Inteligência Artificial na logística das empresas

A Inteligência Artificial (IA) é o futuro do mercado. O avanço da tecnologia fez com que as empresas buscassem ferramentas e tecnologias para otimizar o negócio. Hoje, o universo digital é responsável por determinar muitas escolhas e necessidades.

Empresas de todos os tamanhos podem – e devem – se beneficiar da tecnologia. A análise de dados realizada pela IA permite otimizar processos e reduzir custos. Dessa forma, as empresas podem direcionar seus investimentos para o core business, tornando ativos, infraestrutura e funcionários mais eficientes, pois algumas etapas do trabalho rotineiro são substituídas pela IA.

A logística é uma das áreas que vem se beneficiando com a  IA. Os algoritmos podem ser personalizados e adequados para cada empresa com o objetivo de atender as diferentes necessidades.

É possível avaliar, por exemplo, a necessidade de realizar manutenções e observar o que está sendo gasto acima do previsto, tornando operações mais caras.

Investir em Inteligência Artificial está deixando de ser um diferencial e se tornando uma necessidade básica para as empresas que pretendem se manter competitivas no mercado. Lojas virtuais que mantém estoque podem utilizar a IA a seu favor na organização e análise das mercadorias. Com uma programação que informe quantidade e sazonalidade de produtos vendidos, é possível prever a necessidade de compras com maior precisão, o que evita desperdício e estoque parado.

Essa implantação já vem acontecendo e gradativamente deve dominar o mercado. Isso torna o trabalho logístico mais significativo e aumenta seu valor agregado, uma vez que, com o mesmo investimento ou pouco mais, é possível oferecer muito mais aos clientes.

Não é necessário um alto investimento para implantar Inteligência Artificial nas empresas. Se considerarmos o retorno com a tecnologia e a economia nos demais processos, o investimento pode chegar a zero. Por isso, avalie as necessidades da sua empresa e considere implantar IA.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
E-commerce ou Marketplace: Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

E-commerce ou marketplace: qual modelo de negócio é a melhor alternativa para o seu empreendimento? Leia nosso post e descubra!

Cross Docking: Entenda esse conceito e as 3 principais formas que ele é aplicado nas empresas

Neste post, explicaremos o significado do termo Cross Docking, bem como o modo que normalmente ele é empregado nos negócios. Acompanhe!