aos fatores logísticos que podem afetar seu negócio é de suma importância.

Contar com um parceiro logístico de excelência, que oferece ampla capilaridade e é especialista no que faz pode ser o seu diferencial competitivo. Conheça agora mesmo os serviços da Diálogo Logística e confirme nosso favoritismo no setor.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
E-commerce ou Marketplace: Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

E-commerce ou marketplace: qual modelo de negócio é a melhor alternativa para o seu empreendimento? Leia nosso post e descubra!

Cross Docking: Entenda esse conceito e as 3 principais formas que ele é aplicado nas empresas

Neste post, explicaremos o significado do termo Cross Docking, bem como o modo que normalmente ele é empregado nos negócios. Acompanhe!