E-commerce deve crescer 15% em 2017: como participar dessa oportunidade

As vendas do e-commerce mostram um grande potencial de crescimento. Mesmo com a recessão em diferentes áreas, o setor segue com boa expectativa de faturamento: espera-se que o aumento das vendas neste ano chegue a 15%.

Mas a sua loja on-line está preparada para aproveitar essa oportunidade? Observar o comportamento dos consumidores pode ser uma ótima alternativa para traçar estratégias eficientes e alcançar bons resultados.

 

Informações sobre o comportamento de consumo

A última pesquisa WebShoppers, promovida pela Ebit, mostra algumas características das compras feitas pela internet. Livros e eletrodomésticos encabeçam a lista dos mais vendidos em volume e faturamento, respectivamente. Sobre o perfil do consumidor on-line, o estudo mostra outros dados relevantes: 51,6% dos consumidores são do sexo feminino e 35% dos entrevistados têm entre 35 e 49 anos. A região Sudeste continua sendo a principal compradora: 60% das vendas registradas são destinadas à região.

Um indicativo interessante mostrado pela pesquisa foi o meio utilizado para realização das compras: 21,5% das transações foram realizadas via dispositivos móveis. Outra tendência revelada foi o aumento nas compras à vista: 42% dos consumidores preferem adquirir os produtos sem parcelar, devido aos incentivos e descontos proporcionados pelas lojas.

 

Como é o seu negócio?

Seu e-commerce vende produtos diversificados, destinados a diferentes tipos de consumidores? Ou apresenta um público-alvo definido (tanto em gênero quanto em faixa etária)? Identifique se há algo que pode ser potencializado para fidelizar os clientes e melhorar a experiência de compra deles. Quando o público é muito genérico, você pode estudar alternativas mais abrangentes (como descontos e taxas de entrega reduzidas). Quando o perfil de consumidor é mais específico, tente explorar a exclusividade dos produtos ofertados e faça com que seu e-commerce se diferencie entre os demais do mesmo segmento.

 

Atente-se para a saúde financeira do seu e-commerce

Para aproveitar as oportunidades e potencializar as vendas do seu e-commerce, certifique-se de que as finanças de sua empresa vão bem. Sabe-se que para oferecer promoções competitivas e ofertar uma grande variedade de produtos, é necessário investir. Mas não faça investimentos precipitados apostando tudo no incremento que está previsto para o setor. Certifique-se dos reflexos – tanto positivos quanto negativos – de suas decisões.

 

Perceba qual o meio utilizado para efetuar a compra

Os dispositivos móveis já se destacam entre os meios utilizados para efetuar compras. Que tal diferenciar-se ainda mais e oferecer um aplicativo exclusivo de sua loja? Se for viável (financeiramente) para sua empresa, considere a possibilidade.

 

Fique atento ao parceiro logístico

Não esqueça que a entrega é essencial para consolidar o sucesso da compra. Por isso, escolha um parceiro logístico que ofereça atendimento diferenciado e agilidade na entrega. Esse pode ser um ótimo caminho para fidelizar os clientes.

 

Condições diferenciadas de pagamento

Incentive os clientes que efetuam o pagamento à vista. Mas não esqueça de oferecer condições de pagamento atrativas também aos que compram a prazo. Taxas diferenciadas e descontos vantajosos podem fazer o seu e-commerce atrair ainda mais clientes e alcançar bons resultados neste ano.

 

Datas que ainda estão por vir

Apesar de já estarmos próximos ao final do ano, duas das principais datas para o e-commerce brasileiro ainda estão por vir: Black Friday e Natal. Que tal aproveitá-las? Ofereça promoções, reforce seu estoque e organize a dinâmica de entregas. Caso sua empresa já tenha registrado boas vendas, é a hora de ampliá-las ainda mais. Se os números de seu e-commerce não foram favoráveis até então, esse pode ser o momento de recuperá-los.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A logística como fator competitivo no e-commerce

Segundo pesquisa da Lett, “96% dos e-commerces no Brasil não oferecem uma boa experiência de...

Como reduzir custos logísticos em sua operação online

Quando se fala em redução de custos logísticos no e-commerce, precisamos interpretar como: benefícios para...

Para solicitações de Direitos previstos na Lei Geral de proteção a dados você deverá seguir o caminho clicando conforme o caminho a seguir:

Acessar o link abaixo:

Seus Direitos e Solicitações

Clicar em Registre seu relato

pagina_denuncias

Ler os termos de uso e clicar em Registre o seu relato

Preencher o campo como identificado

Em tipo de Relato selecionar Privacidade | Solicitação de Direitos

Descrever sua solicitação se identificando para que seu pedido possa ser atendido.