As vendas do e-commerce mostram um grande potencial de crescimento. Mesmo com a recessão em diferentes áreas, o setor segue com boa expectativa de faturamento: espera-se que o aumento das vendas neste ano chegue a 15%.
Mas a sua loja on-line está preparada para aproveitar essa oportunidade? Observar o comportamento dos consumidores pode ser uma ótima alternativa para traçar estratégias eficientes e alcançar bons resultados.
Informações sobre o comportamento de consumo
A última pesquisa WebShoppers, promovida pela Ebit, mostra algumas características das compras feitas pela internet. Livros e eletrodomésticos encabeçam a lista dos mais vendidos em volume e faturamento, respectivamente. Sobre o perfil do consumidor on-line, o estudo mostra outros dados relevantes: 51,6% dos consumidores são do sexo feminino e 35% dos entrevistados têm entre 35 e 49 anos. A região Sudeste continua sendo a principal compradora: 60% das vendas registradas são destinadas à região.
Um indicativo interessante mostrado pela pesquisa foi o meio utilizado para realização das compras: 21,5% das transações foram realizadas via dispositivos móveis. Outra tendência revelada foi o aumento nas compras à vista: 42% dos consumidores preferem adquirir os produtos sem parcelar, devido aos incentivos e descontos proporcionados pelas lojas.
Como é o seu negócio?
Seu e-commerce vende produtos diversificados, destinados a diferentes tipos de consumidores? Ou apresenta um público-alvo definido (tanto em gênero quanto em faixa etária)? Identifique se há algo que pode ser potencializado para fidelizar os clientes e melhorar a experiência de compra deles. Quando o público é muito genérico, você pode estudar alternativas mais abrangentes (como descontos e taxas de entrega reduzidas). Quando o perfil de consumidor é mais específico, tente explorar a exclusividade dos produtos ofertados e faça com que seu e-commerce se diferencie entre os demais do mesmo segmento.
Atente-se para a saúde financeira do seu e-commerce
Para aproveitar as oportunidades e potencializar as vendas do seu e-commerce, certifique-se de que as finanças de sua empresa vão bem. Sabe-se que para oferecer promoções competitivas e ofertar uma grande variedade de produtos, é necessário investir. Mas não faça investimentos precipitados apostando tudo no incremento que está previsto para o setor. Certifique-se dos reflexos – tanto positivos quanto negativos – de suas decisões.
Perceba qual o meio utilizado para efetuar a compra
Os dispositivos móveis já se destacam entre os meios utilizados para efetuar compras. Que tal diferenciar-se ainda mais e oferecer um aplicativo exclusivo de sua loja? Se for viável (financeiramente) para sua empresa, considere a possibilidade.
Fique atento ao parceiro logístico
Não esqueça que a entrega é essencial para consolidar o sucesso da compra. Por isso, escolha um parceiro logístico que ofereça atendimento diferenciado e agilidade na entrega. Esse pode ser um ótimo caminho para fidelizar os clientes.
Condições diferenciadas de pagamento
Incentive os clientes que efetuam o pagamento à vista. Mas não esqueça de oferecer condições de pagamento atrativas também aos que compram a prazo. Taxas diferenciadas e descontos vantajosos podem fazer o seu e-commerce atrair ainda mais clientes e alcançar bons resultados neste ano.
Datas que ainda estão por vir
Apesar de já estarmos próximos ao final do ano, duas das principais datas para o e-commerce brasileiro ainda estão por vir: Black Friday e Natal. Que tal aproveitá-las? Ofereça promoções, reforce seu estoque e organize a dinâmica de entregas. Caso sua empresa já tenha registrado boas vendas, é a hora de ampliá-las ainda mais. Se os números de seu e-commerce não foram favoráveis até então, esse pode ser o momento de recuperá-los.