Natal para e-commerce: 5 estratégias para impulsionar suas vendas

A data mais promissora do ano para o comércio está chegando. O Natal para e-commerce sempre foi um momento de muita expectativa para o aumento das vendas e, por isso, é indispensável se preparar com antecedência para aproveitar todas as oportunidades.

Tratar o Natal como outra data sazonal qualquer pode ser um grande erro. O planejamento deve ser feito levando em consideração o aumento da demanda do mercado, ampliando os centros de atenção em todos os pontos de contato sem perder o foco na experiência do cliente.

Neste artigo, você vai conhecer quais áreas do seu e-commerce merecem mais atenção para dar suporte às vendas. Além disso, você terá dicas práticas para potencializar as suas estratégias e impulsionar as vendas no fim do ano. Confira!

Natal para e-commerce: como se preparar 

O fim do ano sempre reserva grandes expectativas de vendas para um e-commerce. Começando pela Black Friday e encerrando com o Natal, os apelos comerciais são intensos nesta época do ano e exigem preparo extra.

Antes de pensar nas campanhas de marketing é fundamental analisar a capacidade do site para o aumento de tráfego. Isso porque, se o seu e-commerce não contar com esse suporte, as chances de enfrentar lentidão e até mesmo queda do site são altas.

Com as configurações do site ajustadas, é hora de dar atenção ao estoque e à logística do seu e-commerce. Produto indisponível ou prazos de entrega muito longos afastam qualquer cliente. 

Por isso, entenda a margem necessária para a ampliação do seu estoque e busque transportadoras que ofereçam serviços flexíveis para aumentar a competitividade da sua loja.

Outro preparo que não pode faltar em um planejamento de natal para e-commerce é o atendimento. Mesmo que as vendas sejam feitas diretamente pelo site, é crucial ter uma equipe pronta para atender dúvidas, solicitações de troca e devolução

Ferramentas de comunicação como chat, Whatsapp, e-mail e o bom e velho SAC via telefone devem estar disponíveis para encurtar as etapas e tornar os processos de atendimento ágeis e eficazes.

5 estratégias para impulsionar as vendas no Natal 

A intenção de compra no período de Natal é alta. Ou seja, os consumidores estão dispostos a gastar mais. Porém, a competitividade também acompanha essa tendência, levando os comerciantes a inovar e buscar novos diferenciais para se destacar entre a concorrência.

Sendo assim, investir em estratégias que impulsionam as vendas e fortalecem a imagem do e-commerce faz a diferença não somente para vender mais no fim do ano, como também para atrair novos clientes que poderão gerar recorrência ao longo do tempo.

Veja a seguir 5 dicas práticas que vão guiar a estratégia de vendas do seu e-commerce para o Natal.

1 – Estabeleça uma identidade visual para a sua campanha

Desde o site, pop ups e banners de anúncios, ter uma identidade visual própria para a campanha de Natal reforçará a presença da sua marca na mente do seu público. 

Utilizar elementos de fácil associação que façam com que o seu e-commerce seja facilmente lembrado irá ajudar a criar uma unidade de marca mais potente e intensificar os materiais de divulgação.

2 – Ofereça pacotes especiais

Mapeie as categorias do seu e-commerce e cruze as possibilidades de elaborar kits ou pacotes de produtos relacionados. Se a sua loja vende artigos de presente, porque não montar um super kit especial com 4 produtos relacionados, surpreender o seu cliente e aumentar o ticket médio?

Nem sempre o cliente tem facilidade para preparar algo sem o auxílio de um vendedor e, com opções pré definidas, você pode encurtar a jornada de compra e, consequentemente, a taxa de conversão.

3 – Fique de olho no movimento do mercado

Como as projeções de vendas são determinadas no seu e-commerce? Para ter metas realistas e estar preparado para elas, é fundamental entender o movimento do mercado e quais são as expectativas do setor.

Segundo números da Ebit|Nielsen, as vendas em e-commerces no Brasil bateram recorde no primeiro semestre de 2021 e atingiram R$53 bilhões, representando um crescimento de 72%. 

É provável que o Natal para e-commerce acompanhe essa tendência de crescimento e registre novos marcos de venda. Por isso, busque descobrir como andam as curvas de crescimento do seu segmento e aplique na realidade da sua loja para não cair em nenhuma armadilha.

4 – Intensifique a presença nas redes sociais 

As redes sociais têm um peso importante nas campanhas sazonais. Elas podem ser utilizadas como uma vitrine para atrair novos clientes e ampliar os olhares para a marca nesse período de alta competitividade.

5 – Invista em anúncios patrocinados

Outra estratégia é investir em campanhas segmentadas para alcançar o público certo para cada promoção a partir de recursos como Instagram Ads, Google Ads e Facebook Ads. Assim, tanto o seu e-commerce como a sua marca ganham mais alcance e visibilidade, dando suporte para o aumento das vendas.

Não esqueça da logística!

A maioria das compras nesse período são para presentear pessoas queridas antes do dia 25/12. Isso requer um cálculo preciso para garantir que os pedidos chegarão ao destino dentro do prazo.

Por isso, entender os processos da sua operação e otimizar as etapas de entrega ajudarão a ter mais agilidade e controle em períodos de alta saída, como o que acontece no Natal.

Outro ponto de destaque é contar com uma transportadora parceira que atenda as necessidades do seu e-commerce. Opções que oferecem diferentes modalidades de entrega e facilidades de rastreio são ainda mais promissoras para impactar o cliente final.

A Diálogo Logística está pronta para auxiliar as entregas de Natal para e-commerce de diferentes regiões do país. Para conhecer mais sobre a empresa baixe o e-book:  Diálogo Logística como estamos inovando e crescendo

ebook Diálogo Logística Inteligente
ebook Diálogo Logística Inteligente

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Natal para e-commerce: 5 estratégias para impulsionar suas vendas

A data mais promissora do ano para o comércio está chegando. O Natal para e-commerce...

Política de frete: como planejar entregas, retornos e trocas

Bons relacionamentos geram confiança e, no mercado, confiança gera venda e recorrência. Uma boa política...